Análise SWOT do Salão de Cabeleireiro [Exemplos]

Quer saber em que se deve concentrar no seu negócio? Então uma análise SWOT do salão de cabeleireiro poderia ser a resposta para se concentrar no que são os principais motores de negócio para fazer um salão de cabeleireiro de sucesso.

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  1. O Que é Uma Análise SWOT?
  2. Como Funciona a Análise SWOT?
  3. Quando Fazer uma Análise SWOT?
  4. Exemplos de Análises SWOT de Salões de Cabeleireiro

O Que é Uma Análise SWOT?

 

Uma análise SWOT, é um processo através do qual uma organização ou equipa efectua o exame dos seus Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

O objectivo do exercício, é permitir uma compreensão mais detalhada do que funciona bem, o que pode ser melhorado, que oportunidades estão disponíveis e que ameaças podem existir a um salão de cabeleireiro.

O processo de análise SWOT funciona para qualquer tipo de negócio de salão, independentemente de quão grande ou pequeno é. Para aqueles da indústria do cabelo e da beleza que realizam uma análise SWOT do salão, os resultados serão positivos.

O Que Significa SWOT?

SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O processo foi desenvolvido na década de 1960 por Albert S. Humphrey. Não se trata de um processo complicado. Um indivíduo pode liderar, mas a análise pode ser um esforço de grupo.

Como Funciona a Análise SWOT?

 

Uma análise SWOT também é por vezes referida como uma Análise Interna-Externa. Isto porque os elementos Fortes e Fracos se aplicam em grande parte aos factores internos de uma equipa ou empresa, enquanto os elementos Oportunidades e Ameaças estão mais relacionados com factores externos.

Quando Fazer uma Análise SWOT?

 

Geralmente, deve fazer uma análise SWOT quando escreve o seu plano anual de marketing de salão de cabeleireiro ou parte do seu plano de negócios de salão de cabeleireiro, mas pode ser feita em qualquer altura como um plano autónomo, se assim o desejar.

É sempre uma óptima forma de criar foco nos seus planos de negócios.

Não se esqueça de pedir à sua equipa o seu feedback sobre a análise SWOT do seu salão de cabeleireiro.

Exemplos de Análises SWOT de Salões de Cabeleireiro

 

Exemplo de analise swot do salao
Exemplo de Análise SWOT do Salão

O que se segue é um exemplo de análise de swot de salão de cabeleireiro.

Forças

Pede-se às pessoas que pensem sobre o que sentem estar a funcionar bem e quais os pontos fortes dentro da equipa e do negócio. Isto pode incluir características positivas de membros individuais do pessoal, bem como a forma como trabalham em conjunto como uma equipa.

O sucesso do negócio e o que o torna assim pode ser discutido em detalhe, destacando os aspectos positivos. Por exemplo, será que o salão tem os produtos certos aos preços certos?

Existem tratamentos e processos capilares específicos em que o salão se distingue?

As instalações estão a ser utilizadas para o seu pleno efeito?

Os participantes podem olhar para o salão de uma perspectiva externa, do ponto de vista do cliente, a fim de obterem o máximo proveito da discussão dos pontos fortes que nele residem.

Pontos Fracos

As fraquezas incluirão coisas que podem ser feitas melhor e coisas que impedem o salão de cabeleireiro de cumprir o seu potencial máximo. Isto pode incluir questões tais como pessoal insuficiente, limitações no espaço, localização, publicidade, etc.

Geralmente, os pontos fracos podem ser identificados como o outro lado dos pontos fortes.

Uma área em que o salão é forte, normalmente também realçará uma fraqueza.

Oportunidades

São exactamente isso.

Que recursos locais, tais como oportunidades para publicidade, estão disponíveis?

Que novas tecnologias ou processos podem ser experimentados? Os pontos fortes e fracos devem ser integrados no exame das oportunidades: que oportunidades criam?

Que fraquezas podem ser transformadas em pontos fortes através da sua eliminação?

Existem tendências actuais, tais como cores particulares de cabelo a morrer, que podem ser exploradas para encorajar o aumento do negócio? Existem promoções especiais que podem ser utilizadas para encorajar mais clientes?

Existem novos produtos que outros salões na área não estão a oferecer?

Ameaças

São factores dentro do salão que estão a impedir o progresso e o desempenho, ou podem também ser forças externas, tais como concorrentes no mercado, mudança de expectativas no mercado, questões financeiras, e tendências.

Identificar ameaças o mais cedo possível pode ajudar a reduzi-las, ou pelo menos permitir que os operadores de salão reduzam o impacto.

A realização de uma análise de swot do salão de cabeleireiro deve tornar-se parte do processo de avaliação regular do sucesso do seu salão de cabeleireiro e lembrar que este processo também pode ser utilizado em salões de beleza, barbearias e salões de unhas.

Como proprietário ou gerente de um salão de cabeleireiro, deve conhecer o seu desempenho comercial, e a melhor forma de o conseguir é utilizar software de salão de cabeleireiro que lhe fornecerá todos os dados de que necessita. Então uma análise de swot de salão de cabeleireiro pode ser facilmente utilizada como uma ferramenta regular para avaliar o desempenho comercial do seu salão de cabeleireiro e destacar formas de melhorar.

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