Ideias do Programa de Fidelização do Salão para Manter os Clientes de Volta

Está à procura de ideias para o programa de fidelidade do salão que possam fazer do seu salão um sucesso?

Devido à forte concorrência na indústria da beleza, conseguir e manter os clientes existentes no seu salão nunca é fácil. Mas não é impossível.

Para facilitar o seu trabalho, um programa de lealdade no salão será útil. Este programa será vantajoso tanto para si como para os seus clientes. Não só garantirá que os seus clientes habituais se mantenham fiéis, mas também ajudará a trazer novos clientes, sem adoptar estratégias de marketing dispendiosas.

O Que Vai Aprender neste Artigo?

O artigo destaca os benefícios de um programa de lealdade em salão. Também dá dicas sobre como criar um programa de sucesso que irá gerar resultados positivos.

Saltar para a Secção que lhe Agrada

  1. O que é um Programa de Fidelidade?
  2. Benefícios dos Programas de Fidelização para o Seu Salão
  3. Elementos-Chave de Programas de Fidelização de Salão de Sucesso
  4. Ideias do Programa de Fidelização de Salão Top
  5. Conclusão

O que é um Programa de Fidelidade?

 

Um programa de lealdade é um sistema criado por uma empresa para recompensar os seus clientes fiéis.

Os programas de fidelização estão entre os esforços de marketing de salão de maior sucesso e podem ser uma grande ferramenta para o seu negócio, mas apenas quando bem implementados. Estes programas de fidelização evoluem dia após dia, e pode utilizá-los para obter clientes repetidos, repetidamente. Destinam-se a levar os clientes a um salão em vez de os deixar ir depois de uma ou poucas visitas.

Lembre-se, os clientes, ficarão com um prestador de serviços que cumpra os seus objectivos. É por isso que é preciso ser inteligente ao adoptar um programa de fidelidade com o qual os clientes se sintam felizes.

Há vários tipos de programas de fidelidade que os donos de salões podem adoptar, tais como um programa baseado em pontos, cashback, e cartões perfurados de recompensas.

Baseado em Pontos

No programa c, os clientes ganham pontos cada vez que compram um produto ou recebem serviços de salão. Os pontos são resgatáveis ao atingir um determinado número.

Cashback

No programa de cashback, uma percentagem do que um cliente gasta é-lhes devolvida, e podem gastá-la na sua próxima visita.

Cartão de Soco

No programa de cartões perfurados, é feito um furo no cartão de fidelidade do cliente. Ao receber um determinado número de furos, o cliente é recompensado com um presente ou um desconto. Os cartões perfurados podem ser em papel ou digital.

Benefícios dos Programas de Fidelização para o Seu Salão

 

Benefícios dos programas de fidelização de salão
Benefícios dos Programas de Fidelização de Salão

Aqui estão alguns dos benefícios que o seu salão obterá após adoptar um programa de fidelidade eficaz.

Retenção de Clientes

Oferecer excelentes serviços aos clientes não é a única forma de os reter.

Se tiver um programa de fidelização, eles voltarão para tirar partido das suas ofertas gratuitas, descontos, ou qualquer outra coisa oferecida no programa. Todos sabemos que as pessoas adoram coisas gratuitas. Pode ter a certeza de que ninguém vai largar o que tem para oferecer como recompensa por obter os seus serviços ou comprar os seus produtos.

Uma excelente maneira de tornar o seu programa mais eficaz é colocar uma data de expiração nas ofertas para encorajar os clientes a virem ao salão o mais cedo possível.

Mais Referências

Uma palavra de boca é uma das estratégias de marketing mais eficazes e baratas.

As pessoas discutem várias coisas, mesmo algumas que não teria pensado, tais como ofertas especiais dos seus fornecedores de serviços.

Quando alguém diz aos seus amigos como conseguem ofertas especiais como resultado de serem clientes repetidos, os seus amigos estarão inclinados a tirar partido de tal oportunidade.

Lento Reduzido

Todos os negócios têm alguma experiência lenta em algum momento e a indústria da beleza não é excepção.

Sabia que é possível continuar a ter clientes durante todo o ano? Com qualquer forma de abrandamento, é aqui que entra a criatividade. Ofereça incentivos especiais aos seus clientes fiéis para obterem os seus serviços durante estes dias de lentidão.

