Lista de Controlo de Abertura de Salão de Cabeleireiro Em 2025

Quando se está a iniciar um negócio de salão, é necessário fazer muita pesquisa e planear as coisas passo a passo, e é por isso que criámos a nossa lista de verificação de abertura de salão para o ajudar.

O Que Vai Aprender

Vamos rever os passos que terá de dar para fazer do seu novo processo de abertura de salão de cabeleireiro um sucesso, incluindo as bases de planeamento da sua instalação, preparando o seu espaço de salão, e tomando conta da papelada necessária para iniciar o seu negócio.

Salta para a Secção Que Gostas

  1. Escolha um Modelo de Negócio
  2. Preparar um Plano de Negócios de Salão de Cabeleireiro
  3. Esboce o Seu Orçamento
  4. Encontre o Local Perfeito
  5. Decidir Sobre o Nome
  6. Trabalhe a Sua Identidade Visual
  7. Arranje o Seu Espaço
  8. Encontre e Contrate a Sua Equipa de Sonho
  9. Adquirir o Equipamento
  10. Registe a Sua Empresa
  11. Garantir Que Possui as Licenças e Autorizações Necessárias
  12. Criar um Menu de Preços
  13. Escolha a Sua Barra Traseira e Produtos de Retalho
  14. Configure o Seu Website, Perfis de Meios de Comunicação Social, Email
  15. Obtenha o Software Certo Para Salões de Cabeleireiro
  16. Faça um Seguro
  17. Modelo de Lista de Controlo de Abertura de Salão de Cabeleireiro
  18. Conclusão

Escolha um Modelo de Negócio

 

Terá de decidir se quer ou não que o seu novo salão faça parte de uma franquia. Se aderir a uma franquia existente, obterá alguns benefícios, tais como reconhecimento da marca (especialmente se for uma empresa bem conhecida), assistência publicitária, e ajuda no arranque.

Há também inconvenientes a ter em conta, incluindo menos independência (terá de seguir as suas políticas e procedimentos), taxas de franquia e menos privacidade financeira.

A outra escolha que terá de fazer é pagar os seus estilistas com base em comissões ou oferecer alugueres de stands para estilistas independentes (também é livre de utilizar uma mistura de ambos os modelos, se isso lhe convier).

Preparar um Plano de Negócios de Salão de Cabeleireiro

 

Isto será necessário para que qualquer potencial investidor comece a avaliar os custos e benefícios do financiamento do seu empreendimento de salão. Um plano de negócios de salão de cabeleireiro ajuda-o a assegurar este financiamento e mantém-no organizado ao longo de todo o processo. Fornece o foco e a "visão" para o ajudar a ter sucesso.

Deve incluir um plano de marketing, uma análise da sua concorrência e uma repartição do seu mercado-alvo. Deve também explicar a sua estrutura de gestão e os tipos de produtos e serviços que irá oferecer a cada cliente.

Esboce o Seu Orçamento

 

Quanto custa abrir um salão de cabeleireiro, e de onde virão os seus lucros mensais?

Estabeleça um orçamento que inclua uma conta das suas despesas de arranque, bem como os seus custos mensais de funcionamento e os seus lucros previstos. Tenha uma lista separada de despesas de salão de cabeleireiro para custos de arranque e despesas mensais e recorrentes.

Estes montantes podem variar muito, dependendo do tamanho do seu salão, localização e base de clientes.

Encontre o Local Perfeito

 

Deve considerar os serviços do seu salão de cabeleireiro, a disposição e o espaço que necessitará (por exemplo, gerirá um grande salão ou alugará uma suite), bem como a sua futura clientela quando procurar um local.

Decidir Sobre o Nome

 

O nome de um salão de cabeleireiro representa os seus valores, a imagem de marca e os clientes que o visitam. Leve o seu tempo, peça conselhos, e evite tudo o que esteja demasiado próximo de outros salões na sua área.

Trabalhe a Sua Identidade Visual

 

A sua lista de início de negócio deve sempre incluir o seu futuro logótipo de salão de cabeleireiro, a paleta de cores que irá usar e algumas frases ou palavras-chave sobre o seu estilo geral.

Todas as coisas num salão de cabeleireiro devem ficar bem juntas, para além de serem funcionais. Ter uma ideia clara do seu estilo visual e da imagem do seu negócio facilitará também a comercialização dos serviços do seu salão de cabeleireiro.

Arranje o Seu Espaço

 

Por falar em inspiração, a menos que esteja a comprar uma loja existente e a manter tudo na mesma, terá de decidir como a adaptar.

Quer que seja acolhedora e confortável ou elegante e moderna? Vai fazer o trabalho por si próprio e poupar algum dinheiro ou utilizar um serviço de design?

Encontre e Contrate a Sua Equipa de Sonho

 

Desde estilistas a recepcionistas e limpadores, saiba do que vai precisar e certifique-se de que se adaptam à marca e aos valores do seu salão.

