Guia de Preços de Salão de Cabeleireiro para 2024

Tomar decisões sobre a estratégia de preços do seu salão é uma das coisas mais importantes que irá fazer quando iniciar o seu negócio de salão. É também algo que deve ser mantido e ajustado conforme necessário, mesmo para os salões mais bem sucedidos.
Embora a elaboração de uma lista de preços para os serviços do seu salão possa parecer um pouco intimidante no início, não se preocupe. Há muitas coisas que pode fazer como dono de um salão para tornar isto mais fácil.
A fim de estabelecer os preços certos para os salões, terá de compreender como são calculados. Também é útil ter uma ideia das estratégias de preços dos seus concorrentes, bem como da demografia geral da clientela do seu salão de cabeleireiro.
Tudo isto em conjunto ajudá-lo-á a ver o "quadro geral" e a elaborar um plano de preços para os seus serviços de cabeleireiro.
Neste artigo, vamos rever algumas estratégias de preços eficazes, bem como o que pensar ao estabelecer preços de salão lucrativos. Também daremos uma vista de olhos a algumas das ferramentas e dicas disponíveis para o ajudar a encontrar a melhor fórmula de preços para o seu negócio.
Ao decidir como estabelecer os preços do seu salão, há alguns factores chave que deve considerar. A localização de um salão e o mercado alvo, por exemplo, ajudá-lo-ão a determinar quais os serviços a oferecer aos clientes, bem como o que pretende cobrar aos seus clientes por cada serviço.
Outras coisas que podem ter impacto na lista de preços do seu salão de cabeleireiro são se um produto ou serviço é muito procurado, o que a sua concorrência está a fazer e o valor global de cada item que está a oferecer. Vamos rever tudo isto com um pouco mais de detalhe:
Pode ser tentador descontar os seus preços para obter as primeiras reservas mais importantes, mas lembre-se de que ainda precisa de pagar as contas. No final do dia, não pode cobrar menos do que está a gastar, se quiser que o seu salão ganhe dinheiro.
Como dono de um salão, precisará de conhecer o seu Ponto de Par Paragem, ou BEP para cada item do seu menu. Descubra quanto é que cada serviço lhe custa em termos de fornecimentos, pessoal e tempo gasto, e certifique-se de que os seus preços cobrem, pelo menos, estas coisas. Depois disto, tudo o que fizer será o seu lucro.
Veja com atenção a localização do seu negócio. Isto pode dizer-lhe muito sobre os seus clientes e como abordar o seu processo de preços. Se estiver a montar uma loja numa zona alta ou movimentada, é provável que possa cobrar um pouco mais.
Naturalmente, isto também depende de quantos concorrentes tem nas proximidades e do que eles estão a cobrar. Antes de decidir sobre a sua lista de preços, é importante fazer alguma pesquisa e verificar o website de cada um.
Os clientes do seu salão de cabeleireiro são tão importantes como a sua localização. Muitas vezes, os dois andam de mãos dadas. Faça alguma pesquisa online e obtenha uma ideia do rendimento médio na sua área. Isto dar-lhe-á uma melhor ideia dos clientes que pretende atrair, e o que eles estarão dispostos a pagar.
Uma das coisas que terá de fazer é descobrir quais os serviços de salão que são procurados entre a sua base de clientes escolhida. Normalmente pode cobrar um pouco mais de dinheiro por estes. Verifique e veja o que está a acontecer nas redes sociais e veja de perto o que cada um dos seus concorrentes está a cobrar. Isto irá ajudá-lo a definir a sua própria lista de preços.
Por falar em concorrência, vai querer saber o que está no seu menu de preços de salão, bem como os tipos de clientes que eles atraem. Isto estará normalmente no seu website e facilitar-lhe-á a tomada de decisões de preços profissionais.
Vai querer estabelecer os seus preços suficientemente baixos para ser competitivo (a menos que seja uma marca estabelecida e possa negociar com base no prestígio disto e numa reputação conhecida).
