Como Escrever um Plano de Negócios de Salão de Unhas em 2025?

Ter um plano de negócios de salão de unhas é essencial se quiser estabelecer e cumprir objectivos para o seu novo negócio, descobrir a sua estratégia de marketing e ter um roteiro para as operações diárias.

O Que Vai Aprender

Vamos analisar as bases da criação do seu plano de negócios de salão de unhas, algumas dicas importantes de planeamento de negócios, mais uma lista de verificação do plano de negócios de salão de unhas e um modelo para o ajudar a avançar.

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  1. O Que é um Plano de Negócios de Salão de Unhas?
  2. Porque é Que o Seu Salão de Unhas Precisa de um Plano de Negócios?
  3. Elementos Chave de um Bom Plano de Negócios de um Salão de Unhas
  4. Modelo do Plano de Negócios de Salões de Unhas
  5. Conclusão

O Que é um Plano de Negócios de Salão de Unhas?

 

O seu plano de negócios de salão de unhas faz muito mais do que seguir as operações do dia-a-dia.

É uma análise competitiva do seu próprio negócio, completa com pesquisa de mercado, plano financeiro, declaração de missão e estratégia a longo prazo para promover e fazer crescer a sua empresa. Normalmente incluirá também um plano para apoiar os seus técnicos de unhas e as necessidades do seu pessoal.

Um plano de negócios de salão de unhas inclui normalmente tanto um resumo executivo do plano (descreveremos isto com mais detalhes mais tarde) mais uma descrição do negócio do salão de unhas e as acções que tomará para estabelecer o seu salão de unhas e construir uma base de clientes fiéis.

Contém a sua pesquisa de mercado e mostra que compreende as tendências da indústria, delineia os seus objectivos comerciais, tem um orçamento de amostra, e delineia o seu mercado-alvo e os serviços que irá fornecer.

O seu plano de negócios é também algo que pode consultar para verificar como está o seu salão de unhas, certificar-se de que está "no alvo" para cumprir os seus objectivos financeiros, e fazer quaisquer ajustamentos conforme necessário.

Isto torna mais fácil ajustar o plano de marketing dos seus salões de unhas, verificar projecções financeiras e tomar decisões baseadas em dados em vez de reagir com base em sentimentos ou suposições.

Porque é Que o Seu Salão de Unhas Precisa de um Plano de Negócios?

 

Os salões de unhas não são os únicos que precisam de um plano de negócios.

Na realidade, todas as empresas estabelecidas ou emergentes precisam de ter um plano de negócios para as ajudar com projecções financeiras e decisões empresariais.

Mesmo que esteja apenas a tentar assegurar um empréstimo, atrair novos investidores ou ter uma melhor ideia das suas despesas e potencial para atrair novos clientes, é essencial um plano financeiro e uma estratégia de negócios de salão de unhas.

Quer esteja a gerir o seu próprio salão de unhas ou a gerir um, um plano para o seu pequeno negócio é tão crucial como ter o pessoal ou equipamento adequados.

O seu plano de negócios facilitará a criação do plano de marketing do seu salão de unhas, a discussão de ideias de melhoria e a realização de reuniões de equipa eficazes onde poderá discutir os seus serviços de unhas, despesas de negócios e estratégias para atingir clientes.

É o seu roteiro para o ajudar a si e à sua equipa a manterem-se no bom caminho com a sua visão e as necessidades do mercado alvo.

Elementos Chave de um Bom Plano de Negócios de um Salão de Unhas

 

Se estiver a pensar como começar, as estruturas do plano de negócios do salão de unhas podem parecer um pouco diferentes, dependendo dos donos do salão, tamanho do negócio e clientela, mas têm algumas coisas chave em comum.

Eles delineam sempre os seus objectivos, identificam o seu mercado-alvo, serviços prestados, vendas projectadas e receitas, bem como as suas tácticas de marketing, despesas potenciais e plano financeiro como um todo.

Se for um novo salão de unhas, conterá os seus custos de arranque e estrutura empresarial. Se for um proprietário de salão de unhas experiente, o plano mostrará que tem um sólido domínio do local onde se encontra o seu negócio e de onde gostaria que estivesse no futuro.

Vamos dar uma vista de olhos a alguns destes aspectos com mais detalhe:

Como Começar um Plano de Negócios de Salão de Unhas?

Ter o seu plano de negócios de salão de unhas pronto a ser lançado é um primeiro passo

importante que lhe pode dar (e a quaisquer investidores) uma imagem clara da estrutura do seu negócio. É também uma óptima forma de se manter concentrado nos seus objectivos e declaração de missão ao tomar decisões.

