Uma pergunta comum que ouço frequentemente é "Quanto custa abrir um salão?" Muitos donos de salões lutam para lidar com a quantia certa quando planeiam o seu novo negócio. A verdade é que não há uma única resposta a esta pergunta. Como qualquer negócio, terá de fazer um pouco de trabalho de casa para calcular os seus custos de arranque. Não se preocupe - nós podemos ajudar.
O custo de abrir um salão varia dependendo do seu plano de negócios e dos seus objectivos. Quanto custa a abertura de um pequeno salão? Menos do que um grande. Quanto custa abrir um salão de cabeleireiro? Menos do que um salão pequeno. Está a ter a ideia? Está bem. Vamos dar uma olhada mais atenta.
Planeia montar um salão de beleza e spa de luxo com o equipamento mais recente, ou o salão que pretende é um salão de cabeleireiro local em menor escala? O tipo de salão e o seu plano de negócios terão impacto no seu custo médio ao planear as suas despesas de arranque. Outras coisas a considerar são o pessoal, a localização física dos seus salões e o seu plano de publicidade/ marketing nessas primeiras semanas cruciais. Tudo isto o ajudará a fazer crescer o seu negócio. Também o ajudarão a construir um orçamento sólido e a ter uma ideia do custo para começar.
O Que Irá Aprender
Neste artigo, analisaremos os custos básicos para abrir um salão, bem como a forma como esses custos podem mudar, com base nas necessidades do seu negócio.
Saltar Para a Secção Que Lhe Agrada
- Quanto Custa a Abertura de um Salão?
- Coisas a Considerar Antes de Planear o Seu Novo Salão
- O Investimento: Custos Únicos de Abertura de um Salão
- Os Custos Operacionais de Gerir um Salão
- Conclusão
Quanto Custa a Abertura de um Salão?
Em primeiro lugar, terá de decidir se quer comprar um salão existente e torná-lo seu, ou construir o seu próprio salão de cabeleireiro a partir do chão. Se decidiu comprar um salão já existente, deverá planear gastar entre $40.000 e $250.000. Portanto, terá de ter algum dinheiro reservado para isto.
Se, contudo, quiser construir o seu próprio salão, este montante pode aumentar para qualquer lugar entre $100.000 e $500.000, dependendo do seu plano de negócios e das suas necessidades.
Para aqueles de nós que querem abrir um salão com um orçamento limitado, comprar um salão existente pode ser uma óptima maneira de entrar rapidamente no negócio. Embora o salão venha provavelmente com equipamento, fornecimentos e pessoal (poderá não precisar de contratar ninguém novo), é provável que queira fazer algumas alterações para o tornar seu. Estas irão inevitavelmente aumentar o custo que poderá querer fazer um ajuste actualizado do salão, mudar a marca com novo marketing, mudar a decoração ou simplesmente alugar algum equipamento novo se as coisas parecerem um pouco datadas. A remodelação pode custar pelo menos $32.000 em média.
Lembre-se que o preço do salão vai depender muito do local, em que condição está o imóvel, e do equipamento que o acompanha. Antes de se comprometer com um local, é uma boa ideia fazer alguma pesquisa e certificar-se de que está a comprar um negócio que é realmente rentável.
E que tal começar um salão a partir do zero? Isto vai quase de certeza custar mais. Os empresários terão de considerar tudo desde o local do salão, decoração, as despesas de compra ou aluguer de novo equipamento de salão, necessidades de pessoal, bem como quaisquer licenças locais, seguros ou zoneamento para o seu novo espaço comercial.
Coisas a Considerar Antes de Planear o Seu Novo Salão
Gostaria de Alugar ou Possuir um Salão?
Quando se trata de despesas de salão, este é um grande salão. Embora possa ser bastante caro comprar directamente o seu próprio edifício de salão, mesmo com uma hipoteca (mais uma vez isto varia muito, dependendo da localização e do tamanho do negócio), o aluguer também pode somar-se rapidamente ao longo do tempo.
Faça os seus trabalhos de casa e veja quais são os preços médios de aluguer para as empresas da sua área. Assegure-se de pôr de lado um pagamento se pretende ser proprietário de um salão. De qualquer forma, inclua sempre a hipoteca ou o aluguer no seu orçamento de despesas por mês.
