Com os custos a aumentar, poderá perguntar-se como aumentar os preços nos menus dos salões de cabeleireiro sem perder clientes.
É normal aumentar os preços dos serviços e não precisa de se sentir desconfortável - temos algumas estratégias para o ajudar a fazer isto com confiança.
O Que Vai Aprender
Vamos analisar o aumento dos preços e quando é apropriado, bem como como a forma de o fazer. Além disso, analisaremos como comunicar os aumentos de preços aos seus clientes e empregados.
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- Reveja o Seu Desempenho Empresarial no Salão
- Como Aumentar os Preços no Salão de Cabeleireiro?
- Conclusão
Reveja o Seu Desempenho Empresarial no Salão
Em primeiro lugar, é importante rever os dados e reconhecer a necessidade de aumentar os preços. Isto ajudá-lo-á a decidir sobre a estratégia correcta (incluindo se deve aumentar alguns preços de serviço ou todos eles) e dar-lhe-á as ferramentas para entregar esta informação à sua clientela.
Algumas razões comuns para aumentar os preços incluem:
- Estar Constantemente Sobrecarregado - Se os seus serviços estiverem sempre reservados com semanas de antecedência, pode muitas vezes exigir mais dinheiro para eles sem perder clientes. Este pode ser muitas vezes o melhor momento para o fazer.
- Oferecer Algo Único - Se se especializa em algo (como tecelagem ou tratamentos de escalpe) que não está disponível noutros locais da sua área, normalmente pode dar-se ao luxo de exigir um pouco mais por este serviço. No entanto, verifique primeiro os preços dos serviços aos seus concorrentes.
- Serviços/Equipamentos Melhorados - Os seus estilistas receberam nova formação ou aprenderam mais sobre como executar os serviços existentes? Fez a actualização para equipamento de melhor qualidade? Estes podem justificar o aumento dos preços para ajudar a cobrir o custo dos salões em crescimento.
- As Margens Diminuíram - Talvez esteja a pagar mais em aluguer na sua localização actual, ou talvez o custo de fornecimento do seu produto ou horas de trabalho tenham aumentado. Talvez a inflação em geral esteja a fazer subir o preço de quase tudo na indústria. A sua clientela pode esperar que os serviços de salão subam de preço para corresponder a esta inflação.
- Satisfação do Pessoal (e Sua, Também) - Os salários de um salão têm de ser suficientes para reter o seu pessoal, e a gestão do salão (e os proprietários) também devem estar satisfeitos com o que estão a fazer. Talvez tenha subestimado os seus lucros em primeiro lugar e precise de o descobrir agora. Mais uma vez, isto é válido.
Ainda não tem a certeza? Recomenda-se que comece com um aumento menor, se possível, tal como um ajustamento de 10%. Pode rever isto novamente nos próximos meses e se a sua taxa de reserva ainda estiver em ou acima de 85% após três meses, pode considerar se os preços do seu salão precisam de ser mais aumentados.
Veja o nosso post aqui para um modelo de aumento de preço de salão de cabeleireiro que pode usar ou personalizar para se adaptar às suas necessidades.
Como Aumentar os Preços no Salão de Cabeleireiro?
Portanto, pode ainda estar a pensar como aumentar os seus preços e como anunciar aos clientes o aumento dos preços dos serviços do salão. Aqui estão algumas dicas e estratégias da indústria para o ajudar a fazê-lo.
Primeiro, decida sobre a sua estratégia.
A maioria dos salões ou aumentam todos os seus preços em incrementos (como os 10% acima mencionados) ou por serviço.
Há vantagens em ambas as abordagens.
- Aumentar Cada Preço Periodicamente: Fazer isto anualmente ou bianualmente dá-lhe a oportunidade de verificar as suas margens de lucro e taxas de reserva - pode acompanhar o efeito desta mudança e certificar-se de que os seus lucros aumentam e o negócio do salão é estável. É também fácil comunicar um aumento baseado na inflação em todos os sectores.
- Aumente os Custos de Serviços Específicos: Se o fizer (talvez cobre mais $5 pela cor do cabelo, por exemplo, mas os cortes de cabelo custarão a mesma quantia ou apenas um ou dois dólares mais), pode recuperar o que gasta em fornecimentos, horas de trabalho, ou pode ganhar dinheiro com um serviço único. Esteja ciente de que terá de explicar a mudança aos clientes.
Algumas outras estratégias que a direcção do salão utiliza incluem:
- Cobrar aos Novos Clientes os Novos Preços: Manter o preço original como desconto para clientes fiéis ajuda se pensar que podem ficar chocados com a mudança. Pode incluir este desconto como parte de um programa de fidelização.
- Rebrand the Name and Description of the Service: Isto é especialmente eficaz se os seus estilistas tiverem recebido formação adicional ou se tiver melhorado a qualidade/ marca dos seus produtos. Muitas vezes, os clientes pagarão prontamente um pouco mais por algo que tenha sido actualizado.
Pode mostrar aos clientes que os preços do seu salão reflectem o valor adicional dos serviços. Pode fazer com que cada estilista forneça tratamentos pequenos e gratuitos (tais como uma massagem ao couro cabeludo ou um bang trim gratuito) durante a primeira semana ou duas após o aumento do preço para que seja um sucesso.
- Pacotes de ofertas: Esta é uma óptima forma de aumentar os preços do salão e encorajar cada cliente a agendar múltiplos tratamentos. Se aumentar o preço de cada item do seu menu, mas der aos clientes a opção de os agrupar e poupar, fica a vontade de fazer todos felizes.
Como Comunicar as Alterações de Preços
A forma de dar a notícia aos seus clientes é tão importante como a sua estratégia para aumentar os preços. Novos clientes não ficarão surpreendidos com isto, mas definitivamente não quer arriscar perder nenhum cliente fiel quando fizer o seu anúncio.
Algumas formas de o fazer eficazmente são:
- Seja Confiante - Não tenha medo de fazer este anúncio, e esteja preparado para responder a quaisquer perguntas que os clientes tenham. Informe-os antecipadamente do que se está a passar e mantenha-se firme. Afinal de contas, está a fazer a coisa certa para manter o seu salão bem sucedido.
- Seja Claro - Diga antecipadamente aos clientes o que esperar, a data exacta do seu início e porquê. Se necessário, pode fornecer uma comparação entre os preços anteriores e os novos preços. Seja positivo e agradeça-lhes pelo seu apoio passado e contínuo.
- Mantenha a Sua Equipa bem Informada - