Abertura de Um Salão de Cabeleireiro | Guia Completo para 2025

Abrir um salão de cabeleireiro requer muito trabalho e planeamento, mas começar um novo negócio é também muito divertido e uma grande oportunidade para aprender coisas novas.

Os proprietários de salões de cabeleireiro precisam de estar conscientes da mudança de requisitos para abrir um salão de cabeleireiro, tais como custos, licenciamento e equipamento para novos serviços.

O Que Vai Aprender

Neste artigo, vamos analisar o processo e os requisitos para iniciar um negócio de salão de cabeleireiro, bem como algumas dicas, sugestões e algumas listas de verificação de tarefas e equipamento para novos donos de salão.

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  1. Requisitos Para Ser Proprietário de um Salão de Cabeleireiro
  2. Quanto Custa Abrir um Salão de Cabeleireiro?
  3. Lista de Verificação da Abertura de um Salão de Cabeleireiro
  4. Lista de Equipamento de Salão de Cabeleireiro
  5. Possuir um Salão de Cabeleireiro Prós e Contras
  6. Conclusão

Requisitos Para Ser Proprietário de um Salão de Cabeleireiro

 

Como empresário, há muitas coisas que terá de preparar ao abrir um salão.

Certifique-se de fazer a sua pesquisa e descubra tudo o que precisa na sua área. É uma boa ideia incluí-las ao iniciar uma lista de verificação de salão e estimar os seus custos de arranque.

Aqui está uma visão geral de algumas etapas da licença comercial e dos requisitos de licença para o ajudar a começar:

1. Obter as Licenças Requeridas

  • Licença de Cosmetologista
  • Licença de funcionamento de salão de cabeleireiro
  • Certificado de Ocupação
  • Licenças específicas na indústria da beleza

2. Registe o Seu Salão de Cabeleireiro

  • Obtenha o seu Número de Identificação Fiscal, pode obter este número de 9 dígitos solicitando-o directamente à repartição de finanças local. Mesmo os proprietários de pequenas empresas que não tencionam contratar qualquer outro estilista ou pessoal ainda precisam disto.
  • Verifique os Requisitos de Nome: Vai precisar de um nome de salão para o seu plano de negócios (mais adiante), mas alguns estados também têm requisitos específicos para empresas quando se trata de nomes. Certifique-se de os verificar quando nomear o seu novo salão.

3. Obter Licenças Necessárias

Requisitos para ser proprietario de um salao de cabeleireiro
Requisitos para Ser Proprietário de um Salão de Cabeleireiro

4. Obter Seguro de Salão de Cabeleireiro

O tipo mais comum é chamado seguro de "responsabilidade geral" e protege contra danos à sua propriedade, reclamações feitas contra si, ou por vezes até danos à reputação da sua empresa.

5. Assine um Contrato de Arrendamento

Um advogado pode ajudá-lo a redigir isto, embora existam modelos disponíveis online. Deverá certificar-se de que este está assinado e pronto para ir antes de investir qualquer dinheiro no salão existente ou fazer quaisquer alterações ao local. Se estiver a comprar o espaço, certifique-se de consultar um advogado para fechar a venda.

Quanto Custa Abrir um Salão de Cabeleireiro?

 

1. Licenças e Taxas Legais do Salão de Cabeleireiro

Antes de abrir um salão de cabeleireiro, é necessário orçamentar os custos de:

  • Licenças
  • Certificados
  • Licenças
  • Taxas legais

2. Localização do Salão de Cabeleireiro

  • Depósito de Renda: Isto incluirá o seu primeiro mês de renda, mas também pode incluir um depósito adicional em alguns casos.
  • Encaixe do Salão de Cabeleireiro: O custo de encaixe do salão que deseja variará muito, dependendo do seu gosto, orçamento e da metragem quadrada do próprio local. Não tenha receio de fazer compras e obter múltiplas citações.
  • Móveis: Não só tem de considerar o custo das cadeiras de salão, e lavatórios, mas também mobiliário para a área de recepção do seu salão e salas de descanso, também.
  • Sinalética: É importante ter a placa de salão certa para atrair clientes para o seu negócio. Dito isto, uma placa profissional feita por uma empresa de design gráfico pode começar com várias centenas de dólares, por isso é uma boa ideia fazer compras antes de decidir por uma.

3. Equipamento para Salões de Cabeleireiro

Quanto custa o equipamento do salão?

Os donos de salões de cabeleireiro têm a opção de alugar equipamento ou comprá-lo directamente. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens.

Um conjunto completamente novo de equipamento e ferramentas para salões de cabeleireiro é um custo muito significativo para o qual se precisa de orçamentar. Também pode optar por alugá-lo e pagar taxas mensais.

Muitas empresas irão oferecer-lhe a opção de alugar artigos maiores e mais caros, tais como cadeiras de estilo, secadores de capô e cadeiras de estação de lavagem de costas, mas esteja preparado para fazer compras de artigos mais pequenos, tais como carrinhos, carrinhos e acessórios de serviço.

Quando começar a abastecer-se, tenha em mente que as necessidades do seu salão podem mudar no futuro, por isso vai querer planear não só o que compra agora, mas o que poderá precisar mais tarde.

4. Marketing do Salão de Cabeleireiro

O website do seu salão é uma das ferramentas de marketing mais importantes do seu salão, especialmente se o seu mercado-alvo for mais jovem ou profissional. Tendem a valorizar a conveniência das reservas online e a utilizar as redes sociais para encontrar os serviços que procuram.

Pode criar o website do seu salão utilizando um modelo gratuito online, ou contratar um profissional para o ajudar. Assegure-se de experimentar o software do salão com um construtor de websites gratuito para salões.

Não se esqueça também dos cartões de visita e folhetos. Certifique-se de chegar à comunidade local usando materiais impressos que pode distribuir no seu salão, bem como em empresas locais.

Pode até querer investir num anúncio na rádio ou nos jornais locais.

Custa abrir um salao de cabeleireiro
Quanto Custa Abrir um Salão de Cabeleireiro?

5. Estoque Inicial

O seu stock total varia em função do tamanho e das necessidades de pessoal do seu salão. Quando calcular as necessidades de produtos, certifique-se de incluir também artigos descartáveis que são utilizados em cada serviço, juntamente com produtos de retalho e material profissional.

  • Produtos Profissionais: Estes são a sua "barra traseira": o que os seus estilistas irão utilizar nos clientes, e devem ser inventariados separadamente do stock vendável. O software de salão de cabeleireiro pode ajudá-lo a manter um registo destes.
  • Produtos de Retalho: Rastreie o que vende aos clientes separadamente do seu orçamento de consumíveis. Quanto dinheiro gastará nestes produtos dependerá do seu marketing e dos produtos que escolher, bem como de quaisquer especialidades que o seu salão ofereça (tais como champôs e condicionadores para cabelos encaracolados ou tratamentos para cabelos grisalhos, por exemplo).

Lista de Verificação da Abertura de um Salão de Cabeleireiro

 

Muitas pessoas perguntam como se inicia um salão de cabeleireiro. Tal como em qualquer novo empreendimento comercial, um pouco de planeamento vai muito longe. Aqui estão os passos que pode seguir para ajudar a transformar o seu sonho num negócio de sucesso.

1. Escolha um Modelo de Negócio

Vai aderir a uma franquia (isto vem com muito apoio, mas menos independência), ou vai gerir o seu próprio negócio? Terá também de decidir se vai pagar a sua equipa em comissão ou alugar cabines/espaços a estilistas independentes.

2. Desenvolva o seu Plano de Negócios e Menu de Preços do Salão de Cabeleireiro

Isto ajuda os novos salões a manterem-se dentro do orçamento e dar-lhe-á um roteiro para criar o seu negócio. Inclui um plano de marketing, o seu mercado-alvo, orçamento, e os tipos de produtos/serviços que irá oferecer aos seus clientes. Adicione a isto uma repartição dos seus custos recorrentes básicos como salários do pessoal, seguros, custos de back bar e marketing.

Se quiser saber mais, consulte o nosso posto sobre Metas e Objectivos do Salão de Cabelo.

3. Encontre a Localização Perfeita

Isto dependerá muito da sua marca e mercado alvo. A sua base de clientes será jovem e profissional? Então procure algo perto do centro da cidade ou centro de negócios local. Outros salões podem dar-se bem em bairros acolhedores ou pequenas cidades, se isto se adequar aos seus clientes e marca.

4. Como financiar o New Hair Salon

Não há dinheiro suficiente no arranque é uma das principais razões para que muitos salões falhem. Tente ter pelo menos seis meses em reserva. As fontes de financiamento podem incluir as suas próprias poupanças, ajuda de amigos e familiares, a sua união de crédito local, e empréstimos e subsídios para o arranque da indústria. Certifique-se de que tem um orçamento e planeie pagá-lo de volta, também.

5. Desenvolva a Sua Marca de Salão de Cabeleireiro

A sua marca ajuda a definir o seu negócio e a sua clientela. Inclui tudo, desde o seu logótipo e nome até ao seu website e design de interiores. O Pinterest é uma grande fonte de ideias para começar. Escolha algumas imagens e palavras que definem a sua marca e use-as como inspiração.

Lista de controlo de abertura de salao de cabeleireiro
Lista de Controlo de Abertura de Salão de Cabeleireiro

6. Prepare o Seu Plano de Marketing de Salão de Cabeleireiro

Crie o seu website e as páginas dos meios de comunicação social, escolha um logótipo, e chegue à comunidade. Os seus amigos e família podem ser inestimáveis quando se trata de formar estas ligações com novos clientes.

Assegure-se também de que configura a informação da sua conta Google My Business com fotografias, para que os clientes o possam encontrar no dia da abertura e deixar as revisões depois. O software Hair Salon também facilitará o seguimento com eles e o controlo do conteúdo das revisões.

Para saber mais, consulte o nosso post no Hair Salon Marketing Ideas.

