Guia Completo das Despesas de Salão de Cabeleireiro para 2025

Quer seja gerente de salão ou proprietário de uma pequena empresa, manter um olho nas despesas do salão nunca está longe da sua mente. Para além dos itens óbvios, como equipamento e aluguer de salões, os proprietários e gestores de salões precisam de pensar nas despesas médias mensais que surgem nas operações do dia-a-dia.
Vamos rever algumas despesas comuns de salão que deve planear, e o que pode fazer para as minimizar ou eliminar.
O termo "Cabeleireiro" cobre uma variedade de despesas, e normalmente inclui coisas como o equipamento do seu salão, inventário de produtos, e os fornecimentos que os seus estilistas usam - incluindo a cor do cabelo ou produtos de penteado. Cobre também as suas despesas financeiras, tais como salários do pessoal, quaisquer impostos que pague, manutenção e seguro comercial para o seu salão. Estas são todas as coisas que terá de compreender e acompanhar para poder manter o controlo dos seus custos gerais.
Agora, vamos ver todos estes itens com um pouco mais de detalhe.
As despesas do salão de cabeleireiro podem ser divididas em duas categorias: Despesas Recorrentes e Despesas Ocasionais. Embora seja importante estar atento às despesas ocasionais de um salão de cabeleireiro, nem sempre é possível prever exactamente quais serão essas despesas, ou como irão afectar as suas margens de lucro. As despesas recorrentes, no entanto, podem e devem ser contabilizadas. São os custos médios que têm de ser pagos todos os meses, pelo que terá uma boa ideia de como cada despesa recorrente irá afectar os seus lucros de receitas e resultados.
Vamos começar com uma repartição das despesas recorrentes. As despesas recorrentes são os custos que pode esperar pagar regularmente, geralmente todos os meses. Estes custos são mais fáceis de orçamentar, especialmente se utilizar software de salão para acompanhar as despesas do seu negócio num só local.
As pessoas perguntam frequentemente "Qual é a maior despesa na operação de um salão"? A resposta é geralmente salários, especialmente se se tiver muito pessoal. Mantenha-se a par dos seus custos salariais.
Estes custos irão variar, dependendo da localização da sua empresa. Certifique-se e faça alguma pesquisa sobre o que é necessário na sua área e reserve algum dinheiro para cobrir estes custos.
Se ainda estiver a escolher um local de negócio de salão, verifique online os preços médios de aluguer na sua área. Estes dependerão muito da localização. As empresas pagam normalmente alugueres mais elevados do que as propriedades residenciais, por isso é importante manter-se informado e ter um montante em dólares em mente quando planear o orçamento do seu salão. Se for capaz de poupar no aluguer, isto adicionará muito mais dinheiro ao seu rendimento global, reduzindo as despesas gerais.
As licenças comerciais são necessárias, mas variam em função da sua cidade.
Provavelmente precisará de inspecções e certificados de saúde e segurança. Em alguns locais, será livre de vender a retalho produtos relacionados com o seu salão, mas em outros locais, terá de pagar uma licença. Verifique o website do seu estado e o website da sua cidade para ver o que é necessário.
O mais provável é que acabe por querer investir em alguma educação, formação ou desenvolvimento profissional adicional para cada estilista na sua empresa. Os salões de cabeleireiro procuram frequentemente novas formações para se manterem actualizados com as últimas tendências ou técnicas de serviços de beleza. A indústria da beleza está sempre a mudar, e isto significa que as empresas precisam de se manter actualizadas. A educação é fundamental aqui. Um novo curso de formação ou licença não será gratuito, mas se os donos dos salões trabalharem com cada empregado e escolherem cuidadosamente, os lucros a longo prazo dos investimentos em educação irão acrescentar muito às suas receitas e aumentar o rendimento mensal do seu salão. Além disso, é uma óptima forma de fidelizar os funcionários.