Que Tipo de Salão Gostaria de Abrir?
Quer criar um salão de cabeleireiro moderno e moderno no bairro mais movimentado, ou um estabelecimento acolhedor e pequeno? Isto terá impacto nos seus custos.
Antes de premir o gatilho em qualquer local de salão, pense cuidadosamente na sua clientela, imagem de marca e estratégia de marketing. Poderá descobrir que uma opção menos dispendiosa é na realidade uma melhor adequação para o seu pequeno negócio.
Já Tem Uma Base de Clientes?
Se tiver, vai querer certificar-se de que pode mantê-los felizes no seu novo salão de cabeleireiro. Se não o fizer, então é melhor ter um plano de marketing pronto para ter alguns clientes o mais depressa possível.
Dependendo de quanto tempo quer investir no marketing dos serviços do seu salão, pode esperar pagar qualquer coisa desde quase grátis (utilizando modelos online gratuitos para um website de salão, publicando em redes sociais e utilizando marketing por email), até ao custo mais elevado de investir em serviços de marketing profissional por mais de $4000 em média.
Depende realmente de si.
Deseja Construir o Seu Próprio Salão, Inscrever-se num Franchise de Salão ou Comprar um Salão já Existente?
Mais uma vez, esta é uma questão de preferência pessoal. Embora possa ser caro (o preço de aderir a uma franquia de salão nos Estados Unidos pode variar de apenas $82.000 a mais de $1.000.000), aderir a uma franquia de salão de cabeleireiro vem com muitos benefícios.
Pode ajudá-lo a maximizar a sua base de clientes ligando o seu negócio de salões com uma marca pré-existente e de confiança, fornecer-lhe um plano de negócios e visão para começar, bem como apoio contínuo para a localização do seu salão e materiais de formação para o pessoal.
Por outro lado, comprar um negócio de salão já existente permite-lhe fazer o seu próprio negócio sem o incómodo da supervisão empresarial, e construir o seu próprio salão de cabeleireiro a partir do zero dá-lhe a máxima autonomia criativa.
Isto significa que pode determinar a sua decoração, layout, equipamento, pessoal, e personalizar os serviços que irá oferecer.
Que Orçamento Está a Considerar Para a Abertura do Seu Salão?
Não importa exactamente qual é o seu orçamento - o que importa é que tenha um elaborado. Veja o custo médio de arranque de cada uma destas opções, e depois tenha em conta as despesas adicionais para pôr a sua pequena empresa a funcionar (terá de pensar em fornecimentos, software de salão, impostos, seguros, salários, etc.).
O Investimento: Custos Únicos de Abertura de um Salão
Em qualquer indústria, terá de dividir os custos do seu negócio em duas categorias básicas: Despesas únicas e despesas recorrentes.
Muitos custos de arranque de salões de cabeleireiro cairão na primeira categoria. Naturalmente, a quantia de dinheiro que terá de gastar em coisas como equipamento novo, mobiliário, honorários legais ou um ajuste de salão será muito superior às suas despesas mensais médias de salão.
É por isso que cada novo dono de salão precisa de ter um plano de negócios e um orçamento, antes do tempo.
Para começar, pense em "necessidades" versus "desejos", especialmente se estiver a financiar este arranque usando crédito ou um empréstimo.
Há algumas coisas de que não poderá prescindir (tais como licenças e ajuda legal), algumas coisas que atrairão novos clientes (pense em boa publicidade, equipamento e uma boa decoração), e depois alguns itens que poderá querer poupar para comprar mais tarde (precisa realmente daquele sofá de couro vintage para a sua área de espera?).
-
Certificado (se necessário)
Se estiver a trabalhar nos EUA, as leis e os custos irão variar consoante o estado. O mesmo é válido para a maioria dos países. Certifique-se de que todos os seus estilistas (e você mesmo, se estiver a ajudar) têm uma licença de cosmetologia válida para o estado ou província onde está a trabalhar.
Os seus estilistas ou profissionais de beleza também precisarão de uma licença para quaisquer serviços especializados que prestem, tais como cuidados com as unhas, depilação, etc.). Não só esta é a lei, como o seguro também a exige.
