Abertura de Um Salão de Cabeleireiro | Guia Completo para 2025

Abrir um salão de cabeleireiro requer muito trabalho e planeamento, mas começar um novo negócio é também muito divertido e uma grande oportunidade para aprender coisas novas.
Os proprietários de salões de cabeleireiro precisam de estar conscientes da mudança de requisitos para abrir um salão de cabeleireiro, tais como custos, licenciamento e equipamento para novos serviços.
Neste artigo, vamos analisar o processo e os requisitos para iniciar um negócio de salão de cabeleireiro, bem como algumas dicas, sugestões e algumas listas de verificação de tarefas e equipamento para novos donos de salão.
Como empresário, há muitas coisas que terá de preparar ao abrir um salão.
Certifique-se de fazer a sua pesquisa e descubra tudo o que precisa na sua área. É uma boa ideia incluí-las ao iniciar uma lista de verificação de salão e estimar os seus custos de arranque.
Aqui está uma visão geral de algumas etapas da licença comercial e dos requisitos de licença para o ajudar a começar:
O tipo mais comum é chamado seguro de "responsabilidade geral" e protege contra danos à sua propriedade, reclamações feitas contra si, ou por vezes até danos à reputação da sua empresa.
Um advogado pode ajudá-lo a redigir isto, embora existam modelos disponíveis online. Deverá certificar-se de que este está assinado e pronto para ir antes de investir qualquer dinheiro no salão existente ou fazer quaisquer alterações ao local. Se estiver a comprar o espaço, certifique-se de consultar um advogado para fechar a venda.
Antes de abrir um salão de cabeleireiro, é necessário orçamentar os custos de:
Quanto custa o equipamento do salão?
Os donos de salões de cabeleireiro têm a opção de alugar equipamento ou comprá-lo directamente. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens.
Um conjunto completamente novo de equipamento e ferramentas para salões de cabeleireiro é um custo muito significativo para o qual se precisa de orçamentar. Também pode optar por alugá-lo e pagar taxas mensais.
Muitas empresas irão oferecer-lhe a opção de alugar artigos maiores e mais caros, tais como cadeiras de estilo, secadores de capô e cadeiras de estação de lavagem de costas, mas esteja preparado para fazer compras de artigos mais pequenos, tais como carrinhos, carrinhos e acessórios de serviço.
Quando começar a abastecer-se, tenha em mente que as necessidades do seu salão podem mudar no futuro, por isso vai querer planear não só o que compra agora, mas o que poderá precisar mais tarde.
O website do seu salão é uma das ferramentas de marketing mais importantes do seu salão, especialmente se o seu mercado-alvo for mais jovem ou profissional. Tendem a valorizar a conveniência das reservas online e a utilizar as redes sociais para encontrar os serviços que procuram.
Pode criar o website do seu salão utilizando um modelo gratuito online, ou contratar um profissional para o ajudar. Assegure-se de experimentar o software do salão com um construtor de websites gratuito para salões.
Não se esqueça também dos cartões de visita e folhetos. Certifique-se de chegar à comunidade local usando materiais impressos que pode distribuir no seu salão, bem como em empresas locais.
Pode até querer investir num anúncio na rádio ou nos jornais locais.
O seu stock total varia em função do tamanho e das necessidades de pessoal do seu salão. Quando calcular as necessidades de produtos, certifique-se de incluir também artigos descartáveis que são utilizados em cada serviço, juntamente com produtos de retalho e material profissional.
Muitas pessoas perguntam como se inicia um salão de cabeleireiro. Tal como em qualquer novo empreendimento comercial, um pouco de planeamento vai muito longe. Aqui estão os passos que pode seguir para ajudar a transformar o seu sonho num negócio de sucesso.
Vai aderir a uma franquia (isto vem com muito apoio, mas menos independência), ou vai gerir o seu próprio negócio? Terá também de decidir se vai pagar a sua equipa em comissão ou alugar cabines/espaços a estilistas independentes.