Estes sistemas variam em custo, dependendo das necessidades dos seus salões. Decida exactamente que métricas quer seguir (por exemplo, quer saber quando o seu stock de produtos deve ser reordenado, que compromissos estão a surgir, ou quanto rendimento cada estilista tem gerado, até agora)? Quando souber isto, poderá encontrar algo que se adapte às suas necessidades. Um sistema POS é importante para processar transacções, mas lembre-se que também pode precisar de equipamento específico (como iPads, se utilizar wifi), e papel de recibo.
Independentemente dos serviços que oferecem, ou da indústria em que se inserem, todas as empresas têm de pagar pelos serviços de utilidade pública. Todos os salões de cabeleireiro precisam de electricidade, água e calor, claro. Por isso, é uma boa ideia procurar os custos médios para estes serviços na sua área.
Além disso, terá de considerar o custo do serviço de Internet e de uma linha telefónica. Uma ligação fiável à Internet é importante para coisas como processar pagamentos, manter a presença nos meios de comunicação social do seu salão e fazer qualquer tipo de marketing online.
Quando iniciar o seu negócio de salão, deverá ter material de beleza suficiente e ferramentas básicas prontas a utilizar por cada empregado. Lembre-se de incluir estes custos empresariais no seu orçamento mensal de custos/ despesas. Os materiais de restauração de um salão incluem tipicamente champôs, higienizadores, condicionadores, produtos de estilo e quaisquer produtos químicos utilizados durante os serviços (tais como solução permanente e cor de cabelo). Se também gerir um salão de unhas, também vai querer orçamentar o custo de polimentos especiais e produtos de manicure.
Este não é o stock que os seus empregados utilizam nos clientes, é o seu fornecimento de produtos de retalho. Uma grande quantidade das receitas de um salão provém da venda de produtos, por isso é importante ter inventário suficiente pronto para os seus empregados fazerem vendas adicionais e recomendações.
Actualmente, o aluguer é uma das formas mais populares de aquisição de equipamento. Em vez de pagar na totalidade ou de o colocar a crédito, estabelecerá um pagamento mensal fixo para o custo do seu equipamento. No final do período de aluguer, o seu negócio terá normalmente a opção de pagar o montante final e ser proprietário do equipamento, ou renovar o seu aluguer com o equipamento mais recente, cortando quaisquer preocupações de manutenção e mantendo o seu salão na vanguarda da indústria da beleza.
As taxas de processamento do cartão de crédito podem variar um pouco, dependendo do seu fornecedor. A taxa média que irá encontrar é cerca de 1,5% a 2,7%, mas tenha cuidado. Algumas empresas irão cobrar até 3% ou mais. Como proprietário ou gerente de salão, não se esqueça de fazer a sua pesquisa. Estas taxas aparentemente pequenas podem rapidamente consumir as suas receitas.
As despesas mensais de marketing do salão de cabeleireiro variam muito, dependendo da sua estratégia comercial e das ferramentas que utiliza. Uma campanha de marketing por e-mail ou um boletim informativo de um salão pode ser bastante barata, especialmente se tiver um funcionário que possa ajudar com isto. O custo de colocar um anúncio online ou impresso, particularmente se contratar um profissional para o fazer, pode ser muito caro.
O seguro comercial não será a sua maior despesa geral, mas é uma despesa importante. O seguro não é apenas uma boa ideia, é uma necessidade legal, e pode ser uma despesa significativa para si. Faça a sua pesquisa e veja quais os fornecedores que preenchem as suas necessidades, e certifique-se de comparar as citações.
Custos de Abertura de Salão de Cabelo - As despesas de arranque do Salão de Cabelo incluirão coisas como a contratação de estilistas e pessoal, limpeza e reequipamento da sua nova localização, e despesas de publicidade para o seu novo negócio.
Se decidir não alugar equipamento, terá de o adquirir.
Isto dependerá muito do tipo de negócio de salão.