Dica profissional: Pode conseguir muito com a formação cruzada

Adquirir o Equipamento

 

De que artigos precisa para abrir um negócio de salão de cabeleireiro?

Faça uma lista de tudo, desde mobiliário a artigos de bar atrás. Há algumas coisas básicas como áreas de estilo e lava-loiças de costas. Depois disso, torna-se mais pessoal.

O que eu preciso para abrir um salão é diferente do que você precisa, por isso decida os serviços e quaisquer especializações em que se vai concentrar primeiro. Isto tem um grande efeito sobre o equipamento necessário para iniciar um negócio de salão de beleza.

Registe o seu negócio

 

Os requisitos para a abertura de salões de cabeleireiro incluem geralmente o registo e ser licenciado ou pelo seu estado, província ou governo local.

É um dos requisitos legais para abrir um salão de cabeleireiro, por isso lembre-se de verificar os postos na página web do seu estado ou cidade para orientação.

Garantir Que Possui as Licenças e Autorizações Necessárias

 

Precisa de uma licença comercial para abrir um salão de cabeleireiro? Na maioria dos países, a resposta é sim.

Depois, precisa de uma licença para ser proprietário de um salão de cabeleireiro? Normalmente, a resposta continua a ser sim.

Cada "abrir uma lista de verificação de um salão de cabeleireiro" deve incluir a arrumação da sua papelada. As companhias de seguros exigir-lhe-ão que também tenha isto. Verifique as leis locais sobre isto.

Criar um Menu de Preços

 

Comece por calcular o valor de cada serviço, a despesa, e o seu público alvo. Depois, decida sobre uma estratégia de preços.

Escolha a Sua Barra Traseira e Produtos de Retalho

 

Estes são os produtos utilizados em cada consulta - deverá criar uma lista de verificação separada para estes e para o seu inventário de venda a retalho (idealmente, desejará mantê-los separados para futuras encomendas e acompanhamento).

Configure o seu Website, Perfis de Meios de Comunicação Social, Email

 

No negócio da beleza moderna (quer seja proprietário, estilista ou outro profissional de estética), a Internet é uma das melhores formas de chegar aos clientes.

Vai querer criar o site, o seu endereço de correio electrónico, página de facebook, etc. e publicar frequentemente. Se gerir bem a sua presença digital e encorajar os clientes a partilhar os seus posts e a juntar-se à sua lista de emails de salão, esta pode ser uma fonte valiosa de publicidade gratuita para si.

Dica profissional: Um endereço de website também torna a reserva online muito mais fácil. Assegure-se de criar um website de salão de cabeleireiro, antes de abrir o seu salão pela primeira vez.

Obtenha o Software Certo Para Salões de Cabeleireiro

 

O ajudá-lo-á a gerir o seu negócio, fazer reservas, localizar e encomendar stock, e praticamente tudo o resto. O software para salões de cabeleireiro é imprescindível se quiser poupar tempo e concentrar-se no panorama geral.

O software de gestão de salão Zolmi & aplicação móvel é um dos melhores softwares com uma vasta gama de características para facilitar a gestão do seu salão em movimento.

Faça um Seguro

 

Por vezes é exigido por lei, mas geralmente uma boa ideia para manter o seu negócio seguro. Lembre-se de fazer alguma pesquisa e ver que tipos de seguro o seu estado/cidade requer.

Lista de controlo de abertura de salao de cabeleireiro
Lista de Controlo de Abertura de Salão de Cabeleireiro

Modelo de Lista de Controlo de Abertura de Salão de Cabeleireiro

 

Para o ajudar a começar, criámos uma útil lista de verificação para a abertura de um salão. Sinta-se à vontade para acrescentar a esta lista conforme necessário.

Passo 1: Planeamento e Papelada

  • Escolha o seu nome de salão
  • Elaborar um plano de negócios e orçamento
  • Logotipo do salão e imagem de marca
  • Precisa de uma licença comercial para um salão? Descubra!
  • Obtenha a sua identificação fiscal estatal para o seu negócio
  • Registe-se como empregador
  • Escolha o local certo
  • Verifique as leis de zoneamento na sua área
  • Comprar um website e um nome de domínio
  • Criar a conta bancária da sua empresa

Passo 2: Desenhar Tudo

  • Verificar os códigos municipais e as regras de construção
  • Confirme o layout do seu salão
  • Faça a sua pesquisa, depois contrate empreiteiros (electricistas, canalizadores, etc.)
  • Solicitar licenças de construção
  • Obter a sua licença comercial

Passo 3: Preparar as Coisas

  • Organize o seu financiamento, se necessário
  • Comprar seguro comercial
  • Criar utilitários, telefone e internet
  • Encontrar uma empresa de processamento de cartões de crédito/ pagamentos
  • Comprar software para salão
  • Comprar computadores, impressoras, etc.
  • Encontrar um fornecedor para artigos de barras traseiras
  • Preparar a sinalização
  • Imprimir cartões de visita

Passo 4: Comprar Ferramentas e Equipamento

Tente fazer isto pelo menos 2-3 meses antes da sua abertura, para dar a todos muito tempo.

