Como Gerir uma Barbearia?

Se estás a pensar como gerir uma barbearia, não estás sozinho. Uma barbearia de sucesso precisa de um gerente com competências empresariais, que compreenda as necessidades tanto do pessoal como dos clientes.

O Que irá Aprender

Vamos verificar o básico da descrição de funções de um gerente de barbearia, e depois analisar em profundidade as estratégias que o podem ajudar a levar a gestão no seu negócio de barbearia para o nível seguinte.

Saltar para a Secção Que lhe Agrada

  1. O que é a Gestão de Barbearias?
  2. Como Melhorar a Eficiência da Gestão da Barbearia?
  3. Conclusão

O que é a Gestão de Barbearias?

 

Deixe-me começar por dizer que enquanto um gerente de uma barbearia supervisiona as operações diárias na empresa, eles fazem muito mais do que apenas isto.

Dependendo do local, o trabalho do gerente pode ou não estar virado para o cliente. Alguns gestores chegam mesmo a duplicar como barbeiros ou recepcionistas em estabelecimentos mais pequenos.

Grande parte do papel do gestor envolve assegurar que os clientes estão satisfeitos, que o pessoal tem tudo o que precisa para fazer o seu trabalho, e que o negócio continua a prestar um excelente serviço.

Normalmente, passam tempo a pesquisar novas tendências da indústria, a comunicar com os vendedores, e a encomendar novas ferramentas e equipamento de barbearia.

Um gestor é também responsável por manter a equipa actualizada, liderando reuniões regulares e brainstorming de novas ideias. Também ajudam os empregados a crescer nas suas carreiras, encontrando oportunidades de formação e fornecendo coaching e mentoria.

Finalmente, não nos esqueçamos de realizar estudos de mercado, criar horários diários, tratar de reclamações, e manter um olho nas finanças para garantir que a barbearia seja rentável.

Em suma, o trabalho de um gerente é complexo e gratificante.

Como Melhorar a Eficiência da Gestão da Barbearia?

 

Então, o que separa um gerente de um grande gerente?

Na maioria das vezes, é a dedicação da pessoa aos clientes e ao pessoal da empresa. Eles trabalham arduamente, compreendem que os pormenores são importantes, e dão o exemplo ao seu pessoal.

Vamos analisar mais de perto algumas das suas estratégias.

1. Contratar e Formar o Pessoal Certo

Gerir uma barbearia é algo que não se pode fazer bem, a menos que se tenha uma grande equipa atrás de si. Isto significa contratar barbeiros e pessoal de apoio com as competências certas, mas também encontrar pessoas que trabalhem bem em conjunto e partilhem a visão do negócio.

Um bom líder constrói confiança ao deixar o pessoal expandir as suas competências profissionais e delegar-lhes tarefas.

Uma vez formado o seu pessoal, mostre a sua confiança neles, deixando que assumam novos empregos ou tarefas. Um negócio de barbearia é um lugar movimentado, e não será capaz de fazer tudo sozinho, afinal de contas - evite a armadilha de tentar microgerir.

Finalmente, não se limite a formar o seu pessoal naquilo que quer que ele faça - dê o exemplo, prestando-lhe um excelente serviço, seguindo as suas próprias regras, e mantendo as linhas de comunicação abertas com reuniões regulares.

2. Conheça o Seu Cliente Alvo

Compreender o seu público-alvo é a chave do sucesso para qualquer negócio, mas especialmente para algo tão pessoal como os serviços de barbeiro.

O seu mercado-alvo dependerá muito da sua localização e dos serviços de corte de cabelo que oferece (claro, pode expandi-los para atingir novos clientes).

Certifique-se de fazer os seus trabalhos de casa e conhecer os outros serviços de corte de cabelo disponíveis perto do seu próprio negócio - isto dar-lhe-á uma ideia da sua concorrência, bem como da "vibração" geral na sua área.

Se ainda está a tentar criar a sua imagem de marca, é uma boa ideia fazer um brainstorming sobre o que o distingue dos seus concorrentes - é o único local que leva a fazer um corte de cabelo, por exemplo, ou talvez se especialize em serviços de aliciamento como a barba quente com uma lâmina de barbear lisa?