É extremamente importante não cobrar preços inferiores sem motivo. Se o preço de um corte de cabelo ou uma marcação de cor for demasiado barato, por exemplo, poderá levar os clientes a esperar sempre isto (tornando os preços difíceis de aumentar no futuro), ou a insinuar serviços de baixa qualidade.
A sua estratégia geral de preços de salão, bem como quaisquer promoções ou descontos que decida oferecer aos seus clientes dependerá muito dos seus objectivos a longo prazo e da posição do seu salão no mercado.
Os donos de salões escolhem ou modificam frequentemente esta estratégia para acompanhar ou estimular a procura de diferentes serviços ou acrescentar serviços. Uma das melhores dicas para o sucesso é saber quando oferecer descontos e quando assumir o controlo e aumentar um preço para aumentar o lucro.
Aqui está uma visão geral das diferentes estratégias de preços na indústria da beleza, juntamente com algumas dicas para que possa decidir o que funcionará melhor para o seu próprio negócio de salão:
Isto é frequentemente utilizado pelos donos de salões de cabeleireiro que procuram atrair mais clientes. Se é novo na área ou no negócio, este pode ser o caminho certo a seguir. Comece por pedir aos clientes que paguem preços mais baixos, depois aumente o preço mais tarde.
Embora isto tenha a vantagem de conseguir marcações para os seus estilistas e conseguir clientes na porta, nem sempre é a táctica certa. Depois dos clientes se habituarem a pagar uma certa quantia de dinheiro por um corte de cabelo ou cor, pode ser difícil aumentar os preços mais tarde.
Também terá de manter o controlo da imagem comercial do seu salão de cabeleireiro. A subfacturação dos seus clientes pode afectar a percepção das pessoas sobre a qualidade dos seus serviços ou atrair o alvo demográfico errado.
Esta estratégia leva em conta as preferências dos seus clientes e cobra em conformidade. Terá de ver o que cada potencial cliente valoriza e o que está disposto a pagar por um serviço.
Para que isto funcione bem, precisará realmente de compreender a sua clientela. Terá de saber o que eles querem, que coisas tendem a evitar, e quais os serviços que mais valorizam. Depois, poderá orçamentar cada uma destas coisas.
Isto tende a funcionar bem para donos de salões experientes que falam frequentemente com os seus clientes ou para aqueles que estão na indústria há vários anos.
Esta é uma forma de simplificar o seu plano de preços e envolve a fixação de preços mais elevados para serviços novos ou exclusivos, e depois a transferência destes custos mais baixos ao longo do tempo.
Um exemplo disto seria inicialmente cobrar um montante mais elevado por uma nova técnica ou serviço de extensões de cabelo, obtendo o máximo lucro enquanto está em tendência, e depois diminuir este preço mais tarde quando a novidade se desgasta.
Esta técnica funciona muitas vezes bem quando se pretende atrair o tipo de cliente que pode pagar mais por serviço, antes de mais tarde atrair outros que se interessaram por eles.
O seu salão tem uma marca de prestígio? Os seus cabeleireiros são experientes ou bem conhecidos? Se a resposta for sim, então o preço de prestígio pode ser eficaz para o seu negócio.
Os clientes estão muitas vezes dispostos a gastar mais por serviço se o seu salão for visto como superior de alguma forma. Isto também é conhecido como "preço de imagem" e capitaliza sobre o valor percebido da marca do seu salão. É uma boa estratégia, se já se destacar da concorrência.
Isto pode ser extremamente bem sucedido, se for feito com cuidado. Uma estratégia de preços económicos distingue o seu negócio e serviços como sendo mais acessíveis do que os seus concorrentes. Veja já o que é oferecido na sua área.
Embora ainda tenha de ter cuidado com a subfacturação e estar atento aos preços médios na sua área, pode visar clientes de mercados com rendimentos mais baixos ou fixos, tais como estudantes, famílias jovens ou cidadãos idosos. Isto permite-lhe apelar a um público sensível aos preços.
