Uma das coisas mais importantes que os donos de salões podem fazer é criar um website de salão que reflicta a sua marca única de salão e facilite a sua localização pelos clientes. Vamos dar uma vista de olhos às diferentes opções disponíveis.
O Que Vai Aprender
Analisaremos o que precisa de saber para tomar uma decisão informada entre a utilização de um construtor moderno de websites de salão e uma agência, mais o processo e o custo da criação de um website de negócios.
Como Decidir Entre Salon Website Builder vs Agência?
Se foi inspirado por outros websites de salões e está pronto para lançar o seu próprio, pode estar a pensar se é melhor fazer o trabalho por si próprio usando um modelo de website de salão ou contratar uma agência de web design para o ajudar com isto.
Ambos têm as suas vantagens e desvantagens, e muito se resume à quantidade de pesquisa que está disposto a fazer e à extensão da sua própria experiência profissional.
Vejamos os prós e os contras de cada abordagem:
Construtor de Websites de Salão de Cabeleireiro Prós e Contras
Construtores de Websites de Salão:
Esta é uma abordagem de bricolage que lhe permite construir o seu próprio site de salão sem precisar de qualquer capacidade de codificação ou de web design. Pode escolher um construtor de sítios que satisfaça as necessidades do seu negócio de salão, e depois adicionar todos os detalhes importantes aos seus modelos de sítios web.
Eles fornecem o modelo do website do salão de cabeleireiro pronto a usar, e basta inserir o texto que deseja, depois arrastar e largar tudo para o novo layout do website.
Prós:
Baixo custo:fazer o seu próprio website é mais barato do que contratar um profissional, e as subscrições a estes serviços são normalmente muito acessíveis.
Fácil de usar: estes modelos de website têm uma interface muito fácil de usar, e pode integrá-lo rapidamente com o seu software de salão e contas de redes sociais
Rápido: pode criar o seu website rapidamente se estiver ansioso por atingir potenciais clientes (pense durante a noite, se necessário), enquanto que trabalhar com um web designer profissional leva mais tempo. Também pode utilizar o editor do website para fazer alterações rápidas mais tarde, se necessário.
Contras:
Flexibilidade limitada: utilizar um modelo de sítio web significa que poderá não ser capaz de fazer tudo o que o seu lado criativo quer fazer, o que pode ser frustrante se tiver algo específico em mente.
SEO mais baixo: a menos que esteja familiarizado com a codificação, terá de confiar no modelo da empresa, o que significa que não pode adicionar etiquetas e termos SEO. Isto limitará a sua capacidade de alcançar potenciais clientes através do Google e outros motores de busca.
Não o proprietário: não será proprietário do código utilizado para fazer o conteúdo do site, e é provável que o seu novo site não funcione sem o software do construtor do site. Provavelmente também terá de lidar com anúncios se estiver a utilizar um construtor de websites de salão gratuito.
Desenvolvedor do Website do Salão de Cabeleireiro Prós e Contras
Desenvolvedor de Website/ Agência Profissional de Websites
Se decidir contratar um programador de websites profissional experiente, muito provavelmente obterá o que está a pagar - resultados personalizados, de aspecto profissional e atenção personalizada. Afinal, o seu trabalho é ouvir as necessidades de um cliente e criar websites profissionais que tenham bom aspecto.
Basta ter a certeza de escolher alguém experiente, cujo estilo lhe agrade. É sempre uma boa ideia pedir alguns exemplos, verificar a sua carteira e ler as opiniões dos clientes antes de os contratar.
Prós:
Um Design Personalizado: eles consultam-no e criam um website à medida das necessidades do seu salão, com as características que você deseja.
Bom SEO: estes profissionais estão familiarizados com motores de busca como o Google, compreendem a importância das etiquetas SEO e assegurar-se-ão de optimizar a funcionalidade do seu site para que este tenha uma classificação superior nos resultados dos motores de busca.
Você é o Proprietário: é proprietário do nome de domínio e é livre de alterar a codificação do site mais tarde ou movê-lo para outro servidor sem ter de se preocupar em recomeçar do zero com outro modelo.
Contras:
Caro: contratar um profissional para executar quaisquer serviços apenas custa mais do que fazê-lo você mesmo, o que pode ser um problema se estiver com um orçamento ou apenas a começar a trabalhar.
Oportunamente: um programador web profissional vai precisar de mais tempo para aprender sobre as necessidades do seu salão, programar o website e obter tudo o que é certo para si. Se os seus serviços forem procurados, poderão até já ter uma lista de espera de clientes.
Mais difícil de mudar mais tarde: lembra-se do que dissemos sobre a codificação? Se quiser alterar alguma das funcionalidades do seu website ou adicionar novas funcionalidades, provavelmente precisará de contratar alguém para o ajudar, uma vez que está a construir um website e não a utilizar um modelo pré-fabricado.