-
Depósito de Renda de Salão
Isto incluirá o custo do seu aluguer mensal, juntamente com quaisquer outros custos relacionados, que podem variar dependendo de factores tais como localização ou o que está incluído nos custos de aluguer do salão de cabeleireiro (por exemplo, na Califórnia um senhorio pode cobrar legalmente três vezes o custo de um mês de aluguer adiantado numa propriedade mobilada).
-
Taxas Legais
Mesmo que faça a maior parte da sua própria papelada, espere ver algumas taxas legais.
Estes podem incluir a consulta de um advogado para o ajudar a comprar um imóvel, ter alguém a rever as "letras miúdas" do novo contrato de arrendamento dos seus salões, ou pesquisar as licenças comerciais e cada licença comercial que necessitará. Poderá ter de pagar cerca de 200 dólares por hora por isto.
-
Compra de Novo Equipamento
Isto pode ser uma grande despesa na indústria da beleza, mas também uma despesa divertida. Embora um novo conjunto completo de equipamento de salão de cabeleireiro possa custar cerca de $27.000, estes custos iniciais podem variar em função das suas necessidades e dos serviços que irá oferecer aos clientes.
Embora possa ser tentador poupar dinheiro comprando ou mantendo equipamento mais antigo, lembre-se que também é mais provável que precise de manutenção regular, e pode não atrair clientes tão facilmente se parecer datado. Se optar por investir em equipamento totalmente novo, poderá não ter de pagar todo o custo adiantado.
Muitas empresas da indústria da beleza oferecem opções de crédito ou leasing.
-
Lavabos e Cadeiras
No seu nível mais básico, qualquer salão de cabeleireiro precisará destes. Os custos de instalação de uma cadeira de salão variam, mas pode esperar pagar entre $200 e mais de $1000 por uma cadeira de topo de gama. Quanto aos lavabos, uma boa estratégia é ter cerca de uma lavagem nas costas para cada três cadeiras. Desta forma, não arriscará longos tempos de espera nem terá desperdiçado espaço. A instalação de uma bacia barata custa apenas algumas centenas de dólares, mas não se esqueça dos custos relacionados com a canalização e instalação.
-
Instalação No Salão
Dependendo dos seus planos para o seu negócio de salão de cabeleireiro, poderá querer ir com um ajuste completo do salão.
Os donos de salões escolhem frequentemente esta opção quando querem personalizar o seu pequeno negócio e criar um aspecto totalmente novo ou fresco. Quanto dinheiro vai custar o ajuste do seu salão de cabeleireiro depende muito da metragem quadrada do seu salão, qual o serviço (se houver) que usa para ajudar na decoração, etc., e exactamente o que precisa de ser feito ao espaço.
-
Sinalética
Isto inclui o logótipo do seu salão, juntamente com as suas informações comerciais. Já tem um logótipo de salão de cabeleireiro, ou vai desenhar um? Se contratar um designer gráfico profissional, este aumentará o custo, mas também o ajudará a alcançar um resultado com aspecto profissional.
Um sinal como este pode custar várias centenas de dólares, ao passo que pode obter um muito mais barato se fizer compras cuidadosamente. Verifique os anúncios locais e os websites para quaisquer promoções.
-
Sítio Web
Um bom website de salão de cabeleireiro é necessário para anunciar o seu negócio, especialmente quando se está a abrir um salão pela primeira vez. Desta forma, os potenciais clientes podem inscrever-se e pode assegurar aqueles primeiros encontros que são muito importantes. Pode fazer um sozinho (ou com o seu pessoal) utilizando modelos on-line gratuitos, ou pode contratar um profissional para o ajudar.
Isto pode custar entre $300 a $700 para criar o site básico.
-
O Stock Inicial
O seu novo salão de cabeleireiro precisará de produtos retalhistas e profissionais suficientes para realizar os seus objectivos iniciais de vendas mensais e oferecer um excelente serviço aos seus novos clientes. Assegure-se de que dispõe de inventário suficiente para as suas necessidades mensais, reordenando apenas quando chegar a um determinado ponto (o software do salão pode ajudá-lo a acompanhar os níveis de inventário e a fazer estas encomendas).