Isto ajuda os novos salões a manterem-se dentro do orçamento e dar-lhe-á um roteiro para criar o seu negócio. Inclui um plano de marketing, o seu mercado-alvo, orçamento, e os tipos de produtos/serviços que irá oferecer aos seus clientes. Adicione a isto uma repartição dos seus custos recorrentes básicos como salários do pessoal, seguros, custos de back bar e marketing.
Se quiser saber mais, consulte o nosso posto sobre Metas e Objectivos do Salão de Cabelo.
Isto dependerá muito da sua marca e mercado alvo. A sua base de clientes será jovem e profissional? Então procure algo perto do centro da cidade ou centro de negócios local. Outros salões podem dar-se bem em bairros acolhedores ou pequenas cidades, se isto se adequar aos seus clientes e marca.
Não há dinheiro suficiente no arranque é uma das principais razões para que muitos salões falhem. Tente ter pelo menos seis meses em reserva. As fontes de financiamento podem incluir as suas próprias poupanças, ajuda de amigos e familiares, a sua união de crédito local, e empréstimos e subsídios para o arranque da indústria. Certifique-se de que tem um orçamento e planeie pagá-lo de volta, também.
A sua marca ajuda a definir o seu negócio e a sua clientela. Inclui tudo, desde o seu logótipo e nome até ao seu website e design de interiores. O Pinterest é uma grande fonte de ideias para começar. Escolha algumas imagens e palavras que definem a sua marca e use-as como inspiração.
Crie o seu website e as páginas dos meios de comunicação social, escolha um logótipo, e chegue à comunidade. Os seus amigos e família podem ser inestimáveis quando se trata de formar estas ligações com novos clientes.
Assegure-se também de que configura a informação da sua conta Google My Business com fotografias, para que os clientes o possam encontrar no dia da abertura e deixar as revisões depois. O software Hair Salon também facilitará o seguimento com eles e o controlo do conteúdo das revisões.
Para saber mais, consulte o nosso post no Hair Salon Marketing Ideas.
Um bom software de salão irá ajudá-lo a optimizar o seu calendário de salões, permitir uma fácil reserva online, gerir a agenda do seu pessoal, efectuar pagamentos, controlar e encomendar inventários, e muito mais, poupando-lhe horas de stress e dinheiro todas as semanas.
Diferentes empresas oferecem diferentes equipamentos e tarifas, incluindo sistemas simples baseados em aplicações ou máquinas mais complexas com impressão de recibos. Não tenha medo de fazer compras. Recomendamos que aprenda mais com o nosso post no Processamento de Cartões de Crédito para Salões de Cabelo.
Anuncie qualquer vaga e escolha a sua equipa de sonho, depois planeie a sua formação.
Isto depende muito da sua marca e da sua clientela, por isso escolha uma gama que complemente os seus serviços e visão.
Isto inclui tudo, desde mobiliário até às ferramentas e tecnologia de que a sua equipa irá necessitar. Comece por fazer uma lista dos itens grandes e pequenos que o seu espaço deve ter, separando "necessidades" de "desejos" de modo a manter-se no orçamento.
Lembre-se, o equipamento pode normalmente ser alugado ou comprado, mas as ferramentas e mobiliário terão provavelmente de ser comprados.
A lista de compras do seu salão deve incluir:
Se quiser saber mais, consulte o nosso artigo sobre a lista de equipamento de salão.
Os salões são lucrativos? Podem certamente ser, mas operar um salão de sucesso requer também muito trabalho árduo e dedicação.
Embora haja muitas vantagens em possuir o seu próprio negócio de salão, há também algumas desvantagens para as quais terá de estar preparado.
As melhores partes da propriedade de um salão são:
Alguns potenciais desafios a ter em conta são:
Começar o seu próprio salão é um grande passo, mas também pode ser incrivelmente gratificante. A coisa mais importante que pode fazer é investir o seu tempo e esforço em manter-se organizado logo desde o início.
Ferramentas como o software para salões de beleza podem ajudar, e é importante que se prepare fazendo a sua própria pesquisa e preparando as suas listas de verificação antes de começar a fazer quaisquer compras ou a investir qualquer dinheiro.
O planeamento correcto, um orçamento claro e uma estratégia de marketing sólida podem fazer toda a diferença ao abrir um salão.