7. Obter Software de Gestão de Salões de Cabeleireiro

Um bom software de salão irá ajudá-lo a optimizar o seu calendário de salões, permitir uma fácil reserva online, gerir a agenda do seu pessoal, efectuar pagamentos, controlar e encomendar inventários, e muito mais, poupando-lhe horas de stress e dinheiro todas as semanas.

8. Escolha o seu Processador de Cartões de Crédito

Diferentes empresas oferecem diferentes equipamentos e tarifas, incluindo sistemas simples baseados em aplicações ou máquinas mais complexas com impressão de recibos. Não tenha medo de fazer compras. Recomendamos que aprenda mais com o nosso post no Processamento de Cartões de Crédito para Salões de Cabelo.

9. Recrutar Pessoal para Salões de Cabeleireiro

Anuncie qualquer vaga e escolha a sua equipa de sonho, depois planeie a sua formação.

10. Escolha os Fornecedores de Produtos

Isto depende muito da sua marca e da sua clientela, por isso escolha uma gama que complemente os seus serviços e visão.

Lista de Equipamento de Salão de Cabeleireiro

 

Isto inclui tudo, desde mobiliário até às ferramentas e tecnologia de que a sua equipa irá necessitar. Comece por fazer uma lista dos itens grandes e pequenos que o seu espaço deve ter, separando "necessidades" de "desejos" de modo a manter-se no orçamento.

Lembre-se, o equipamento pode normalmente ser alugado ou comprado, mas as ferramentas e mobiliário terão provavelmente de ser comprados.

A lista de compras do seu salão deve incluir:

  • Mobiliário: Secretárias de recepção, cadeiras, mobiliário da zona de espera, estações de retrolavagem, cadeiras de salão, expositores de produtos, iluminação, arte de parede, carrinhos, e prateleiras são todos os artigos necessários para colocar nesta lista.
  • Artigos Eléctricos: Estes são os secadores de cabelo, exaustores, coifas, cortadores, lâmpadas de calor, máquinas de lavar, e quaisquer artigos especializados para outros serviços.
  • Ferramentas e Suprimentos: Isto inclui artigos descartáveis como papel de caracóis e luvas, bem como pentes reutilizáveis, escovas, tesouras, garrafas de spray, toalhas, espelhos e aventais.
  • Gestão: Computadores/portáteis para gerir o salão, software de salão para acompanhar a programação, compromissos, inventário, sistema POS, uma caixa registadora, e telefones são todos necessários para o negócio.
  • Segurança: Extintores de incêndio, máscaras, kits de primeiros socorros e higienizador de mãos devem ser todos mantidos à mão.

Se quiser saber mais, consulte o nosso artigo sobre a lista de equipamento de salão.

Possuir um Salão de Cabeleireiro Prós e Contras

 

Os salões são lucrativos? Podem certamente ser, mas operar um salão de sucesso requer também muito trabalho árduo e dedicação.

Embora haja muitas vantagens em possuir o seu próprio negócio de salão, há também algumas desvantagens para as quais terá de estar preparado.

As melhores partes da propriedade de um salão são:

  • Independência: Toma as decisões para orientar o seu negócio, estabelecer o seu próprio horário e manter os lucros.
  • Liberdade Criativa: Desenvolver o negócio dos seus sonhos, aprender competências de gestão e ajudar a alimentar e orientar a sua equipa é simultaneamente gratificante e uma grande experiência de aprendizagem.
  • Oportunidade: Um salão médio pode gerar uma quantidade significativa de receitas anualmente. Se gerir a eficiência do seu salão, pode obter 30-50% de lucro.

Alguns potenciais desafios a ter em conta são:

  • Administração: Desde o acompanhamento da folha de pagamentos e inventário até à actualização dos meios de comunicação social e à preparação para a época fiscal, é difícil assumir todo o trabalho de administração. O software do cabeleireiro pode ajudá-lo a manter-se organizado, optimizar o seu calendário e lidar com a programação e inventário, entre outras coisas, mas terá ainda muitas responsabilidades.
  • Impostos e Necessividades Legais: Será o único responsável final pelo pagamento de impostos, seguros e por assegurar que todas as suas inspecções e papelada estão actualizadas.
  • Perdas: Mesmo as melhores empresas poderão ter os seus dias mais lentos, e terá de estar preparado para isso. É da responsabilidade do proprietário de um salão de cabeleireiro que o pessoal seja pago e que as despesas sejam pagas, mesmo que os lucros sejam temporariamente baixos.

Conclusão

 

Começar o seu próprio salão é um grande passo, mas também pode ser incrivelmente gratificante. A coisa mais importante que pode fazer é investir o seu tempo e esforço em manter-se organizado logo desde o início.

Ferramentas como o software para salões de beleza podem ajudar, e é importante que se prepare fazendo a sua própria pesquisa e preparando as suas listas de verificação antes de começar a fazer quaisquer compras ou a investir qualquer dinheiro.

O planeamento correcto, um orçamento claro e uma estratégia de marketing sólida podem fazer toda a diferença ao abrir um salão.

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