15 Maneiras de Reduzir o Número de Salões de Cabeleireiro Em 2025

As não-comparências e os cancelamentos inesperados são problemas diários para os proprietários de salões de cabeleireiro em todo o mundo, por isso não é surpresa que muitos proprietários de salões de cabeleireiro queiram saber como reduzir as não-comparências. Nunca é agradável quando os clientes não comparecem para os seus compromissos.

Também pode ser bastante dispendioso e stressante quando se tem de lidar com estes no-shows e cancelations. Então, o que pode fazer quanto a isso? Bem, há muitas pequenas dicas e truques que pode começar imediatamente a implementar para reduzir o risco de não comparecer e de faltar a compromissos.

O Que Irá Aprender

Neste artigo, aprenderá 15 maneiras de minimizar a não comparência em salões de cabeleireiro. Também vamos analisar algumas dicas para lidar com clientes sem espectáculo e parar completamente com a não comparência em salões de cabeleireiro.

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  1. O que é um Não Comparência?
  2. 15 Maneiras de Reduzir o Não Comparência do Salão de Cabeleireiro
  3. Como Lida com os Clientes Sem Shows?
  4. Como Paro os Espectáculos no Meu Salão de Cabeleireiro?
  5. Conclusão

O que é um Não Comparência?

 

No-Show são pessoas que fizeram marcações ou marcações online com um salão de cabeleireiro mas depois não aparecem no momento designado da sua marcação, sem telefonar antecipadamente para cancelar ou deixar o pessoal agora. Os dados mostram que 30% das marcações são perdidas ou canceladas todos os anos, pelo que as marcações perdidas são um problema muito comum nos salões de cabeleireiro em todo o mundo.

As não-comparências podem ter um sério impacto no seu negócio. O custo médio de um corte de cabelo nos EUA é de cerca de 45 dólares, pelo que apenas um não-comparecimento por dia ou alguns por semana pode somar milhares de dólares de rendimento perdido anualmente. Também pode ser realmente stressante e decepcionante para os donos de cabeleireiros e membros do pessoal ter de lidar com compromissos perdidos.

15 Maneiras de Reduzir o Não Comparência do Salão de Cabeleireiro

 

1. Ter Reservas Online Simples e Convenientes

Uma das formas mais simples de reduzir a falta de espectáculos no seu negócio é criar um sistema de reservas online simples, acessível e 24 horas por dia para os seus clientes. Com um sistema inteligente de reservas online, será muito mais fácil para os seus clientes ver todas as vagas disponíveis para as suas marcações e escolher uma que funcione para eles com a sua agenda. O processo de reserva deve ser o mais fácil possível para minimizar o número de não shows.

2. Ofereça uma Marcação Móvel Rápida

Nos dias de hoje, muitas pessoas gostam de marcar as suas consultas capilares nos seus dispositivos móveis. Por isso, é necessário certificar-se de que o seu negócio está a servir a multidão móvel. Assegure-se de que o seu site é suficientemente reactivo para funcionar em pequenos ecrãs sem problemas, ou crie a sua própria aplicação móvel dedicada para reservas de compromissos.

3. Enviar Confirmação de Marcação

Se quiser que um cliente tenha menos probabilidades de faltar às suas marcações, é também uma boa ideia enviar confirmações automáticas após todas as marcações. Estas confirmações podem ser enviadas por e-mail ou texto directamente para o telefone ou computador do seu cliente. A partir daí, o cliente poderá verificar se houve algum erro na marcação para que possa telefonar e fazer as alterações necessárias, se necessário. Pode também oferecer-se para adicionar um lembrete de marcação ao calendário do cliente do Google ou iCal.

4. Enviar Lembretes de Marcação de Consulta

Uma das principais razões pelas quais as pessoas faltam às consultas é porque simplesmente se esquecem delas. Assim, se quiser limitar a quantidade de marcações faltantes, faz sentido usar lembretes de marcação no seu salão de cabeleireiro e deixar que os clientes façam as suas reservas de serviços. Pode usar o software do salão de cabeleireiro para configurar estes lembretes a serem automaticamente enviados em horários-chave, tais como 24 ou 48 horas antes da reserva, bem como oferecer uma opção de cancelar ou remarcar para que também possa remarcar qualquer espaço de tempo valioso.

