Como Escrever um Plano De Negócios da Barbearia em 2025?

Ter um plano de negócios detalhado e profissional de barbearia é importante para qualquer pessoa que comece na indústria da barbearia, e também lhe dá um roteiro para o seu negócio em crescimento.

O Que Vai Aprender

Vamos dar uma vista de olhos aos princípios básicos da pesquisa e criação do seu plano de negócios de barbearia, mais algumas informações úteis e um modelo gratuito para o ajudar a começar.

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  1. O que é um Plano de Negócios Barbearia?
  2. Porque é que a Sua Barbearia Precisa de um plano de Negócios?
  3. Elemento Chave de um bom Plano de Negócios de uma Barbearia
  4. Modelo de Plano de Negócios da Barbearia
  5. Conclusão

O que é um Plano de Negócios Barbearia?

 

Cada negócio é diferente, e muitos dos elementos do seu próprio plano de negócios serão informados pelo seu mercado-alvo, localização e serviços que oferece (ou que planeia expandir para).

Um plano de negócios é um documento vivo que pode ajustar ou actualizar conforme necessário. Incluirá informação sobre os detalhes financeiros, de marketing e de gestão da barbearia.

Isto incluirá os seus custos de arranque (se estiver a planear abrir uma nova loja), mais estudos de mercado, a sua declaração de missão (mais sobre isto mais tarde) e a sua estratégia para o sucesso.

Incluirá também um resumo executivo no início, detalhes sobre o seu mercado alvo e plano de marketing, mais uma descrição dos seus produtos e serviços.

A maioria dos planos inclui também informação sobre formação e apoio à sua equipa, mais a sua estrutura de gestão.

A fim de escrever um plano para o seu negócio, terá de realizar estudos de mercado, decidir sobre uma visão a longo prazo para o crescimento futuro, escrever um orçamento modelo e estabelecer objectivos claros e exequíveis. Poderá também querer incluir documentos de apoio, tais como uma declaração de rendimentos.

A equipa de gestão e os proprietários podem utilizar o plano de negócios como um roteiro para garantir que a barbearia está a atingir estes objectivos, bem como tomar decisões informadas e baseadas em dados sobre pessoal, publicidade ou mesmo compra de equipamento.

Porque é que a Sua Barbearia Precisa de um plano de Negócios?

 

Isto não se limita à indústria de cabeleireiros. Planos de Negócio são documentos que ajudarão qualquer empresa a ser (e a permanecer) bem sucedida.

Pode usar o seu como um guia quando estiver a tomar novas decisões comerciais, como quais os serviços a promover, como comercializar a sua barbearia, e até que formação oferecer aos membros do pessoal.

Se espera assegurar financiamento ou atrair investidores, é essencial que tenha um plano de negócios sólido pronto a mostrar-lhes - isto ajuda-os a ver o "grande quadro" da sua visão, bem como os detalhes práticos.

Pode fornecer informações precisas sobre os seus potenciais clientes, estratégia de promoção, receitas e orçamento. Pode também identificar quaisquer potenciais obstáculos no início do processo de arranque e ter algumas ideias de quem será o concorrente da sua barbearia.

Além disso, a visão e as declarações de missão, bem como os objectivos que estabeleceu, facilitarão a realização de reuniões de pessoal eficazes e manterão todos motivados e concentrados em atingir os seus objectivos.

É uma forma de se manter à frente dos seus concorrentes e criar melhores estratégias que se adaptem a uma indústria dinâmica e às necessidades em mudança dos clientes e dos membros do pessoal.

Elemento Chave de um bom Plano de Negócios de uma Barbearia

 

Cada plano de negócios é tão único como a barbearia que representa, por isso não se preocupe se tudo isto parecer um pouco intimidante para tentar criar o plano de negócios perfeito no início. Todos os bons planos têm algumas coisas em comum.

Começam com uma visão geral do negócio, descrevendo os seus clientes alvo e os seus serviços. Depois, incluem informação relacionada com as receitas, tais como um orçamento, vendas projectadas e pontos de equilíbrio.

Também delineará o seu plano de marketing para expandir ou desenvolver o número de clientes, potenciais despesas e o seu plano financeiro como um todo.

Os planos de negócios para uma nova barbearia irão também detalhar os custos de arranque e o seu plano para obter financiamento, enquanto que um plano para uma barbearia existente irá mostrar às pessoas como o seu negócio se encontra financeiramente, incluindo documentos de apoio como uma declaração de fluxo de caixa e projecções de receitas.

Vamos dar uma vista de olhos mais atenta:

Como Começar com o Plano de Negócios da Sua Barbearia?

O plano de negócios da sua barbearia ajudará em cada passo do caminho, quer esteja a tentar atrair novos investidores, a ajustar a sua estratégia de preços ou a decidir sobre equipamento ou contratação e formação de pessoal.

Desagrega as finanças do negócio e os objectivos a longo prazo, tornando mais fácil manter-se concentrado no quadro geral e planear o sucesso.