Pode ter a certeza de que vai estar ocupado através da repetição de negócios enquanto espera pelos dias ocupados.

Reduzir os Custos de Marketing

Um programa de fidelidade bem sucedido irá ajudar na retenção de clientes e trazer mais clientes novos. Isto significa que não terá de utilizar outras estratégias de marketing dispendiosas. Quem não gostaria de alcançar resultados mais notáveis sem atribuir um orçamento elevado?

Aumento das Receitas

Definitivamente, a retenção de clientes e cada novo cliente que atrair levará a um aumento de receitas. É o sonho de cada dono de salão continuar a receber mais dinheiro à medida que os dias passam.

Não se contente com o que está a ganhar. Em vez disso, concentre-se em obter mais receitas à medida que o seu negócio cresce.

Envolvimento do Cliente

Ao inscreverem-se em programas de prémios de fidelidade, os clientes deixarão os seus dados consigo, que poderá utilizar para lhes enviar informações relacionadas com o negócio.

O envolvimento do cliente é uma das formas de os reter e de promover também o seu negócio. Pode utilizar os seus dados de contacto, tais como o seu nome e endereços de correio electrónico. Utilize essas informações para lhes informar sobre um novo serviço ou produto, descontos especiais, e lembrá-los sobre as suas recompensas de fidelidade.

Os clientes sentem-se apreciados e valorizados quando os salões se aproximam. Pode também enviar-lhes mensagens personalizadas, tais como desejos de aniversário e dar-lhes prémios de aniversário para os fazer sentir ainda mais valorizados.

Estes são alguns dos pequenos esforços que oferecem soluções a longo prazo e mantêm um cliente a entrar.

Veja o nosso post sobre Marketing de Salão de Sucesso.

Elementos-Chave de Programas de Fidelização de Salão de Sucesso

 

Como fazer com que o programa de fidelização de salão seja bem sucedido
Como Fazer Com Que o Programa de Fidelização de Salão Seja Bem Sucedido

Como Criar um Programa de Fidelização em Salão

Nem todos os programas de lealdade de salão são bem sucedidos. Se não se demorar a desenvolver uma estratégia eficaz, está-se condenado ao fracasso. Para evitar isso, aqui estão algumas das dicas para o ajudar a elaborar um bom plano e usá-lo para aumentar a escala do seu negócio.

Escolha a Sua Plataforma para Executar o Seu Programa Em

Seleccione a plataforma de programa de fidelidade mais adequada em função das necessidades do seu salão, e dos seus clientes. Basicamente, obtenha uma plataforma que seja fácil de integrar, consistente, segura e acessível.

Estude os Seus Clientes

Antes de mais nada, estude os padrões de comportamento dos seus clientes.

Pesquise quem são os seus clientes mais fiéis. Estes são a espinha dorsal do seu negócio, uma vez que trazem mais receitas do que um cliente ocasional. Conheça os clientes espontâneos e ocasionais para o ajudar a seleccionar os programas mais adequados para todos. Obtenha o seu nome e informações de contacto e guarde-os num lugar seguro.

Estabeleça Objectivos

A definição de objectivos é um dos aspectos chave para o sucesso em qualquer negócio.

Se não tiver objectivos, não tem nada que o conduza a uma direcção específica. Sem o saber, poderá balançar de uma coisa para outra, e nenhuma delas será bem sucedida. O estabelecimento de objectivos ajuda-o a colocar o seu foco e energia em algo específico, e assim aumentar a sua probabilidade de o alcançar. Ao fazer isto, evita gastar receitas em áreas que não trazem lucros para o seu negócio.

Alguns dos objectivos que pode estabelecer incluem:

  • Obter informação de contacto dos clientes
  • Conseguir novos clientes
  • Retenção de clientes existentes
  • Receitas crescentes do salão provenientes da venda de produtos e serviços

Definir um Orçamento

Ter um orçamento impede-o de gastar em excesso, o que poderia causar dificuldades financeiras ao seu negócio. Estabeleça um orçamento realista que não sobrecarregue financeiramente o seu negócio. Deve também acrescentar valor a todos os seus clientes, dando-lhes recompensas valiosas.