Como reduzir o no-shows do salao de cabeleireiro
Como Reduzir o No-Shows do Salão de Cabeleireiro

5. Utilizar a Lista de Espera Automatizada

Outra característica útil do software de salão de cabeleireiro que poderia ajudar o seu negócio a evitar reservas perdidas é a lista de espera automatizada. Esta é basicamente uma lista de clientes que estarão prontos a preencher as vagas que ficam livres devido a cancelamentos. Assim, se alguém cancelar no último minuto, o seu software de salão de cabeleireiro enviará automaticamente um SMS para os clientes da sua lista de espera.

6. Acompanhamento e Recomeço de Não Comparência e Cancelamentos de Marcação

Se um cliente não aparecer à hora marcada e não o contactar, é perfeitamente legítimo que o contacte e saiba mais. Pode enviar uma mensagem nas redes sociais ou telefonar ao cliente para ver o que o fez perder a hora e pedir-lhe para remarcar ou remarcar. Este pode ser um método muito bom, pois alguns clientes podem sentir-se demasiado embaraçados para lhe telefonar ou voltar se, acidentalmente, faltarem a uma marcação no último minuto.

7. Torne Visível a Sua Política de Não-Comparência

Estabeleça uma política de não comparência ou cancelamento e certifique-se de que os seus clientes estão cientes disso. Se o seu cliente conhece os riscos potenciais (tais como taxas ou encargos) de não comparecer, será muito mais provável que cumpra os seus compromissos ou pelo menos o contacte e o avise se não puder comparecer antecipadamente. Certifique-se de verificar as leis do seu estado para saber se é capaz de cobrar às pessoas por não comparecerem, e ouça o feedback do cliente para ter uma ideia do que as pessoas sentem sobre a política. Se não tiver a certeza por onde começar, dê uma vista de olhos aos nossos modelos de política de cancelamento de salão de cabeleireiro.

8. Recompensar Clientes de Confiança

Para além de ter uma política de cancelamento de salão de cabeleireiro e um sistema de taxas para encorajar os clientes a aparecerem a tempo, também deve ter algum tipo de sistema para recompensar os clientes que são sempre fiáveis. Pode criar programas de fidelidade ou recompensas para bons clientes, tais como pontos por aparecerem sempre a horas. Depois pode até melhorar o sistema do seu salão de cabeleireiro para cortar pontos de clientes que não aparecem a tempo.

9. Mantenha Sempre os Registos dos Seus Clientes Actualizados

Por vezes, a culpa não é realmente do cliente quando este falha uma data. A culpa pode ser sua se tiver os dados de contacto errados para os seus clientes e não estiver a enviar mensagens de lembrete para o endereço de correio electrónico ou número de telefone correcto. É realmente importante ter informações precisas do cliente na indústria de cabeleireiros, por isso, confirme sempre que os dados de contacto no seu sistema estão actualizados.

10. Rastrear Não Comparência e Cancelations no Seu Salão de Cabeleireiro

Para impedir as pessoas de faltarem datas na sua empresa, é necessário manter o registo e anotar quando isso realmente acontece. O software de salão de cabeleireiro pode ser realmente útil para isto, permitindo-lhe rastrear e monitorizar datas perdidas e detectar padrões ou criminosos reincidentes. A partir daí, pode ajustar a sua estratégia, tal como enviar uma ou duas mensagens de aviso extra a pessoas que falhem datas regularmente ou receber um depósito de pré-pagamento das mesmas no futuro.

Como reduzir o no-shows do salao de cabeleireiro
Como Reduzir o No-Shows do Salão de Cabeleireiro

11. Oferecer Pacotes de Pré-Pagamento

Se viu que um cliente tem um historial de faltar às suas datas e horas programadas e espera que falte mais compromissos no futuro, poderá oferecer-lhe pacotes pré-pagos. Estes pacotes poderiam incluir várias visitas, a serem pagas de uma só vez através de um depósito, pelo que terá definitivamente o seu pagamento e caberá ao cliente assegurar-se de que chegam a tempo. Esta é uma boa forma de mostrar respeito tanto por si próprio como pelos seus clientes, bem como de proteger as suas receitas.