Trata-se exclusivamente de um salão de cabeleireiro? O seu negócio fornece às clientes serviços de cuidado das unhas ou quaisquer outros serviços especializados de beleza, tais como bronzeamento, depilação ou serviços de spa?
Todas estas são despesas relacionadas que podem contribuir para o seu custo de equipamento básico.
Um salão bem concebido com uma decoração que se destaque é importante se se quiser ser competitivo e gerar mais rendimento. Por exemplo, um salão tem mais probabilidades de ser um sucesso se se sentir aberto e acolhedor, não desorganizado ou datado. É importante orçamentar para isso quando se abre um novo salão. Além disso, considere reservar uma parte dos seus lucros em cada mês para futuras melhorias ou actualizações.
Este é um dos grandes. Não é grande em termos de despesas; é apenas muito importante. Este é um bom momento para se ser criativo e fazer compras. A boa sinalização pode ser surpreendentemente barata, se se fizer compras com cuidado. Dito isto, uma sinalização feita profissionalmente também pode custar várias centenas de dólares, dependendo das suas necessidades.
Ter uma presença online é a chave do sucesso como salão de cabeleireiro, hoje em dia.
Considere investir um pouco de dinheiro num website de salão. Isto não tem de ser caro, embora se possa contratar um web designer profissional se se quiser lucrar com esse "factor uau". Também não há problema em começar com algo mais simples, como um modelo online.
Estes são tudo, desde o dinheiro flutuante na caixa até qualquer quantia em dólares que necessite de gastar em emergências aleatórias. É uma boa ideia ter pelo menos 500 dólares postos de lado para pagar coisas inesperadas.
Tenha reuniões regulares e fale com o seu pessoal. Certifique-se de que se sentem à vontade para se queixarem de qualquer coisa relacionada com o salão que considerem inconveniente ou problemático. Uma vez que estão na linha da frente, os funcionários irão muitas vezes notar primeiro as despesas improdutivas. Mostre que está do lado deles e que valoriza a sua contribuição, depois desenvolva um plano para enfrentar as maiores despesas, primeiro. Ficará surpreendido com a quantidade de tempo e dinheiro que poupará. Terá também um pessoal mais feliz e clientes mais felizes.
Um bom software de salão de cabeleireiro e um sistema de POS poupar-lhe-ão tempo e dinheiro, porque irão acompanhar e registar transacções à medida que estas acontecem. Isto é especialmente útil para processar transacções online e pagamentos com cartão de crédito para o seu salão. Falando por experiência, os benefícios do software do salão superam em muito os custos, devido ao tempo que poupará. Isto é importante para o sucesso do seu negócio e para a sua própria saúde mental. Pode definir horários, fazer marcações, verificar o seu stock de produtos e ver quais os estilistas que estão a atingir os seus alvos, tudo num só local. Isto reduzirá muito o stress das operações comerciais diárias e ajudá-lo-á a concentrar-se mais na sua clientela.
Os produtos não vendidos ou expirados não lhe darão lucro. É importante ter stock suficiente para as vendas e necessidades do salão. Por outro lado, os produtos ocupam espaço. Demasiada confusão pode parecer pouco profissional e comprometer a segurança dos salões. É um equilíbrio de que precisa de ter cuidado. Certifique-se de seguir este inventário e enchê-lo apenas quando necessário, para evitar ocupar espaço (que pode encher-se rapidamente num salão movimentado) ou criar desperdício. Produtos desperdiçados ou excedentes de stock podem facilmente comer nas suas margens de lucro. Pense em investir em algum software de salão para rastrear produtos em movimento rápido e ajudar a gerir as suas encomendas. Pode mesmo criar encomendas inteligentes, quando o stock atingir níveis mínimos. Isto irá maximizar a sua relação lucro/despesa e eliminar desperdícios desnecessários.
Pode utilizar software de agendamento para evitar lacunas entre marcações, enviar confirmações automáticas e lembretes, e preencher qualquer tempo de inactividade no seu salão. Isto também libertará o seu pessoal para tratar de outras tarefas.