Estes detalhes podem ajudá-lo a comercializar os seus serviços de barbeiro e a colocar pessoas na porta.

3. Foco na Experiência do Cliente

Os clientes que deixam a sua barbearia felizes (e voltam de novo) provavelmente tiveram uma grande experiência por várias razões, e nem todos eles estão ligados ao seu cabelo.

Vamos começar com um saneamento adequado. Quando se trata de saúde e segurança, um salão limpo é a chave e deve ser a sua principal prioridade. Manter o seu espaço limpo e arrumado sem desordem é fácil de fazer se o pessoal for treinado para seguir os procedimentos de desinfecção e orientações rigorosas para a limpeza após cada serviço.

Isto faz uma grande diferença na impressão que vai causar nos clientes. Considere contratar pessoal de limpeza dedicado se o seu estabelecimento for maior ou mais movimentado.

Certifique-se de que todo o equipamento e ferramentas estão bem conservados e limpos, e preste atenção à decoração, iluminação e nível de ruído.

Finalmente, o profissionalismo faz uma enorme diferença quando se trata de transformar os walk-ins em clientes habituais.

Preste atenção à qualidade do seu serviço ao cliente, tenha pessoal a oferecer recomendações e dedique tempo a ouvir os convidados, tratando qualquer reclamação dos clientes de forma rápida e profissional (ajuda a ter políticas comerciais claras que sejam fáceis de entender).

Como melhorar a eficiência da gestão da barbearia
Como Melhorar a Eficiência da Gestão da Barbearia?

4. Desenvolva um Plano de Vendas e Marketing Barbearia

Há múltiplas formas de um dono ou gerente de uma barbearia poder fazer isto, e trata-se realmente de conhecer a sua clientela alvo e compreender as suas necessidades e desejos.

Se o seu negócio está online (e deve mesmo estar), então comece por dar aos clientes esse "toque pessoal" com boletins informativos ou emails promocionais. Pode também criar perfis de redes sociais para partilhar no seu website, mostrando as capacidades e personalidades dos barbeiros.

Para criar entusiasmo pelos serviços, uma das minhas principais dicas é construir pacotes que reúnam diferentes opções (como uma barba quente, corte de cabelo e massagem do couro cabeludo), ou começar com opções básicas que são sempre populares, depois fazer promoções para adicionar "extras" por um custo reduzido.

Os finais, os saldos são uma óptima forma de ganhar dinheiro para o seu negócio e encorajar as pessoas a experimentar novos produtos - não deixe de fora os produtos de barbear ou itens dos seus pacotes promocionais.

5. Faça uso do Software de Gestão da Barbearia

Um bom sistema de gestão de barbearias pode ser o seu melhor amigo quando se trata de reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas repetitivas.

Invista em software para barbeiros para o ajudar a localizar e encomendar o seu stock, definir horários e até enviar avisos automáticos por e-mail e mensagens de clientes (para citar algumas coisas).

Para uma barbearia moderna, as reservas online e as opções de pagamento são uma obrigação, e os clientes vão adorar a conveniência.

Este software também o ajuda a acompanhar o seu progresso em relação ao seu plano de negócios, dando-lhe uma visão sobre padrões como produtos populares, membros do pessoal com elevado desempenho e horários mais lentos/ocupados do dia.

Como bónus adicional, as ferramentas de gestão de reputação em linha facilitarão a visualização e a resposta ao feedback, impulsionando essas análises de cinco estrelas e facilitando a sua partilha em linha.

Conclusão

 

Os gestores têm, sem dúvida, o seu trabalho talhado para eles. Mas com as ferramentas certas e um plano sólido no lugar, é fácil levar a gestão da sua barbearia de boa a espectacular.

Todos têm uma ideia ligeiramente diferente de como gerir uma barbearia, e isso é uma coisa boa. Cada local e pessoal é único, e pode pegar nas ferramentas e dicas que aprendeu hoje e adaptá-las para se adequarem ao seu próprio negócio, levando-o para o nível seguinte.

Rating: 5 of 5 - 1 votes