Algumas coisas a ter em mente são:

  • Reunir Informação: Dar uma vista de olhos a outras barbearias e empresas locais próximas, pesquisar equipamento e serviços, compreender as novas tendências e identificar o seu mercado-alvo.
  • Compreender os Bloqueios de Estradas: Faça uma tempestade de ideias e liste tudo o que possa afectar o fluxo de caixa do seu negócio, os custos de arranque ou a linha temporal. Terá de os planear no seu orçamento.
  • Estabeleça Objectivos Claros e Quantitativos: Conduza uma análise de mercado e calcule os pontos de equilíbrio para todos os seus produtos e serviços. Depois, estabeleça objectivos claros e realistas para cada um deles.

    Quando souber estas coisas, poderá usar o software de gestão de barbearia para acompanhar o desempenho da sua equipa e certificar-se de que está a cumprir os objectivos.

  • O Que o Torna Especial: O que distingue o seu negócio de barbearia da concorrência? Se oferecer algo que outros na área não oferecem (talvez tenha walk-ins ou pessoal especializado no cuidado da barba), então crie um plano para comercializar isto.
  • Use um Modelo Gratuito para Poupar Tempo: Se tiver dificuldades em escrever a sua análise competitiva ou descrição de negócio de barbearia, existem modelos de exemplo disponíveis online e podem poupar-lhe muito tempo, pode usar um e apenas ajustar os detalhes conforme necessário para se adequar à sua marca e ideias.
  • Consulte um Profissional: Quer esteja a criar um plano de negócio de barbearia móvel ou um para uma cadeia grande e multi-local, é importante fazê-lo parecer o mais profissional possível.

Considere contratar um consultor ou mesmo um consultor de negócios para verificar os detalhes financeiros, estratégia de marketing ou mesmo ajudá-lo a criar o resumo executivo. Isto é especialmente importante se estiver a planear apresentar isto aos investidores mais tarde.

Aqui estão algumas das coisas que um plano de negócios de uma barbearia deve incluir:

Página de Rosto

Esta será a sua primeira impressão, por isso certifique-se de que tem um aspecto profissional. Será vista por investidores, pessoal de gestão e praticamente por qualquer pessoa com interesse na sua empresa. Deveria ter sido:

  • O Seu Nome Comercial de Barbearia (e logótipo, se aplicável)
  • As Suas Informações de Contacto Profissional

Tabela de Conteúdos

Os planos de negócios devem ser organizados e fáceis de navegar. Um índice claro é essencial para isso. Dividir e rotular claramente cada secção para que seja fácil encontrar informação.

Para saber mais sobre software de salão consulte o nosso website de software de barbearia.

Sumário Executivo

O seu resumo executivo deve ser claro e conciso - precisa de ser fácil de compreender, informativo e dar aos leitores uma primeira impressão forte. Inclua o seguinte:

  • A sua declaração de missão (brevemente os objectivos do seu negócio e os seus planos para os atingir)
  • A sua Declaração de Visão (Quais são os seus planos a longo prazo para o futuro da sua barbearia?)
  • A sua visão geral do negócio (Qual é o conceito da sua loja? É uma instalação moderna e divertida num centro comercial local, num barbeiro turco especializado ou num estabelecimento tradicional? Explique e faça um breve resumo)
  • Os seus factores-chave para o sucesso (O que é que o seu negócio precisa para começar com um pé forte e continuar por este caminho?)

Descrição do Negócio

Dê uma visão geral da sua barbearia e dos serviços que oferece, incluindo

  • A(s) sua(s) localização(ões)
  • Serviços que oferece (e quaisquer outros que gostaria de incluir num futuro próximo)
  • Informação sobre o seu pessoal (Quantos barbeiros, gestores e pessoal de apoio tem ou vai precisar)
  • Um resumo dos seus concorrentes e da pesquisa de mercado que realizou (Não se esqueça de identificar tudo o que o diferencia e explicar como o vai utilizar para atrair clientes)

Mercado Alvo

Descreva a sua clientela alvo e a razão pela qual os escolheu. Algumas coisas a considerar são:

  • Os serviços demográficos e de especialidade irão atrair
  • De onde vem a sua base de clientes (são eles estudantes ou trabalhadores em edifícios próximos, por exemplo?)
  • Porque é que os visa (isto pode afectar futuras formações, produtos, compras de equipamento e decoração)
  • O que pensa que o seu cliente médio quer ou precisa (e como o planeia fornecer)
  • Qualquer coisa que o torne único entre outros negócios na sua área

Talvez queira realizar uma análise SWOT para a sua barbearia (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para o ajudar a compreender todas estas coisas em mais pormenor.

Análise Competitiva

Compreender o mercado e o que se pode fazer para ter sucesso.