Quando o seu pessoal não estiver ocupado com clientes, certifique-se de que estão a limpar, a fazer encomendas de stock, a colocar conteúdos nas redes sociais do salão ou a ajudar com outras tarefas diárias.
A longo prazo, todos lucrarão com isto. Idealmente, todos os seus funcionários sabem como executar cada serviço, trabalhar a caixa ou adicionar ao website do salão. Depois, qualquer pessoa pode preencher onde for necessário e não terá de ter excesso de pessoal. Além disso, ganharão uma experiência valiosa para os seus currículos.
Lembre-se, o recrutamento e a formação custam dinheiro. Se conseguir manter os seus melhores/mais populares estilistas, também irá reter os clientes (e rendimentos) que eles trazem consigo. A chave aqui é ter uma boa comunicação. Assegure-se de que tem uma boa relação com cada estilista e mantenha o ambiente de trabalho positivo.
Precisa realmente de tantos recepcionistas? E alguém cujo trabalho consiste apenas em gerir a sala de armazenagem e as encomendas? O software de programação e gestão de salões de cabeleireiro pode eliminar a necessidade desta grande ajuda extra. Pode aceder facilmente a números para encomendar produtos e equilibrar os seus livros. Muitos clientes mais jovens também preferem marcar consultas on-line no seu próprio tempo, e isto facilita-lhes a vida.
Faça a sua investigação e saiba quanto custam as coisas. Verifique se existem descontos por grosso em produtos ou planos de benefícios que os fornecedores ofereçam. Saiba que despesas pode reclamar no seu imposto sobre o rendimento, mais tarde.
Evitar a desordem ou o desperdício de espaço. Parece pouco profissional e pode tornar-se um risco para a segurança. Além disso, certifique-se também de maximizar cada espaço de serviço. Uma boa regra geral é ter um backwash para cada três estações de serviço.
Coisas como o marketing por e-mail, programas de fidelidade em salões e o encorajamento de revisões de clientes são uma forma eficaz e barata de aumentar as suas margens de lucro. Também podem ser criados incentivos para a indicação de clientes. Claro, tudo isto pode ser facilmente gerido utilizando software de marketing de salão.
Combinadas com uma folha de cálculo de despesas de salão, estas ferramentas ajudá-lo-ão a manter-se atento e a manter-se actualizado sobre as suas despesas. Poderá acompanhar as receitas e despesas ao longo do tempo e ver onde está a gastar mais. Depois, poderá fazer quaisquer ajustes ou eliminar despesas desnecessárias.
O orçamento do salão de cabeleireiro que criar deve incluir os custos financeiros, bem como quaisquer compras. Isto começa com o aluguer do local, quaisquer taxas de licença comercial exigidas no seu estado ou província, bem como os salários e a folha de pagamentos dos funcionários. Também deverá ter em conta os impostos. Ponha sempre dinheiro de parte para os impostos, quando estiver a calcular o lucro. Isto irá poupar-lhe de se preocupar com muitas das taxas, mais tarde. Considere contratar um profissional para o ajudar a registar os seus impostos e rever as contas dos seus salões, mesmo que prefira fazer a sua própria contabilidade.
Também recomendamos o nosso posto em Como Escrever Um Plano de Negócios para Salão de Cabeleireiro.
Dirigir um salão de cabeleireiro não é barato. Dito isto, os donos e gestores de salões podem obter um lucro saudável se forem inteligentes e utilizarem bem os seus recursos.
O truque é estar atento e eliminar o desperdício: desperdício de tempo, desperdício de produtos e desperdício de esforço. Todas estas coisas têm um valor em dólares.
As despesas do salão de cabeleireiro podem ser bem geridas. Se orçamentar cuidadosamente e comunicar bem com os seus clientes e pessoal, é fácil ficar em cima deles.