Como Aumentar as Receitas do Salão de Cabeleireiro

Se quiser que o seu salão seja um grande sucesso, precisa sempre de encontrar novas formas de aumentar as receitas do salão. Felizmente, há muitas maneiras de fazer crescer o seu negócio de salão e de angariar mais dinheiro todos os meses. Desde a criação do software certo para o salão até ao aumento das vendas aos seus clientes já existentes.

O Que Irá Aprender

Este artigo centra-se em como aumentar a clientela do salão e explicará como manter e aumentar as receitas do salão, cobrindo algumas dicas e truques úteis em que pode confiar.

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  1. O Que é a Receita do Salão e Porque é Importante?
  2. Como Posso Aumentar as Minhas Ideias de Receitas de Salão?
  3. Conclusão

O Que é a Receita do Salão e Porque é Importante?

 

As receitas são importantes para qualquer tipo de negócio, incluindo um salão. Mostra quanto dinheiro o seu negócio de salão traz em cada ano, e cada salão precisa de receitas suficientes para gerar um lucro.

Nos primeiros dias da abertura de um novo salão, poderá não ter necessariamente lucro imediato, mas as receitas podem mostrar a probabilidade do seu negócio de salão crescer e lucrar no futuro. Mais tarde, quer construir as suas receitas tanto quanto possível com novos clientes e mais vendas para aumentar os seus lucros.

Como Posso Aumentar as Minhas Ideias de Receitas de Salão?

 

Como aumentar as receitas do salao de cabeleireiro
Como Aumentar as Receitas do Salão de Cabeleireiro?

Quer esteja a começar ou apenas à procura de formas de fazer crescer a sua marca existente, poderá perguntar-se como gerir eficazmente um negócio de salão ou como aumentar as vendas do salão.

Bem, a primeira chave para o sucesso é estabelecer alguns objectivos e começar a tomar medidas para atingir esses objectivos. Dê uma vista de olhos às receitas médias do seu salão de cabeleireiro e considere até que ponto quer tentar aumentar esses números no futuro.

Depois, faça uso de novas tecnologias como software de gestão de salão, bem como de técnicas comprovadas de negócio de salão como o upselling e o pedido de feedback ao cliente para fazer crescer a sua marca.

Além disso, tente evitar o erro de desvalorizar o seu negócio, simplesmente descontando os custos dos produtos ou serviços. Isto pode levar a ganhos a curto prazo na clientela, mas normalmente não levará a um crescimento a longo prazo.

Abaixo, encontrará 11 dicas e truques para fazer o seu negócio de salão crescer e atingir os seus objectivos de receitas.

Aumentar a Clientela do Salão no Meu Salão

Uma das melhores formas de se antecipar quando se trata de melhorar o modelo de receitas do seu salão de cabeleireiro é aumentar a frequência mensal de clientes que recebe no salão.

Naturalmente, se tiver mais clientes e clientes que queiram adquirir os seus produtos e serviços profissionais, os seus níveis de receitas começarão a aumentar organicamente.

Então, como tornar o seu salão mais rentável com um maior número de clientes? Bem, uma boa maneira de começar é refinar a sua marca e garantir que o marketing online do seu salão está no ponto. Tudo, desde o logótipo de retalho do seu salão até ao website do seu salão, precisa de ser concebido com cuidado.

Maximizar a visibilidade fazendo contas em plataformas de redes sociais online é outro método útil, e vale a pena criar um sistema móvel de reservas online ou uma aplicação para facilitar a marcação de consultas no salão de cabeleireiro.

Aumentar a Retenção de Clientes em Salões de Cabeleireiro

Não só quer trazer mais clientes para o seu negócio de salão para o tornar bem sucedido, mas também quer assegurar que esses clientes se tornem leais, voltando sempre de novo no futuro.

Como dono de um salão profissional, os clientes fiéis podem ser os seus melhores amigos, e há muitas maneiras de aumentar a lealdade dos clientes. Por exemplo, pode oferecer programas de fidelização, referências, cartões, ou descontos de retalho após um determinado número de visitas.