Para iniciar um negócio na indústria dos salões de unhas, terá de o fazer:

  • Reunir as informações necessárias: Analisar as tendências actuais do mercado de salão de unhas, pesquisar o mercado local e os concorrentes, a segmentação de clientes, e os seus potenciais novos clientes e mercado alvo.
  • Criar Objectivos Quantitativos Claros: Conduza uma análise do mercado e baseie estes alvos nos lucros e despesas que projectou.
  • O que o distingue: Como é que o seu negócio se empilha contra os outros salões de unhas lá fora? Esteja ciente dos seus pontos fortes e se tem um ponto de venda único, depois decida sobre um plano de marketing. Talvez seja o único especialista em manicures francesas ou sobreposições de gel uv na sua área - descubra.
  • Compreenda os Potenciais Bloqueios de Estradas: Faça os seus trabalhos de casa e liste tudo o que possa potencialmente afectar os seus custos de arranque, receitas ou o tempo que leva a abrir e a funcionar o seu salão de unhas. Orçamentos para estas possibilidades no seu plano financeiro.
  • Considere a utilização de um modelo gratuito: Um modelo gratuito de plano de negócios de salão de unhas é fácil de encontrar online e uma óptima forma de organizar tudo - pode sempre fazer ajustamentos a um modelo pré-fabricado, conforme necessário, em vez de construir um a partir do zero.
  • Peça ajuda profissional: Quer esteja a lidar com uma pequena empresa ou uma grande cadeia de salões de unhas, não se afaste da contratação de um consultor profissional para o ajudar com os detalhes da sua análise de mercado, declaração de missão ou resumo executivo.

Aqui estão alguns exemplos do que deve ser incluído no plano de negócios do seu salão de unhas:

Página de Rosto

Isto é a primeira coisa que potenciais investidores (e qualquer outra pessoa que tenha interesse em ajudar ou gerir o seu salão de unhas) verão. Não se esqueça de incluir:

  • O nome da sua empresa (e logótipo, se o tiver)
  • As suas informações de contacto

Tabela de Conteúdos

Um bom plano de negócios é organizado, e um quadro de conteúdos facilitará a rápida procura de informação. Separe os seus dados financeiros, plano de marketing e outros detalhes em secções claras.

Sumário Executivo

É aqui que vai causar a sua primeira impressão. O seu resumo executivo deve sempre incluir o seguinte:

  • A Declaração de Missão do seu Salão de Unhas (explique brevemente os seus objectivos comerciais e o seu plano para atingir esses objectivos)
  • Uma Declaração de Visão (onde vê o seu salão de unhas em cinco anos, por exemplo?)
  • Uma Visão Geral (explique brevemente o conceito do seu salão de unhas, e dê um resumo do que o plano irá cobrir)
  • Chaves para o sucesso (o que precisa para que o seu negócio comece e se mantenha no caminho certo)

Descrição do Negócio

Esta é uma breve explicação do seu negócio e dos serviços que irá prestar:

  • Onde se Encontra
  • Que serviços irá oferecer (ou novos serviços que gostaria de expandir para oferecer)
  • O seu pessoal (incluindo o número de técnicos de unhas que pretendem contratar)
  • Uma visão geral da indústria de salões de unhas na sua área (e o que o distingue do concurso)

Mercado Alvo

Quem são os seus clientes-alvo e como os descreveria? Considere o seguinte:

  • A que demografia prestará os seus serviços?
  • Onde estão localizados? Vivem ou trabalham na zona? São estudantes?
  • Porque é que os escolheu? (A clientela escolhida influenciará futuras decisões comerciais como formação de pessoal, produtos de retalho, decoração e compra de equipamento)
  • O que é que estes clientes querem (e como é que o vão fornecer)?
  • Por que o devem escolher? (O que o torna mais apelativo do que os seus concorrentes?)

Pense em realizar uma análise SWOT do salão de unhas (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para obter uma melhor imagem destes detalhes à medida que estiver a montar o plano.

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Análise Competitiva

Compreenda o mercado em que está a entrar e esteja pronto a explicar:

  • Quem são os seus concorrentes?
  • Onde é que eles estão localizados em relação a si?
  • De que forma são semelhantes/ diferentes?
  • Partilharão o mesmo grupo de clientes?
  • Em caso afirmativo, irá oferecer serviços que o façam sobressair e manter os clientes de volta?

Plano de Gestão

O plano de gestão de um salão de unhas decompõe a forma como o seu negócio vai ser gerido. Como proprietário, deve explicar:

  • A Estrutura da Empresa (isto será muito diferente dependendo do tamanho do seu negócio - um plano de negócio de salão de unhas em casa será relativamente simples, enquanto uma grande instalação multi-localização necessita de uma gestão mais detalhada)
  • A sua Estratégia de Gestão (principais objectivos empresariais, projecções e metas para os próximos anos, e como planeia atingi-los)
  • Informação sobre o pessoal (quantos membros da equipa irá precisar em que funções)

Produtos e Serviços

A inclusão destes no plano de negócios facilita a qualquer pessoa (incluindo investidores anjo) ver que tem um sólido dom

ínio das suas receitas futuras, margens de lucro e despesas projectadas. Inclua o seguinte:
  • Quaisquer produtos (incluindo verniz de unhas ou artigos de tratamento de unhas) que utilize
  • Produtos de retalho
  • Cada serviço que prestará

Enumerar estes itens em detalhe, discriminando os preços de cada um, os seus custos e rentabilidade.