A estrutura da sua lista de preços ligar-se-á à estratégia que escolheu e a quaisquer descontos que o seu negócio decida oferecer. A estratégia e os serviços oferecidos pela sua indústria funcionarão em conjunto para ditar a forma como aborda a sua política de preços.
Aqui estão algumas das abordagens mais comuns, bem como dicas de como funcionam:
Este é o mais simples e envolve a cobrança de um preço por serviço, independentemente do tempo, produtos utilizados, estilistas, etc. Isto torna cada montante fácil de calcular para estilistas e clientes, mas não deixa espaço para a flexibilidade.
Neste caso, um salão de cabeleireiro cobraria um preço por todos os serviços de coloração, independentemente do tipo de cor ou do comprimento do cabelo dos clientes. Isto é normalmente feito ou por empresas de muito bom preço ou de muito baixo custo.
Esta estratégia começa pelos clientes com um preço básico para um serviço de salão de cabeleireiro, permitindo-lhes depois acrescentar mais itens da lista, aumentando gradualmente o montante. Esta fórmula permite a transparência (de que os clientes gostam), e a possibilidade de ter lucro quando gastam mais.
Por exemplo, um cliente que reserve um corte de cabelo pagaria um preço, mas se o estilista adicionar uma lavagem a isto, o preço sobe. Se quiserem um corte, uma lavagem, um tratamento capilar e uma massagem ao couro cabeludo, a despesa do serviço aumenta por cada item.
Também se pode aplicar isto a marcações com estilistas mais experientes ou prestigiados, cobrando um preço mais elevado por marcações com eles, e um custo padrão para outros membros da equipa.
Isto só é recomendado para tratamentos ou serviços de cor complicados ou com várias etapas, quando é difícil decompor estes casos especiais no seu menu básico.
Dizer aos seus clientes para "nos ligarem para mais informações sobre preços" é útil ao calcular os custos de serviços complexos. Para consultas mais comuns em salões de cabeleireiro, no entanto, terá ainda de definir preços que sejam claros e fáceis de compreender pelos clientes.
Esta é uma combinação das duas últimas, fornecendo um menu de custos fixos para os clientes, bem como consultando-os quando a determinação de preços de serviços ou procedimentos mais envolvidos.
Isto pode funcionar bem em salões especializados em serviços mais complexos, tais como extensões ou coloração de cabelo em várias fases.
Alguns donos de salões decidem descontar um serviço inicial, e depois ganhar o seu dinheiro através da venda de extras mais caros. Pode listar um preço baixo para um serviço principal, como um corte, e depois encorajar a sua equipa a fazer um "upsell" de serviços adicionais, como um tratamento de condicionamento ou um "blowout".
Esta pode ser uma boa forma de motivar cada estilista e aumentar o número de serviços por visita.
As pessoas perguntam frequentemente "Quanto devo cobrar pelos serviços de cabelo?".
Embora não exista uma fórmula à prova de bala que sirva a todos, recomendamos-lhe que aplique uma abordagem baseada no custo mais margem como base.
Em última análise, cada um dos seus preços terá de cobrir as despesas de funcionamento, salários dos membros da equipa, e quaisquer produtos utilizados se quiser que o seu salão gere lucros.
Vamos dar uma vista de olhos mais atenta.
Este é o seu orçamento mensal global e inclui todas as suas despesas para o ano. Liste o dinheiro que utiliza em coisas como aluguer, marketing, impostos, serviços públicos, limpeza, fornecimentos, seguros, etc.
Custos de Funcionamento = (Aluguer Anual + Fornecimentos + Marketing + Impostos + Serviços Públicos + Limpeza + Seguros) / 12 meses.
Aqui está um exemplo de como isto funciona:
Um salão com um aluguer anual de $50.000, com fornecimentos que custam $11.000, custos de marketing de $1.000, serviços públicos anuais de $8.500, despesas de limpeza de $1.200 e seguros que custam $1.100 teria um custo de funcionamento de $72.800, ou $6.067 por mês.