Coloque a Sua Equipa a Bordo

Executar um programa de fidelidade sem notificar a sua equipa. Fazê-los entrar a bordo assegura que se dirige na mesma direcção e que todos eles sabem o que devem fazer. Podem também dar ideias úteis para tornar o programa ainda melhor.

Torná-lo Especial

Não seja como qualquer outro negócio.

Tente oferecer algo especial aos seus clientes que seja de mais valor. As pessoas adoram coisas exclusivas, mas devem fazer sentido, pois ninguém quer algo que seja de muito pouco valor. Torne-o divertido. A recompensa não deve ser difícil de alcançar.

Não faça com que os clientes sintam que só a podem obter depois de gastarem uma fortuna ou de visitarem o seu salão mil vezes. Desse modo, eles só se desencorajarão.

Estabeleça objectivos realistas que possam ser alcançados pelos clientes para os encorajar a participar no seu programa. Mesmo que os clientes também devam trabalhar no programa, não devem sentir-se como se estivessem a trabalhar demais.

Surpreenda-os

Não seja previsível. Surpreenda os seus clientes enviando-lhes conteúdos personalizados, e dando-lhes recompensas inesperadas através do programa de fidelidade.

Fá-los-á ter uma mentalidade positiva sobre o seu negócio e permanecerá leal.

Deixe Que Corresponda à Sua Marca

A recompensa que dá deve corresponder aos serviços que oferece ou aos produtos que vende.

Se decidir pagar umas férias aos seus clientes como forma de recompensa, isso vai deixá-los felizes e encorajá-los a participar no programa, mas não está em rima com o que faz. Pode parecer um pouco embaraçoso.

Ofereça recompensas que combinem com o seu negócio, como oferecer um tratamento capilar gratuito ou dar-lhes um produto capilar.

Certifique-se apenas de que acrescenta valor a cada cliente.

Promova o Seu Programa

Não tem de promover o seu programa externamente.

Treine os seus empregados sobre como comercializar o programa de recompensas aos clientes quando estes os estão a atender. Tenha também exposições a decorrer no seu salão. Outra excelente forma de comercializar um programa de fidelização é publicá-lo no seu website e nos canais de comunicação social.

Além disso, enviar a informação via e-mail ou outros detalhes de contacto é também uma excelente ideia.

Cumprir a Sua Promessa

Cumprir as suas promessas dá confiança aos clientes sobre os seus produtos e negócios em geral. Não faça promessas que não vai cumprir, pois pode perder a confiança dos clientes. Certifique-se de que a sua equipa também faz o mesmo, para aumentar a retenção de clientes.

Medir Resultados

Não queres colocar a tua energia e recursos em algo que não traz resultados positivos.

Medir resultados ajuda-o a reconhecer as áreas fracas do programa para que possa melhorá-las e as fortes para que possa colocar mais foco nelas. Uma das maneiras mais fáceis de medir os resultados é olhar para a taxa de retenção? Aumentou após a criação do programa, ou continua a ser a mesma?

Outra solução é perguntar directamente a cada cliente sobre o programa de recompensas. Realizar um inquérito de satisfação. Se houver pontos de dor, fixe-os o mais rapidamente possível para tornar o programa mais satisfatório.

Não perca o nosso post sobre Como Aumentar as Receitas do Salão de Cabeleireiro.

Ideias do Programa de Fidelização de Salão Top

 

Exemplos do programa de fidelização de salão
Exemplos do Programa de Fidelização de Salão

Aqui estão algumas ideias que pode implementar para ter um programa de fidelidade de salão bem sucedido.

1. Criar um Programa de Salão VIP para Todos os Seus Clientes Leais

Pode oferecer-lhes descontos exclusivos em serviços, produtos de beleza, e tratamentos especiais também. Tal como o nome implica, os clientes sentir-se-ão honrados quando lhe for atribuído o estatuto de VIP, e pode estar certo de que permanecerão leais a si.

2. Dar Pontos a Um Cliente Quando Indicam Um Amigo

Desta forma, aumentará o número de novos clientes que vêm ao seu salão ou spa e, em troca, obterá mais receitas com as vendas a retalho. Dê pontos de fidelidade aos clientes que pré-reserva os seus próximos serviços depois de visitar o seu salão. Isto garantirá o seu regresso. Pode até recompensar depois de fazer várias reservas para encorajar mais visitas.