Muitos salões têm ganho dinheiro com estes métodos de marketing, e pode procurar no mercado muitos exemplos do mundo real. Nunca se esqueça que o marketing é a chave para todo o tipo de negócios, incluindo salões. É algo em que tem de se concentrar e subscrever com o máximo esforço, se quiser que seja compensador.

Também pode criar ou subscrever software de cabelo de boa qualidade para acompanhar as marcações de clientes e emitir lembretes e alertas para clientes fiéis para os avisar quando o seu próximo tratamento no salão estiver previsto.

Aumentar as Visitas de Clientes

Outra boa maneira de fazer crescer o seu negócio de salão é aumentar o ritmo a que cada cliente visita o seu salão. Se um cliente regressa de duas em duas semanas, em vez de uma vez por mês, estará a dar-lhe o dobro do negócio.

Como pode fazer isto? Bem, mais uma vez, existem alguns métodos. Uma opção é concentrar-se em melhorar a sua variedade de serviços e tratamentos. Desta forma, não importa o que as pessoas precisem, pensarão primeiro no seu salão.

Pode também considerar oferecer algum tipo de programa de descontos ou benefícios para clientes que vêm ao salão regularmente, bem como certificar-se de que o próprio salão é um espaço atraente e confortável para todos, sempre à procura de formas de melhorar o espaço.

Venda a Clientes Existentes

Os seus clientes mais fiéis podem oferecer aos donos de salões o melhor valor e o maior impacto nas suas receitas. Eles já estão interessados e confiantes no seu negócio de salão, por isso, normalmente, estarão muito mais receptivos ao "upselling".

O upselling é onde você e o seu pessoal vendem serviços extra ou promovem actualizações aos clientes, encorajando-os a comprar um pouco mais cada vez que os visitam.

Obviamente, estes precisam de ser tratados com cuidado, e não deve pressionar os clientes para os fazer pagar por coisas que eles não querem.

Mas se conseguir compreender esta técnica e vendê-la correctamente, os seus clientes mais fiéis ajudá-lo-ão a desenvolver o seu negócio de salão de cabeleireiro e a aumentar enormemente as receitas do salão.

Com a abordagem certa, pode encorajar as pessoas a pagarem mais em média sempre que as visitam, levando a mais produtos e serviços vendidos, melhor desempenho no mercado, e melhor valor para o seu negócio a partir de cada consulta que tenha.

Ofereça Novos Serviços e Produtos

Quanto mais serviços e produtos tiver para oferecer, mais razões terão os novos clientes e os clientes existentes para visitar o seu negócio e investir no mesmo. Por isso, é sensato olhar para a sua actual selecção de serviços e pensar em formas de a melhorar e expandir.

Se estiver a gerir um salão de cabeleireiro tradicional, poderá querer trazer um especialista em coloração para oferecer, por exemplo, serviços de coloração de primeira qualidade. Outros donos de salões podem considerar contratar um massagista ou nutricionista para expandir a sua gama de serviços ou simplesmente começar a vender alguns outros produtos na loja.

Peça aos Seus Clientes Feedback Sobre as Suas Necessidades

Outro bom método a considerar pelos donos de salão é ouvir realmente os seus clientes e ver o que eles querem e desejam do seu salão no futuro.

Os seus actuais clientes podem ser uma grande fonte de informação. Eles podem dizer-lhe como viriam mais frequentemente se fosse mais fácil marcar uma consulta online, por exemplo, ou que passariam mais tempo no salão se a área de espera tivesse algumas instalações extra.

Talvez queira também criar um posto ou página de feedback no seu website. As mensagens de feedback tendem a ser realmente eficazes nas indústrias de retalho e de serviços. Um posto ou página de feedback dará às pessoas uma oportunidade de partilhar as suas ideias sobre o seu serviço.

Rever a Lista de Preços do Seu Salão

Verifique também a sua lista de preços actual e veja se existem algumas áreas onde pode fazer algumas alterações. A sua lista de preços pode ser um recurso inestimável para melhorar o seu salão.

Poderá querer oferecer um desconto no custo de uma linha de produtos ou serviços para acompanhar as tendências do mercado, ou no custo de outros serviços para compensar as suas despesas e tornar o seu negócio mais bem sucedido em consonância com outros salões na sua área.