12. Reduzir o Tempo de Espera

Alguns clientes podem não sentir que há algo de errado em desperdiçar horas do seu tempo se tiver o hábito de desperdiçar as deles. Portanto, certifique-se de que o seu pessoal é eficiente, os seus horários são optimizados, e o seu negócio funciona da forma mais suave possível para manter os tempos de espera sob controlo.

13. Envolva o Seu Pessoal

Envolva também o seu pessoal de estilistas e outros membros da equipa no processo. Realize uma reunião para os sensibilizar para as perdas de compromissos perdidos e peça-lhes que procurem algumas ideias. Além disso, certifique-se de que o seu pessoal se preocupa com as vagas perdidas e com o tempo perdido tanto quanto você, explicando-lhe os danos que pode causar às receitas e ao negócio no seu todo.

14. Estabelecer a Lealdade dos Clientes

Se conseguir tratar bem os clientes e mostrar-lhes cuidado, será mais provável que eles se tornem leais a si e tratem melhor a sua marca. Por isso, tente forjar uma verdadeira ligação com cada um deles. Mostre interesse nas pessoas que enchem o seu negócio todos os dias. Não se esqueça das coisas que elas gostam e dos detalhes únicos que as tornam especiais, dê-lhes experiências positivas sempre que as visitam e encontre formas de as fazer preocupar-se com o seu negócio para que não o queiram desapontar.

15. Ofereça o Melhor Serviço

Esta é uma boa dica a seguir em geral, mas é realmente importante em termos de minimizar o número de marcações falhadas com que tem de lidar. Se tratar todos da melhor forma possível e prestar cuidados de alto nível cada vez que os visitar, será mais provável que eles também tratem bem o seu negócio. Não só isso, como podem até ficar preocupados por faltar às suas reuniões num local tão bom, pelo que terão ainda mais cuidado em assistir a todas as reuniões a tempo.

Como reduzir o no-shows do salao de cabeleireiro
Como Reduzir o No-Shows do Salão de Cabeleireiro

Como Lida com os Clientes Não Comparência?

 

Mesmo com as dicas acima mencionadas, poderá ainda encontrar clientes que não compareçam à sua marcação agendada. Então, como é que lida com estes clientes? Bem, um método simples que muitos salões de cabeleireiro estão a utilizar é chegar ao cliente, descobrir porque faltaram à marcação, e depois pedir-lhes que façam uma nova marcação.

Pode também impor aos clientes taxas de não comparência e cancelamento tardio para os encorajar a respeitarem as horas e datas da marcação que fazem. É também uma boa ideia fazer a sua própria "má lista" de clientes que faltaram às marcações após as marcações e considerar acções mais severas para cada cliente, tais como recusar o serviço ou utilizar software de salão de cabeleireiro para lhes enviar lembretes de marcações com mais regularidade.

Como Paro os Espectáculos no Meu Salão de Cabeleireiro?

 

Analisámos algumas formas de reduzir o risco de não comparência, mas como pode detê-los por completo? Bem, não existe um método seguro para eliminar 100% das marcações faltantes, mas existem algumas medidas que pode tomar para minimizar massivamente as hipóteses de este tipo de coisas acontecerem.

Uma boa maneira de começar é aceitar depósitos no momento da reserva. Desta forma, já terá algum tipo de pagamento que poderá manter se o cliente não comparecer, dando-lhe mais uma razão para chegar a tempo a cada marcação.

Pode também impor taxas rigorosas de não comparência ou mesmo fazer os clientes pagar pelo seu serviço antes das suas marcações, talvez apenas temporariamente para infractores reincidentes ou para certos serviços dispendiosos. Seja como for, pode ajudá-lo a ser pago e reduzir as suas perdas relacionadas com o não-comparecimento.

Conclusão

 

As não-comparências não são uma questão menor ou um simples inconveniente. Podem custar muito dinheiro ao seu negócio a longo prazo e causar muito stress desnecessário. Por isso, é importante que os donos de salões de cabeleireiro tomem medidas e comecem a lutar contra as não-comparências para diminuir o risco de que elas aconteçam.

Esperamos que as nossas ideias e técnicas tenham ajudado a responder às suas perguntas sobre como reduzir as não-comparências em salões de cabeleireiro. Comece hoje a tomar medidas com lembretes de marcação, uma forte política de cancelamento, marcação online fácil, e mais para garantir que os seus clientes apareçam sempre a horas.

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