Lista de Verificação do Conteúdo do Website do Salão de Cabeleireiro
Como Criar um Website de Salão?
Verificar o website do seu salão de cabeleireiro é provavelmente a primeira interacção que potenciais clientes têm com o seu negócio, por isso tem de causar uma grande impressão neles.
O design de um website de salão de cabeleireiro sem brilho ou com um cabelo desgrenhado pode desiludi-los ou confundi-los, o que significa que não marcarão consultas consigo.
Mas como se constrói um website deslumbrante para o seu salão?
Não podemos dizer-lhe exactamente qual deve ser a estética da sua marca, mas elaborámos este guia passo a passo sobre como criar um website perfeito para o seu salão.
1. Escolha um Nome de Domínio Único, Disponível, e Relevante
Escolha algo que seja fácil de lembrar, único, relevante e acima de tudo... Disponível!
Certifique-se de que o seu nome de domínio está ligado ao nome do seu salão, para que os clientes façam a ligação.
Mantenha tudo consistente online para evitar confusões, mantendo nomes de domínio semelhantes ou relacionados com os seus nomes de página FaceBook, Instagram, e Ticktock.
2. Escolha um Construtor de Website
Considere o seu orçamento - tem dinheiro para contratar um programador profissional ou é melhor usar modelos de editor de websites baratos ou gratuitos?
Pense nas necessidades do seu salão - quer mostrar muitas fotografias do trabalho dos estilistas, os seus clientes podem utilizar uma funcionalidade de reserva online, e quer vender produtos de retalho online, etc.?
Considere utilizar software de salão com um construtor de websites para tirar o máximo partido do seu negócio e optimizar tudo de uma só vez. Esta é uma óptima opção, de fácil utilização para os donos de salões que procuram poupar tanto tempo como dinheiro.
3. Seleccione e Personalize o Modelo de Design do Seu Website
Utilize um modelo, mas crie características de websites de salões de beleza que aparecem ao adicionar os seus próprios toques especiais (especialmente quando trabalha em websites de mercado)
Pesquisar sites de salões de cabeleireiro para Inspiração - verificar exemplos de sites de salões de cabeleireiro em linha para ver o que cada empresa está a fazer bem pode ajudar a dar-lhe uma ideia do que quer do seu próprio site.
Veja os resultados do nosso concurso Hair Salon Website Awards para alguns grandes exemplos!
Faça com que o seu website reflicta a marca do seu salão
Certifique-se de utilizar o esquema de cores da sua marca de salão.
Escolher/jogar com fontes (mas não demasiadas) - tente ficar com três fontes diferentes, no máximo. Pode usar texto em negrito e itálico para distinguir entre cabeçalhos, texto e destaques, se necessário.
Adicione / Desenhe o seu logótipo de salão - precisará de algo que destaque o seu salão e que seja fácil de lembrar para os clientes.
Adicionar Imagens e Vídeos - tente captar a originalidade e a sensação da marca do seu salão. Ter imagens e vídeos de alta qualidade da sua equipa que mostrem as suas capacidades fará uma enorme diferença no seu marketing online.
Resista à tentação de confiar em fotografias de stock. Considere contratar um fotógrafo profissional para retratos do pessoal e fotografias de interiores do salão.
Make It Mobile Friendly e Fast- a maioria dos clientes olhará para o website do seu salão nos seus dispositivos móveis, por isso vai querer uma versão móvel que seja fácil de usar e carregue rapidamente.
Ponha Clareza e Usabilidade sobre o Visual - se o website do seu salão tiver muitas fotografias e parecer óptimo mas for confuso ou difícil de navegar, os potenciais clientes ficarão frustrados.
4. Adicionar Conteúdo ao Website do Seu Salão
Trabalhe na estrutura certa para o seu website e certifique-se de que tem tudo o que os seus clientes precisam ao seu alcance.
"Reserve Agora" com um Botão de Chamada Clara para Acção - dê às pessoas a opção de marcar uma consulta para os serviços assim que visitarem a página. Isto é fundamental para conseguir mais negócios. Sem rolar ou tentar descobrir como fazê-lo, apenas um botão de fácil utilização que os leva directamente para a Página de Marcação.
Funcionalidade de Reservas Online - facilitar as reservas online com reservas ao vivo 24/7 e a capacidade de processar pagamentos, aceitar depósitos e até encomendar produtos online.
Home Page - esta é a primeira impressão do seu salão (por isso, faça-a uma grande impressão). Use uma imagem de cabeçalho, algum texto curto - não mais de 100 palavras, e um painel de navegação. O texto deve ser acessível aos visitantes sem ter de percorrer a página.
Sobre nós - o "Quem". Apresente a história do seu salão, declaração de missão, valores, pessoal e tudo o mais que torna o seu salão especial.