Plano de Marketing

Como chegará a novos clientes e como se expandirá? Que publicidade irá utilizar e quanto irá custar? E as opções de marketing de baixo custo ou sem custos? Pode incluir aqui uma visão mais geral, mas ainda deve fazer muita pesquisa e planeamento.

Explique o seu:

  • Plano de Marketing de Salão de Unhas (dê uma visão geral de como alcançará e trará novos clientes - explique o seu mercado-alvo e como os alcançará)
  • As suas Estratégias de Vendas e Promoções (como irá mover produtos e manter uma clientela leal)
  • Estratégia de Publicidade (como irá divulgar os serviços do seu salão de unhas - inclua o seu plano de social media)
  • A sua marca (defina a sua marca - crucial se estiver a expandir locais existentes ou a tentar alcançar um novo segmento de mercado)

Plano de Vendas

Considere isto em termos dos seus produtos de retalho e dos seus serviços. Não se esqueça de passar por cima:

  • Como planeia introduzir os seus produtos e serviços
  • Como irá comercializá-los aos clientes
  • Porque é que as suas ofertas são únicas/especiais/apetentes para os seus clientes
  • Objectivos e metas de vendas projectadas
  • Uma repartição das receitas projectadas tanto de serviços como de vendas de produtos
  • As suas estimativas de custos e plano de financiamento para extras como formação ou novo equipamento necessário

Para saber mais sobre o nosso software de salão de unhas de massagem visite o nosso website.

Plano Financeiro

Precisará de saber quanto custará começar e ter um plano para se tornar rentável o mais depressa possível, especialmente quando estiver a falar com investidores. Tente obter estes detalhes com o máximo de detalhes possível. Prepare o seu:

Demonstrações Financeiras

  • Pressupostos (incluindo coisas como previsões detalhadas de custos e despesas)
  • Projecções de lucros e perdas (incluindo o seu ponto de equilíbrio)
  • Os seus balanços (se os tiver para um negócio existente)
  • Quaisquer empréstimos e dívidas para o seu negócio
Dica Pro: Peça a um consultor financeiro ou profissional para dar uma vista de olhos aos números do seu plano financeiro e reveja quaisquer detalhes antes de o finalizar. Eles podem fornecer conselhos e informações valiosas.

Plano de Funcionamento

Isto decompõe os detalhes do dia-a-dia do seu negócio, como por exemplo:
  • A sua localização principal (pode ser um escritório central para uma cadeia de salões de pregos, se tiver mais do que uma localização)
  • A sua estrutura de gestão

Informação Adicional

Certifique-se de incluir quaisquer outros detalhes que considere que os investidores, profissionais financeiros ou gestores devem saber. Isto pode ser:
  • Quaisquer documentos adicionais
  • Declarações, políticas ou informações relevantes

Pode incluí-los nas páginas finais do seu plano de negócios dos salões de unhas. Muitas vezes, é útil acrescentar aqui um apêndice.

Modelo do Plano de Negócios de Salões de Unhas

 

Se está preocupado com o custo da criação de um plano de negócios profissional para o seu novo salão de unhas, então não está sozinho. Pode ser um pouco intimidante no início.

Mesmo os profissionais de unhas e empresários experientes podem não ter tempo ou recursos para construir tudo isto do zero. É por isso que temos feito o nosso melhor para ajudar. Elaborámos um modelo gratuito de plano de negócios de salão de unhas que pode utilizar e modificar para se adaptar às suas necessidades.

Ao utilizar a nossa amostra gratuita de um plano de negócios de salão de unhas, poderá poupar tempo e esforço na "burocracia" e concentrar-se nos detalhes.

Conclusão

 

Os salões de unhas dão muito trabalho, e começar a trabalhar na indústria não é excepção. Ter um plano de negócios ao qual se possa referir é uma boa forma de garantir que as decisões que toma são as decisões certas para o manter no caminho certo e fazer crescer o seu negócio.

Escrever o seu plano de negócios de salão de unhas é um grande trabalho, mas não deve parecer uma tarefa fácil. Na verdade, é a melhor maneira de mostrar o seu amor e entusiasmo pelo seu negócio - esta é a sua oportunidade de delinear os seus objectivos e pensar em como os tornará realidade.

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