Estações de Estilismo:

  • Cada estação principal
  • Estação portátil
  • Porta-ferramentas
  • Carrinhos e bandejas

Cadeiras de Estilismo:

  • Cadeiras (reclináveis ou não)
  • Banco de corte para estilistas
  • Tapete de cadeira

Estações de Champô:

  • Tigelas/ lavatórios de champô
  • Unidades de retrolavagem
  • Cadeiras basculantes
  • Armários de armazenamento
  • Armadilhas para lavatórios

Barra de cores:

  • Armazenamento e expositores

Secadores e Processamento:

  • Secadores de parede
  • Blowdryers
  • Secador de caixas e rodas/estaleiro
  • Cadeiras de estação de secagem
  • Processadores de cor
  • Ferros planos
  • Vaporizadores

Recepção/ Área de convidados:

  • Recepção
  • Lugares de hóspedes
  • Expositores de produtos de retalho
  • Refrigerador de água/máquina de café
  • Artigos de decoração para lobby
  • Caixa registadora
  • Sistema POS
  • Processamento de pagamentos e impressão de recibos

Sala dos Fundos:

  • Kits de primeiros socorros
  • Extintores de incêndio
  • Decoração de sala de descanso
  • Lugares do pessoal
  • Microondas
  • Áreas de armazenamento e prateleiras

Ferramentas e Acessórios:

  • Toalhas
  • Carrinhos e bandejas de serviço público
  • Sanitizantes
  • Vácuo
  • Vassouras e artigos de limpeza
  • Iluminação extra
  • Bancos elevatórios para crianças
  • Eliminação do lixo

Itens especiais (se se especializar em depilação, curtimento ou outros serviços estéticos, adicione-os à lista)

Alguns exemplos incluem:

  • Cadeiras de pedicura, bancos, carrinhos e ferramentas
  • Cadeiras e polidores de manicura
  • Cadeiras de barbeiro e aquecedores de toalhas para barbear a quente
  • Máquinas faciais, vaporizadores e cadeiras de massagem
  • Camas de bronzeamento
  • Ferramentas de depilação, mesas e aquecedores de cera

Passo 5: Contratação e Formação

  • Escreva as suas declarações e valores de missão/visão
  • Fazer uma lista de necessidades e posições de contratação
  • Escreva o seu plano de formação
  • Colocar vagas de emprego online (e nos jornais)
  • Entrevista e aluguer
  • Comprar fardas e pacotes de boas-vindas
  • Escreva a sua lista de controlo diário de abertura e encerramento do salão
  • Programar a formação

Passo 6: Instalações e Inspecções de Acabamento

  • Entrega de livros de artigos
  • Programação de canalizações e instalações eléctricas
  • Instalar móveis e utensílios
  • Marque a sua inspecção

Passo 7: Anunciar e Alcançar

  • Faça o seu plano e estratégia de marketing
  • Termine o seu website e lance-o
  • Fazer-lhe contas no Facebook e Instagram
  • Juntar-se a associações comerciais e começar a trabalhar em rede
  • Colocar anúncios no papel ou na rádio
  • Faça os seus panfletos e afixe-os
  • Deixe os seus cartões com empresas locais
  • Planeie eventos especiais para a sua primeira semana

Passo 8: Está Quase Pronto!

  • Enviar convites para o grande dia
  • Teste as suas ligações eléctricas, telefónicas e de Internet
  • Limpar, depois limpar de novo
  • Produtos de venda a retalho
  • Defina o seu horário de trabalho
  • Colocar flutuador em registo
  • Montar caixotes do lixo
  • Armazenar as casas de banho
  • Artigos de sala de descanso (máquina de café, refrigerador de água, frigorífico)
  • Material de limpeza e lavandaria
  • Estacionário, canetas e lápis
  • Pendure qualquer arte
  • Oradores e sistema de música
  • Decorações para o grande dia

Passo 9: O seu primeiro dia

  • Limpar novamente e verificar tudo duas vezes
  • Parabéns, conseguiste!!!!

Para mais ideias, veja este artigo em Ideias de Nome de Salão de Cabeleireiro.

Conclusão

 

Há muitas coisas em que pensar ao iniciar um novo negócio. Ter alguma estrutura no local desde o início tornará tudo mais suave.

A sua lista de abertura de salão é como um roteiro para o sucesso: irá mantê-lo no caminho certo e ajudá-lo-á a lembrar-se do que fazer ao longo do caminho. Depois, pode concentrar-se em desfrutar do processo.

Rating: 4.8 of 5 - 4 votes