Comentários - o "Porquê". Inclua testemunhos de clientes sobre o seu negócio, pessoal e serviços, e talvez até um link para as suas resenhas do Google my Business.
Contacte-nos - o "Quando" e o "Onde". Facilite o contacto fornecendo a localização do seu salão, direcções, detalhes de contacto e horários comerciais na sua página de contactos.
Serviços & Preços Página - inclua os nomes dos serviços do seu salão, uma breve descrição, a duração e os preços.
Página do pessoal do salão - Faça brilhar a sua equipa utilizando imagens profissionais e uma descrição (pode pedir-lhes que escrevam uma breve introdução com alguns detalhes pessoais, tais como passatempos, também). Isto irá apelar a novos clientes.
Galeria Página - inclua fotografias de salão e fotografias que mostrem uma variedade do trabalho do seu pessoal para conquistar novos clientes e inspirá-los a reservar.
Pagina de Políticas - isto precisa de incluir as políticas de reserva, cancelamento e privacidade do seu salão para fácil referência.
5. Promover o Website do Seu Salão Online
Visibilidade dos motores de busca - deve preocupar-se com a optimização dos motores de busca do seu salão (SEO) e SEO local porque estes têm um grande impacto na facilidade de encontrar o seu negócio online.
Se estiver a trabalhar com um programador, eles podem adicionar etiquetas para ajudar na optimização dos motores de busca durante o processo de programação.
Utilize Google My Business e promova o seu salão nas redes sociais. Certifique-se de que tem uma página FaceBook, Instagram ou TickTok configurada e crie um link para o website do seu salão.
Adicione novos clientes à sua página FaceBook e à lista de marketing por e-mail ou newsletter do seu salão.
Promova a sua Marca Pessoal - publique frequentemente online, actualize frequentemente as páginas de redes sociais do seu salão e adicione novos conteúdos para continuar a alcançar novos clientes.
Quanto Custa criar e gerir um Website para um Salão?
Múltiplos factores podem ter impacto sobre quanto custa criar e gerir o website do seu salão. Alguns destes são custos únicos (como contratar um profissional para conceber e construir o site), e outros são recorrentes (como alugar um nome de domínio). Vamos dar uma vista de olhos a cada um deles com mais detalhe:
Custos de Agência e Manutenção - contratar uma agência profissional de web design pode custar-lhe $15.000 ou mais, dependendo do nível de detalhe e do trabalho envolvido na construção do website do seu salão. A manutenção de rotina do site pode começar por cerca de $35 por mês, mas também pode ficar muito mais cara, dependendo do que for necessário.
Construtor de Sítios Web - estes são mais baratos, uma vez que é você próprio a fazer a maior parte do trabalho. Os que têm anúncios neles podem ser gratuitos, mas se quiser comprar acesso a um anúncio gratuito, normalmente são apenas algumas centenas de dólares.
Design - os web designers costumam cobrar muito pelo seu tempo. Espere pagar pelo menos 75 dólares por hora pelos serviços de um profissional.
Criação - isto pode incluir tudo, desde encontrar o web designer certo (ou fazê-lo você mesmo), até à colocação de tempo e pesquisa para descobrir qual é o seu alvo demográfico, se estiver apenas a começar como salão.
Alojamento - o alojamento partilhado pode custar apenas alguns dólares por mês, e é bom para websites sem muito tráfego. Pagar por um servidor dedicado (a opção mais rápida e mais cara) pode custar muito mais, com planos a partir de mais de 100 dólares por mês.
SEO - algumas empresas gastam mais de $500 por mês mantendo os seus serviços de SEO actualizados, mas o custo inicial de adicionar etiquetas SEO pode normalmente ser incluído na taxa global que um criador de websites cobra quando instala tudo.
Visual - isto inclui a contratação de um designer gráfico para criar o logótipo do seu salão e de um fotógrafo para tirar e fotografias para o site. Assegure-se de fazer compras e ver o que está disponível na sua área e obter múltiplas cotações de preços antes de decidir por uma.
Conclusão
No mundo actual de ritmo rápido e digital, abrir um salão de cabeleireiro significa estabelecer uma presença online. Isto também é verdade para os donos de salões com negócios de tijolos e argamassa - se ainda não tem um website para o seu salão, é mais importante do que nunca que tenha um.
Ter um website para o seu negócio de salão irá ajudá-lo a expandir a sua base de clientes, fazer reservas online e comunicar facilmente com os clientes existentes.
Pode ser um desafio criar um website para o salão que pareça óptimo e faça tudo o que precisa de fazer, mas com um pouco de tempo e esforço) e talvez alguma ajuda de um profissional, estará pronto para ir.
Bartek Kulasza crea contenuti incentrati su una gestione aziendale efficiente basata su strategie di marketing e di vendita, sulla stesura di bilanci e relazioni e sull'ottimizzazione delle operazioni aziendali quotidiane utilizzando il software per saloni e le prenotazioni online.