Agora, como se incorpora este grande número de custos num único corte de cabelo? Com tempo e prática.
O passo seguinte é calcular quantas horas o seu salão está aberto por mês e multiplicá-lo pelo número de espaços de trabalho disponíveis (cadeiras).
Um salão que esteja aberto 10 horas por dia, de segunda a sábado, com sete cadeiras teria um Tempo Total de Trabalho Mensal de (10 horas x 24 dias por mês) x 7 cadeiras = 1,680.
Agora que tem os seus custos de funcionamento por ano, divida isso por 12 meses, divida-o novamente pelo total de horas de trabalho mensais, e finalmente divida este número por 60. Isto dar-lhe-á o custo de funcionamento por minuto.
A fórmula básica é:
Custo de funcionamento por minuto = Custo de funcionamento por ano / 12 / Tempo total de trabalho por mês / 60
Aqui está um exemplo:
Custo de funcionamento por ano ($72.800)/ 12 meses / Tempo total de trabalho mensal (1.680 horas)/ 60 = $0,06.
Lembre-se, manter um negócio aberto nunca é grátis. Isto é uma medida de quanto dinheiro custa a si e à sua equipa prestar serviços.
Cada produto que utiliza, juntamente com a sua quantidade, pode ser simplesmente adicionado. Terá de calcular os diferentes salários para cada nível de pessoal (estagiários, estilistas experientes, etc.).
Para o fazer, tome o salário de cada membro do pessoal, divida pelo seu horário de trabalho por mês, e depois divida por 60. Este é o seu custo por minuto. Portanto, se um estilista ganha $2250 por mês e trabalha 40 horas por semana, eis como se pode calcular:
Salário dos funcionários ($2.250) / horas de trabalho por mês (160) / 60 = Custo do pessoal por minuto de $0,23.
Para encontrar este número, discrimine o seu custo de funcionamento por minuto, mais o seu custo de pessoal por minuto, multiplique este pelo seu tempo de serviço e depois adicione o custo dos produtos utilizados.
A fórmula básica é:
Custo do Serviço = (Custo de Funcionamento por Minuto + Custo de Pessoal por Minuto) x Tempo de Serviço + Produtos Utilizados
Vamos decompor utilizando os números dos nossos cálculos anteriores, assumindo que, por causa deste, a cor do cabelo e outros produtos custaram um total de 25 dólares, e todo o trabalho levou duas horas a ser concluído:
Custo do serviço = (Custo de funcionamento por minuto ($0,06) + Custo de pessoal por minuto ($0,23)) x Tempo de serviço (120 minutos) + Produtos utilizados ($25) = ($59,80)
Agora, terá de obter um lucro. É por isso que a subfacturação pode ser um tal problema, quando se pensa nisso. É aqui que entra a sua estratégia de preços.
É altura de adicionar a margem que decidiu e obter o seu preço de serviço final.
A margem de lucro média do salão varia entre 2% e 17%.
A fórmula é a seguinte:
Preço do serviço = Custo do serviço x (1 + Margem)
O software de salão pode ajudá-lo a determinar os preços dos serviços de salão de cabeleireiro. O software do salão inclui uma calculadora para lhe quebrar tudo, tornando toda esta matemática fácil. Isto irá contribuir muito para lhe poupar tempo e dinheiro valiosos.
Os preços para a venda de produtos são normalmente estabelecidos pelos fabricantes, mas normalmente dão-lhe uma certa gama que pode trabalhar dentro. Dê uma vista de olhos no website do produto e veja que recomendações têm para os retalhistas.
A entrega e o armazenamento não são gratuitos, por isso certifique-se de cobrir estas despesas. Dependendo dos produtos e do seu mercado alvo, a margem de retalho do seu salão cairá normalmente entre 50 a 100%.