3. Encorajar os Clientes a Comprar Stock Morto

Faça isto dando-lhes o valor de pontos resgatáveis após a compra. O Deadstock não é bom para um negócio, pois leva a uma redução do fluxo de caixa.

4. Criar Pacotes de Sistema de Pontos

Criar pacotes de sistemas de pontos para incentivar mais vendas a retalho, através dos quais os clientes ganham pontos em cada compra. Também é possível incluir bens de movimentação lenta no pacote, para reduzir o stock morto. Dar-lhes também cartões de fidelidade.

5. Pontos de Bónus de Aniversário e de Aniversário

Deixe os seus estimados clientes sentir-se apreciados dando-lhes pontos durante os seus aniversários ou qualquer outro dia especial das suas vidas, tais como aniversários.

6. Encoraje-os a Tirar Fotos Antes e Depois

Sempre que um cliente recebe os seus serviços, encoraje-o a tirar fotos antes e depois, publique-as nos canais das redes sociais, e dê recompensas através de um sistema de pontos.

7. Encorajar os Clientes a Fazer Reservas Online

Incentivar as reservas online em vez de telefonar e dar aos clientes pontos bónus por o fazerem. A reserva online é muito melhor do que telefonar uma vez que podem fazê-lo em qualquer altura, a partir de qualquer local.

8. Resgate por Upgrades Gratuitos com X Pontos

Deixar os clientes resgatar os seus pontos para obterem upgrades gratuitos, quando atingirem um determinado número de pontos.

9. Adicionar níveis de Adesão

Ter vários níveis de filiação em programas de fidelização, de tal forma que sempre que um cliente atinge um determinado número de pontos, é movido para o nível seguinte.

Todos adoram actualizações e trabalharão no sentido de as obter.

10. Ofertas Exclusivas para Clientes no Âmbito do Programa de Fidelização

Dar ofertas exclusivas especialmente feitas para clientes nos programas de fidelização para encorajar outros clientes a subscreverem-se.

11. Redimir Pontos para uma Caridade Local e Duplicá-los em Valor

Encorajar os clientes a resgatar os seus pontos e duplicar o seu valor. Isto encorajará os seus clientes a obter mais pontos, uma vez que contribuirão para dar aos menos afortunados.

12. Envie os Seus Clientes Directamente por E-Mail

Envie-lhes um e-mail e peça-lhes para comercializarem o seu programa e recompensá-los pelos seus esforços.

13. Incentive as Reservas durante os Meses Lentos

Não deixe que a sua experiência empresarial abrande, especialmente durante o mês de Janeiro.

Recompense os seus clientes com pontos de bónus se eles fizerem reservas durante o mês. Pode até obter um aplicativo de fidelidade de salão para suavizar ainda mais as coisas.

14. Dê Pontos aos Seus Clientes Quando Seguem os Seus Canais de Comunicação Social

Se um cliente não acompanhar o seu negócio nas redes sociais, ou não tiver reagido a mensagens recentes, encoraje-o a fazê-lo, oferecendo-lhe pontos em troca.

Quanto Tempo Levará a Criar um Programa de Fidelização de Salão Eficaz?

O tempo necessário para criar um bom programa de lealdade de salão dependerá de vários factores, tais como o tipo de programa que pretende adoptar, e o tempo que dedica diariamente à sua criação. Pode demorar algumas semanas a alguns meses.

Emocione os seus clientes com excelentes serviços e utilize software de salão para gerir o seu negócio.

Conclusão

 

A criação de um programa de lealdade de salão bem sucedido nunca deve parecer uma tarefa difícil.

Se o fizer da forma correcta, o seu negócio irá obter uma clientela maior, reter clientes, e isto levará a um aumento das receitas do salão ou spa.

Não se esqueça de continuar a oferecer serviços excelentes, também.

E se adora estas ideias ou tem outras ideias que utilizou no passado para promover o seu negócio de salão, porque não partilhá-las com a comunidade Zolmi na secção de comentários abaixo. Teremos também o maior prazer em responder às suas perguntas.

Rating: 5 of 5 - 1 votes