Embora o seu estoque total possa custar até $20.000 (se precisar de coisas como varetas permanentes, esmaltes de unhas e produtos químicos para o estilo, também), quanto dinheiro precisará para gastar em material de inventário e stock de retalho dependerá realmente do tamanho do seu salão e do que pensa que os seus clientes precisarão.
-
Despesas Diversas
Todos os salões de cabeleireiro precisam de pensar sobre isto, não importa o tamanho do negócio ou quantos empregados tenham. Não é diferente para uma pequena empresa. Por vezes, o inesperado apenas acontece. Tente manter pelo menos 500 dólares em dinheiro à parte "só por precaução".
Os Custos Operacionais de Gerir um Salão
Ao abrir o seu novo salão, pode ser fácil ficar preso aos custos maiores necessários para pôr as coisas a funcionar. Dito isto, não se esqueça que todos os salões de sucesso também terão despesas associadas a operações regulares.
Vamos analisar mais de perto alguns dos custos mensais (ou anuais) que se pode esperar ver como proprietário de um salão. Desta forma, poderá planear o seu orçamento e fazer face a quaisquer despesas de cabeça erguida.
-
Salários do Pessoal
Os salários e ordenados mensais dos empregados são frequentemente um dos custos mais elevados relacionados com os negócios do salão. O estilista qualificado médio ganha quase 30.000 dólares anuais nos EUA. Adicione os custos de recepcionistas, limpadores, e qualquer outro pessoal ao seu orçamento.
-
Impostos Sobre os Salários
Terá de reservar dinheiro todos os meses para os impostos. Estes impostos têm frequentemente de ser pagos todos os trimestres, por isso, vai querer manter-se informado.
O montante varia para diferentes pequenas empresas, por isso não se esqueça de consultar os seus empregados e um contabilista.
-
Aluguer
Quanto precisará para orçamentar o aluguer (ou a sua hipoteca) dependerá muito da localização do seu salão de cabeleireiro, bem como do tamanho e das comodidades disponíveis no seu espaço.
Os salões podem ser bem sucedidos em muitos tamanhos e bairros, por isso certifique-se de fazer alguma pesquisa antes de abrir o seu negócio - talvez consiga encontrar uma grande propriedade com uma sólida base de clientes num local inesperado.
-
Licenças e Permissões
Os custos das licenças de negócio nem sempre são um evento pontual. Os salões mudam ou actualizam frequentemente os serviços, contratam um novo funcionário ou decidem enviar o pessoal existente para formação. Isto significa solicitar ou renovar as licenças e licenças existentes. As taxas de renovação variam por região, mas podem ser facilmente encontradas no sítio web do seu estado ou do seu conselho de licenciamento.
-
Formação
Oferecer aos seus estilistas oportunidades de desenvolvimento profissional e formação é uma óptima forma de actualizar os serviços do seu salão e reter empregados. Os salões que desafiam o seu pessoal e os encorajam a aperfeiçoar as suas competências têm mais probabilidades de se saírem bem.
Certifique-se de que trabalha com cada funcionário para determinar os seus objectivos de carreira, pesquise cuidadosamente estas oportunidades, e pense nelas como um investimento.
-
Software de Salão e Sistema POS
Este software irá ajudá-lo a definir compromissos, acompanhar reservas, monitorizar inventários e suprimentos, acompanhar o desempenho do pessoal por mês e muito mais. Um sistema de ponto de venda facilitará o seguimento e processamento de transacções, poupando-lhe tempo e dinheiro.
O custo destes sistemas varia consoante as necessidades do seu salão, mas deverá incluir nos seus cálculos o custo de quaisquer computadores, impressoras, tablets ou hardware de vendas. Isto pode variar entre $500 e mais de $2000.
-
Utilitários
Alguns contratos de arrendamento podem incluir utilitários, mas na maioria dos casos, terá de cobrir o custo da sua própria água, electricidade, calor e internet.
Em média, uma conta de electricidade para um salão pode custar cerca de $150 por mês, e é provável que a água custe entre cerca de $45 a mais de $150 para os salões maiores.
O custo dos serviços públicos pode ser mais ou menos, dependendo das políticas da sua região.
