Como Mudar para o Novo Software de Salão de Cabeleireiro

Se procura dar um impulso ao seu negócio de salão de cabeleireiro, então fazer a mudança para um novo software de salão de cabeleireiro é uma das melhores formas de se preparar (e à sua equipa) para o sucesso.
Vamos analisar as principais características de um bom software de salão de beleza, como detectar lacunas no seu software existente que o possam estar a fazer perder, e algumas dicas para ajudar os donos de salões de cabeleireiro a fazer a troca.
Então, como devem ser as melhores soluções de software para salões de beleza?
O melhor software de gestão de salões de beleza é de fácil utilização e facilita a gestão do seu negócio simplificando e automatizando as tarefas do dia-a-dia, incluindo a programação do pessoal, gestão de stocks e encomendas. Também fornece aos clientes reservas online rápidas e fáceis, notificações por SMS e lembretes de compromissos, e soluções integradas de pagamentos e POS.
Mas não se fica por aí. Algumas outras coisas a procurar no software de cabeleireiro incluem gestão de reputação online para apoiar o crescimento do seu negócio, características de marketing automatizadas e sugestões de upselling durante o processo de checkout ou de reserva online.
Finalmente, a empresa deve oferecer um grande apoio e uma plataforma segura que proteja os seus dados.
Se isto parece muito a pedir nas suas ferramentas empresariais, não se preocupe - a indústria da beleza é um lugar competitivo e de falência e você e os seus clientes merecem a experiência mais suave possível do princípio ao fim.
Vamos mergulhar um pouco mais fundo e ver se o seu software actual está a "cortá-lo" (perdão pelo trocadilho).
Talvez tenha reparado que o seu actual software de gestão de salões de beleza ou spa não contém todas as características chave de que necessita - ou pior, talvez tenha reparado em algumas taxas escondidas que definitivamente não precisa.
Qualquer que seja a sua situação, aqui estão algumas coisas a ter em conta:
Esta é uma das características mais importantes que o cliente enfrenta.
Afinal, quem quer passar o tempo a reservar em casa usando o seu telefone ou PC? Isso praticamente derrota o propósito de ter reservas online no mundo digital de hoje em dia, de ritmo acelerado.
Deixar os clientes reservar rapidamente utilizando os seus telemóveis irá poupar tempo a ambos, reduzir as necessidades de pessoal da recepção, e conseguir mais clientes na porta.
Exemplos das características mais importantes do software de salão de cabeleireiro incluem:
Estas características automatizadas ajudá-lo-ão a poupar tempo e a construir relações com os seus clientes. Coisas como o fácil acesso aos registos dos clientes, agendamento online e lembretes automáticos tornam mais fácil passar mais tempo concentrado nos seus clientes e proporcionar-lhes a melhor experiência possível.
Se não lhe forem agora oferecidas estas funcionalidades-chave de software de salão, então mudar de fornecedor de software de salão de cabeleireiro poderá ser a sua melhor opção.
Os seus clientes não devem ter problemas em marcar marcações, pagar por serviços, e remarcar ou cancelar quando necessário. Você e o seu pessoal não devem precisar de gastar muito tempo a navegar na programação online e nas ferramentas de gestão de salões de beleza.
Se não for este o caso, então é altura de mudar o software do salão de cabeleireiro antes de perder mais tempo ou dinheiro valiosos.
Se estiver a lidar com limitações de segurança, esta será uma grande bandeira vermelha que terá de considerar outro salão de beleza ou fornecedor de software de spa, e rapidamente.
O software de salão de cabeleireiro baseado em nuvens deve incluir testes de segurança e segurança de login. Deverá também ter controlo de acesso sobre o que está disponível para cada membro do pessoal, e propriedade dos seus dados (com a capacidade de criar uma cópia de segurança dos dados num local seguro).
O software em si deve ser seguro, e pretende certificar-se de que a plataforma não está a utilizar os seus dados de clientes para comercializar a clientes sem o seu conhecimento.
Se uma empresa de software de salão de cabeleireiro e spa não for capaz de responder às suas perguntas ou ajudá-lo com os problemas rapidamente, é provavelmente altura de procurar outras opções.
Tutoriais em vídeo e uma sólida secção de apoio ao cliente na página web da empresa são também essenciais para o ajudar a resolver problemas e a conhecer o produto.
A troca de software de salão de cabeleireiro não tem de ser um incómodo. Aqui estão algumas dicas para ajudar com uma transição sem problemas.
Não se esqueça de considerar:
Isto inclui a importação de dados de clientes e notas de consulta, informações sobre reservas, serviços que as pessoas receberam, listas de produtos, etc.
Assim que souber se pode transferir estes dados a partir do seu software actual, deverá verificar quanto tempo o processo pode demorar e se a empresa pode ou não ajudá-lo com a transferência de dados ou ajudar com quaisquer problemas que possa ter ao longo do caminho.
Conhecer um novo salão de cabeleireiro ou software de spa não deve ser uma dor de cabeça para si ou para a sua equipa. Consulte o website da empresa, a sua secção de ajuda, e qualquer formação em linha ou vídeos de demonstração que oferecem.
Mesmo que seja concebido para fazer coisas complexas, a interface deve ser relativamente simples e intuitiva. Muitas empresas oferecem uma versão gratuita ou "demo" do seu software para salões de cabeleireiro, que pode experimentar se quiser ter uma ideia do mesmo.
Os clientes devem ser capazes de fazer a mudança facilmente e compreender o novo sistema sem muitas explicações. Idealmente, o processo de reserva deve ser o mais simples possível (pense nos botões "Book Now"), e deve ser fácil para os clientes alterar ou ajustar as suas reservas quando necessário.
Certifique-se de que o software do salão de cabeleireiro tem todas as características necessárias (incluindo migração de dados e bom serviço ao cliente) e é transparente nos seus custos. O preço do software de salão de cabeleireiro nunca deve incluir quaisquer taxas ocultas ou encargos adicionais que não compreenda.
Quer certificar-se de que o seu novo software oferece uma solução completa para o seu negócio de salão de beleza, e isto significa que deve funcionar com outros programas como o seu software de contabilidade, plataforma de pagamento, website de negócios e qualquer solução de pagamento online que utilize.
Mais informações no nosso post sobre Métodos de Pagamento Num Salão de Cabeleireiro.
Se o seu negócio é algo como a maioria dos salões, então é um lugar movimentado com muita coisa a acontecer a qualquer momento. Ter as pessoas certas na sua equipa é essencial, assim como ter as ferramentas certas disponíveis para apoiar a sua equipa e os seus clientes.
Se não estiver a obter tudo o que precisa das suas soluções empresariais actuais, considere mudar para um novo software de salão de beleza. Ficará surpreendido com a quantidade de tempo, dinheiro e stress que pode poupar.