Como Melhorar a Eficiência da Gestão De Salões de Unhas?

Se quiser aumentar a sua base de clientes e expandir o seu negócio de salão de unhas, então ter uma gestão dedicada e profissional de salão de unhas é fundamental.
Analisaremos as qualidades e competências de um grande gestor de negócios de salão de unhas, incluindo o seu papel e as formas de melhorar a sua própria gestão (e a experiência dos clientes).
Os gestores de salões de unhas são responsáveis pelo planeamento e supervisão das operações diárias nos seus negócios.
Dependendo da natureza do salão (ou da cadeia de salões), o seu papel pode envolver ou não trabalho voltado para o cliente. Alguns gestores até trabalham como técnicos de unhas parte do tempo em salões mais pequenos.
São um ponto intermédio entre o dono da empresa e o resto do pessoal, assegurando que tanto os clientes como os funcionários estão satisfeitos e que o pessoal tem tudo o que precisa para fazer o seu trabalho.
Isto pode significar lidar com reclamações ou feedback dos clientes, realizar reuniões regulares de pessoal, encomendar esmaltes e manicure aos vendedores (e negociar os melhores preços), conduzir pesquisas de marketing e manter-se actualizado sobre as últimas tendências da indústria.
Para além de tudo isto, também se ocupam de tarefas de gestão de pessoal como o treino de cada técnico de unhas, a realização de reuniões, a definição do horário e o planeamento de eventos promocionais.
Eles fazem realmente muito pelos seus negócios, e também precisam de saber muito.
Cada gerente não é necessariamente um grande gerente, e a diferença está na forma como apoiam o seu pessoal, ao mesmo tempo que melhoram a experiência do cliente e aumentam a rentabilidade.
Como é que eles conseguem (perdoem o trocadilho) fazer tudo isto no decurso do seu dia de trabalho médio?
Vamos ver...
Tudo começa com ter a equipa certa atrás de si.
Recrutar técnicos especializados em unhas com dedicação aos valores da sua empresa faz toda a diferença, mas apenas se se esforçar por construir e manter uma boa comunicação no local de trabalho.
Assegure-se de que o seu pessoal se sinta confortável em vir ter consigo quaisquer questões ou perguntas que tenha e realize regularmente reuniões agendadas para trocar ideias e manter-se actualizado uns com os outros.
Identifique os pontos fortes e fracos de cada membro da equipa e atribua tarefas que jogam a esses pontos fortes, ajudando-os ao mesmo tempo a melhorar onde necessário. Dando-lhes poder delegando-lhes empregos, ajudá-los-á a desenvolver as suas próprias competências e a tirar-lhe algum do stress.
Se conseguir comunicar eficazmente sem demonstrar favoritismo e dar um feedback positivo e construtivo, a sua equipa seguirá o seu exemplo.
Naturalmente, a clientela do seu salão de unhas (e os serviços de manicura ou pedicura que desejam) dependerá do local onde se encontra. As clientes de um centro comercial movimentado terão provavelmente necessidades diferentes das de um salão de unhas de bairro de luxo.
Compreender a clientela alvo facilita o planeamento de promoções e pode influenciar a imagem da sua marca, bem como o que publica nas redes sociais para trazer mais clientes. Também irá afectar os serviços que oferece e qualquer venda de produtos a retalho.
Saber o que a sua clientela procura torna mais fácil atraí-los e retê-los.
Dar a cada cliente que entra no seu salão de unhas uma grande experiência é crucial se quiser que eles voltem novamente.
Então, como é que o faz?
Está tudo nos detalhes.
Para começar, certifique-se de que o seu interior está sempre limpo e arrumado. O pessoal precisa de limpar a sua área de trabalho entre clientes, e as prateleiras de produtos a retalho devem estar sempre limpas e totalmente abastecidas.
Crie um ambiente acolhedor, mantendo a iluminação dura das tarefas confinada às áreas de trabalho e investindo em iluminação mais suave para o resto do interior do salão. Tentar evitar distracções como música demasiado alta e assegurar que tudo seja devidamente ventilado.
Mantenha o seu mobiliário em bom estado de conservação e tenha equipamento de estação de pregos actualizado.
Finalmente, trate qualquer reclamação de clientes de forma rápida e profissional, e tenha políticas claras para o seu pessoal seguir.
Isto também depende muito das necessidades dos seus clientes, mas os seus serviços, estratégia de preços e quaisquer pacotes ou "extras" que ofereça irão desempenhar um grande papel na retenção de clientes. Eles serão também o que fará com que as pessoas entrem à porta em primeiro lugar.
Olhe para o custo de cada serviço e descubra a sua margem de lucro - não quer subavaliar nada. Ver o que os seus concorrentes cobram pode ajudá-lo a decidir também sobre os preços.
Muitos salões de unhas oferecem serviços baratos com actualizações opcionais, como um conjunto básico de unhas de gel, mais dicas ou desenhos franceses, ou agrupar coisas em pacotes para atrair clientes a gastar mais.
Pode mostrar estes pacotes e promoções nas suas plataformas de redes sociais para uma exposição extra - é uma forma fantástica de despertar o entusiasmo dos clientes.
O software de salão de unhas ajuda a tirar o incómodo das tarefas diárias de gestão e administração, deixando-o mais capaz de se concentrar no que adora no seu trabalho.
Pode utilizar este software para gerir compromissos, acompanhar e encomendar o seu stock, acompanhar revisões e manter e habilitar os seus clientes a pagar e utilizar reservas online à sua conveniência - todos ganham.
Gestores e proprietários também beneficiam de ferramentas de gestão de reputação online, facilitando a visualização e resposta aos comentários e revisões dos clientes.
E por falar em clientes, é possível enviar confirmações de reservas online, lembretes automáticos e mensagens de marketing sms para se manterem em contacto. Além disso, pode confiar nas suas características de segurança de dados para manter as informações armazenadas dos clientes seguras e confidenciais.
Investir em software para o seu salão de unhas também faz sentido do ponto de vista financeiro - seguir o seu orçamento e rever o seu plano de negócios torna-se mais fácil, uma vez que é capaz de obter conhecimentos valiosos sobre serviços rápidos, tempos ocupados e produtos populares ao clique de um botão.
Ser capaz de gerir um negócio em crescimento e assegurar que os seus clientes estão satisfeitos com as suas unhas e a qualidade do serviço durante cada visita não é um trabalho pequeno. Ter as ferramentas certas (como um bom software de programação e gestão) e uma grande equipa atrás de si pode torná-lo mais fácil.
A gestão de salão de unhas pode ser uma carreira muito gratificante, e é este amor pelo trabalho que leva as pessoas a continuar a aprender e a crescer como profissionais, melhorando os lucros do seu negócio, bem como a experiência de todos.