-
Fornecimentos
Se tudo correr bem, terá de reordenar regularmente o seu inventário de produtos profissionais e de retalho do seu salão. Tente evitar o excesso de encomendas, a fim de poupar dinheiro, espaço e evitar desperdícios.
Precisará de descobrir qual é a sua média de vendas e utilização em cada mês, e fazer encomendas antes que as coisas fiquem demasiado baixas. O software de salão pode ajudar muito com isto.
-
Seguros
Ter seguro é um dos mais importantes requisitos de salão de cabeleireiro para abrir e gerir o seu negócio. Em média, espere gastar entre $300 e $700 por ano com seguros.
Se oferecer serviços cosméticos adicionais, ou investir num plano de seguro de saúde para os seus empregados, isto pode aumentar ainda mais.
-
Financiamento Para um Salão
Algumas pessoas perguntam como abrir um salão sem dinheiro. Embora isso não seja estritamente possível, é possível financiar a maior parte do custo. Se contraiu um empréstimo ou qualquer financiamento para cobrir o custo de iniciar o seu negócio, terá de incluir os pagamentos mensais no seu orçamento global.
Os pagamentos tardios podem custar-lhe muitos juros e prejudicar a sua classificação de crédito, por isso certifique-se de que trata do seu financiamento a tempo.
-
Aluguer de Equipamento de Salão
Um bom equipamento é um dos requisitos para abrir um salão. De facto, instalações actualizadas (assim como a contratação de óptimos funcionários com excelentes capacidades de serviço ao cliente) podem ser uma das suas melhores formas de publicidade - a palavra "publicidade" será divulgada. Se decidir arrendar equipamento, o seu pagamento mensal será baseado nos termos do seu contrato e na quantidade de equipamento de que necessita.
-
Taxas Bancárias e de Processamento de Cartões de Crédito
Podem variar de cerca de 1,5% a 2,7% em média, mas algumas empresas podem cobrar uma taxa mais alta ou mais baixa. Faça os seus trabalhos de casa antes de se inscrever num serviço específico e certifique-se de que está a pagar o melhor preço possível.
-
Tarifas de Mercado
Pode esperar pagá-las pela utilização de diferentes plataformas online para promover ou vender os seus serviços, ou para efectuar determinadas transacções (por exemplo, se vender os produtos do seu salão num website separado). Faça compras e esteja atento a estas, para que não tenha quaisquer surpresas.
-
Marketing
Isto pode ser feito de forma muito barata ou muito cara, dependendo do seu plano. As redes sociais, o marketing por e-mail e o website do seu salão são todas formas baratas de promover o seu negócio. Grandes campanhas publicitárias profissionais podem custar mais de 4.000 dólares.
-
Manutenção e Reparação
Alguma manutenção pode ser coberta pelo seu contrato de aluguer ou aluguer do seu equipamento, mas provavelmente terá de pagar do bolso por outras reparações. Reserve cerca de $500 por mês para isto.
Orçamento Tampão
Isto irá cobrir quaisquer emergências ou insuficiências com que se depare. É melhor estar preparado e ter um pouco de dinheiro extra no seu orçamento mensal. Uma boa regra é planear um orçamento extra de 500 dólares, mas pode querer reservar mais para um salão maior.
-
Taxa de Contabilidade
Se não fizer a sua própria contabilidade, precisará de um contabilista. Mesmo que o faça, é uma boa "apólice de seguro" para contratar um para verificar tudo antes de apresentar os seus impostos. Nos EUA, os contabilistas ajuramentados cobram normalmente entre $140 e mais de $400, dependendo dos serviços de que necessita.
Veja o nosso post sobre as Ideias de Abertura do Grande Salão.
Conclusão
Cada área tem requisitos diferentes para abrir um salão de cabeleireiro, e estes terão impacto no custo. Devido a isto, é importante aprender o máximo possível antes, e ter a sua "lista de verificação de abertura de salão" feita e pronta a ser utilizada.
Então, quanto custa abrir um salão de cabeleireiro? Depende do salão. Um salão maior num local urbano custará mais do que um pequeno salão de bairro. Pergunte-se que tipo de salão pretende abrir, e isto ajudá-lo-á a definir o orçamento perfeito.