É sensato comparar os preços do seu salão com outros salões e marcas concorrentes na sua área. Poderá descobrir que está a cobrar demais por um determinado serviço ou que não cobra o suficiente por outro serviço, e isto poderá estar a afectar as suas despesas, dinheiro, custos, e níveis de lucro de diferentes maneiras.

Aumente a Escala do Seu Negócio de Salão

Se quiser levar o seu negócio de salão para o nível seguinte e realmente aumentar os níveis de receitas e lucros, pode querer considerar a possibilidade de aumentar a escala.

Isto implica expandir as suas operações para oferecer mais serviços ou mesmo locais adicionais para satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Poderá começar a oferecer um serviço de styling móvel, por exemplo, onde possa fornecer tratamentos capilares e outros serviços aos clientes em locais das suas necessidades, ou poderá estar pronto a criar um segundo local do seu salão para iniciar uma cadeia.

Ofereça um Nicho

Outra boa maneira de fazer crescer o seu negócio como proprietário de salão é encontrar um nicho que possa ajudar a separar o seu salão do resto.

Talvez decida seguir a rota ecológica e só faça uso de produtos naturais e sem crueldade para o cabelo, por exemplo, ou talvez tente transformar o seu salão num espaço acolhedor com um mini café onde as pessoas possam vir para relaxar entre as consultas.

Pode até ser muito criativo e oferecer alguns livros, revistas e outros materiais de leitura gratuitos para tornar o seu salão mais um espaço onde as pessoas se sintam à vontade para entrar, ler e relaxar antes de cortarem ou estilizarem o seu cabelo.

Seja como for, encontrar e proporcionar um nicho pode realmente atrair as multidões de clientes e melhorar a lealdade para com o seu salão.

Cuide do Seu Pessoal

Para além de cuidar dos seus clientes e pensar em listas de preços e postos de marketing nas redes sociais, também precisa de considerar o bem-estar da sua equipa de funcionários e estilistas.

Os membros do pessoal do salão devem ser tratados como amigos, com cuidado e consideração. Porque em última análise, o seu trabalho árduo é o que ajudará a fazer crescer o seu negócio e a criar melhores receitas para si.

Certifique-se de que a sua equipa de estilistas tem tudo o que precisa e esteja pronta a falar e a ouvir o feedback e a fazer alterações para os ajudar. Eles podem gostar de horários mais flexíveis por vezes, por exemplo, ou de pausas adicionais em dias movimentados.

Estabeleça Objectivos para o Seu Pessoal

Para além de cuidar do seu pessoal de gestão e da sua equipa de estilistas, dê uma vista de olhos à fixação de objectivos e metas a atingir ao longo de cada semana, mês, ou mesmo ano.

Estudos mostram que as pessoas tendem a trabalhar melhor e mais eficientemente quando têm algo a visar. Assim, se criar alguns objectivos para os seus amigos e colegas, eles sentir-se-ão mais encorajados e motivados a empurrá-los em direcção a eles.

Também recomendamos que leia o nosso post em Metas e Objectivos do Salão de Cabeleireiro.

Conclusão

 

Se tem estado a pensar em como aumentar as receitas do salão, esperamos que estas dicas, truques, e técnicas comprovadas o ajudem.

Aumentar a clientela é uma óptima forma de começar, pois mais pessoas que queiram visitar o salão levarão a um maior número de vendas e a maiores lucros. Aumentar a retenção é também fundamental como se pudesse construir um conjunto fiel de clientes; eles voltarão vezes sem conta para desfrutar do serviço do seu salão.

O investimento em software de salão e outros tipos de tecnologia, como lembretes automáticos de marcação e sistemas de reserva online também podem ajudar e vale a pena construir também o website do seu salão, juntamente com a sua presença nas redes sociais.

Como este guia mostra, há muitos métodos adicionais por aí, por isso tente ver o que funciona melhor para o seu negócio de salão.

E se gosta destas ideias ou tem outras ideias que utilizou no passado para promover o seu negócio de salão, porque não partilhá-las com a comunidade Zolmi na secção de comentários abaixo. Teremos também o maior prazer em responder às suas perguntas.

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