Aqui estão algumas estratégias diferentes para o ajudar a abordar cada ponto de preço:
Os fabricantes que queiram padronizar o preço dos seus produtos em diferentes salões providenciarão isto. Normalmente, os retalhistas vender-lhe-ão os produtos com descontos de cerca de metade deste preço, o que lhe permitirá obter um lucro.
Isto é quando se vende vários artigos em conjunto por um único preço. Um tipo comum de pacote é um champô, um condicionador e um produto de estilo vendido em conjunto. Isto permite aos retalhistas fazer várias vendas e obter lucros a partir do volume vendido.
Isto também é conveniente para os clientes, mas pode tornar difícil vender estes artigos individualmente por um preço mais elevado, numa data posterior.
Muitas mercearias fazem isto. A estratégia envolve atrair clientes com um artigo de preço mais baixo que eles querem, depois convencê-los a comprar produtos adicionais enquanto fazem as suas compras.
Isto é quando verifica os preços médios dos seus concorrentes, e depois estabelece deliberadamente os seus mais baixos, a fim de fazer mais vendas. Isto funciona muitas vezes, mas também torna difícil aumentar os preços mais tarde, se quiser mudar as coisas.
Isto é o oposto e envolve cobrar o melhor dólar por aquilo que é visto como produtos premium ou de qualidade superior. Esta estratégia funciona muitas vezes melhor em salões de topo de gama ou de prestígio.
Se oferecer aos clientes demasiados serviços, extensões e opções personalizadas, eles provavelmente ficarão confusos e relutantes em escolher. Isto também irá tornar as coisas mais difíceis para o seu pessoal. Use termos simples e linguagem fácil de compreender.
Ofereça descontos apenas quando for apropriado (por exemplo, em produtos prestes a expirar, ou em serviços para estagiários, etc.). Embora os clientes adorem poupar dinheiro, querem evitar perder lucros e desvalorizar os seus serviços.
Não ceda à tentação de baixar os seus preços ao primeiro sinal de problemas. Qualquer website de negócios irá dizer-lhe que cada salão tem os seus altos e baixos. Lembre-se sempre do verdadeiro valor dos seus serviços.
Pode parecer uma tolice, mas as pessoas estão realmente mais felizes por pagar 99 dólares por algo, em vez de 100 dólares. Parece ser um preço mais baixo. Use números parciais e evite casas decimais, que alongam os preços.
O seu pessoal precisa de formação especializada para serviços como tecelagem ou extensões de cabelo. Certifique-se de os incluir ao calcular os seus custos anuais.
Lembre-se de ser transparente e diga aos seus clientes a razão destas alterações. Treine a sua equipa para falar com eles, também.
Também lhe recomendamos o nosso posto em Como Fazer um Salão de Cabeleireiro Aumentar o Preço e Manter os Seus Clientes e Como Aumentar os Preços no Salão de Cabeleireiro.
Quando decidir "como fixar o preço dos meus serviços de cabeleireiro", terá de determinar quais são também estes serviços.
O menu do seu salão deve incluir coisas como serviços de corte de cabelo para homens, mulheres e crianças (a menos que decida especializar-se), bem como coloração do cabelo, estilo, tratamentos de condicionamento, serviços de textura, extensões e quaisquer outros tratamentos exclusivos que ofereça.
Não se esqueça de colocar todos estes serviços online no website do seu salão, também.
A utilização de um modelo gratuito é uma óptima forma de começar. Aqui está um exemplo de lista de preços gratuita que pode utilizar ou modificar para se adaptar às necessidades comerciais do seu próprio salão.
Embora possa parecer assustador no início, fixar os preços do seu salão pode ser tanto gratificante como a melhor forma de obter o controlo do seu pequeno negócio.
Lembre-se, conhecimento é poder. Uma vez decidida a sua estratégia empresarial e determinado exactamente o que precisa de fazer para ganhar dinheiro, tornar-se-á muito mais fácil gerir o seu salão diariamente com sucesso.
Usando estas dicas e estratégias, pode definir o preço do salão que funciona para si e ajuda o seu negócio a continuar a crescer.