  • Quem são os seus concorrentes?
  • Onde estão eles, em relação a si (e estão perto de quaisquer estradas principais ou linhas de trânsito)?
  • Que tipos de serviços prestam ambos? Há muitas sobreposições?
  • Em caso afirmativo, o que o torna especial?
  • Estarão a competir pelos mesmos clientes?
  • Qual é a diferença entre os vossos preços e porquê?
  • Como planeiam atrair clientes e fidelizar os clientes?
Elementos chave de um plano de negócios de uma barbearia
Elementos Chave de um Plano de Negócios de uma Barbearia

Plano de Gestão

O seu plano de gestão da sua barbearia explicará como funciona o negócio. Isto inclui coisas como:

    A sua estrutura de gestão (Pode ser simples para pequenos estabelecimentos ou mais detalhada para os maiores) A sua Estratégia de Gestão (Objectivos a atingir, objectivos a longo prazo e projecções financeiras - incluindo o que vai fazer para que isso aconteça) As suas necessidades de pessoal ao nível da gestão (Quantos funcionários de alto nível, tais como gestores ou contabilistas, etc. e as suas funções - mais uma vez, isto pode ser muito mais simples para as pequenas empresas)

Os Seus Produtos e Serviços

Isto dará aos investidores e profissionais financeiros uma ideia dos rendimentos da sua loja, potenciais despesas e lucros, e também o ajudará a identificar futuros bloqueios de estradas ou potenciais áreas de oportunidade. Explique:

  • Os produtos que o seu pessoal irá utilizar para serviços
  • Todos os produtos a retalho que planeia vender
  • Os serviços que presta

Seja o mais detalhado possível, explicando os seus preços, os custos associados a cada item da lista, o tempo que levarão (se for um serviço) e os lucros que obterá. Se já está no negócio, pode também incluir detalhes sobre a popularidade de cada um deles.

O seu Plano de Marketing

Como chegará a novos clientes e fará crescer o seu negócio? Que métodos de publicidade irá utilizar? Quais são os custos associados a cada um deles?

Pode dar um esboço básico aqui, mas não se esqueça de fazer os seus trabalhos de casa e estar pronto para pôr este plano em acção.

Vai querer incluir:

  • O Plano de Marketing da sua barbearia (O que fará para chegar às pessoas)
  • Planos de vendas e promoções existentes ou potenciais (Como irá aumentar a procura e manter os clientes fiéis satisfeitos)
  • Os seus métodos de publicidade (Isto não significa apenas publicidade paga, deve também incluir a sua estratégia de comunicação social e marketing em linha barato ou gratuito)
  • A história e reputação da sua marca (Especialmente se já está no negócio)

O seu Plano de Vendas

Certifique-se de que isto inclui tanto os seus produtos de retalho como os serviços que oferece. Identifique e explique:

  • Como irá comercializar cada um deles
  • Porque apelarão aos clientes, e os seus benefícios
  • Quais são os seus objectivos de vendas
  • O que espera que os seus rendimentos sejam provenientes destes produtos e serviços
  • Quanto estima o custo das coisas, incluindo qualquer formação especializada ou equipamento de que necessitará

O Seu Plano Financeiro

Para uma nova barbearia, isto incluirá custos de arranque e a rapidez com que pretende tornar-se rentável, mas as empresas existentes devem incluir despesas e fundos necessários para quaisquer melhorias, tais como renovações, equipamento ou nova formação, bem como projecções de lucros.

Os documentos a preparar incluem:

  • As suas demonstrações financeiras (incluindo uma declaração de rendimentos, se possível)
  • Quaisquer hipóteses (tais como despesas potenciais e dinheiro necessário para cobrir os custos)
  • Projecções dos seus lucros e perdas
  • O seu ponto de equilíbrio
  • O balanço da barbearia (por vezes referido como um "valor contabilístico" e explica o valor real do seu negócio e dos seus activos)

Quaisquer Empréstimos ou Dívidas Existentes

Uma das minhas melhores dicas ao prepará-lo é ter um profissional a analisá-lo ou assisti-lo durante o processo. Eles podem ajudar a garantir que tudo é exacto e fornecer qualquer conselho que possa precisar.

Plano Operacional

Explique como será gerida a sua barbearia, incluindo

  • A sua localização principal (pode ser apenas uma loja, ou pode ser um escritório principal para uma cadeia multi-local)
  • A sua estrutura de gestão (incluindo uma breve visão geral da divisão de responsabilidades nos níveis superiores da sua equipa de gestão)

Informação Adicional

Pode incluir aqui qualquer outra informação que os investidores ou gestores possam necessitar, incluindo

  • Documentos adicionais
  • Políticas importantes
  • Demonstrações financeiras

Quaisquer documentos (como um balanço, por exemplo) que precise de referir no seu plano de negócios, podem ser anexados aqui.

Modelo de Plano de Negócios da Barbearia

 

Fizemos o nosso melhor para o ajudar, incluindo um modelo gratuito de plano de negócios de barbearia pdf que pode utilizar e ajustar conforme necessário para criar o seu próprio modelo.

Conclusão

 

Abrir uma nova barbearia ou cultivar uma já existente leva muito tempo, energia e know-how, mas ter o plano de negócios certo no lugar torna tudo mais fácil.

Tal como ter o pessoal e equipamento certos, o seu plano de negócios de barbearia torna mais fácil para um proprietário ou gerente manter tudo no bom caminho, identificar potenciais problemas ou oportunidades para a empresa e tomar decisões informadas.

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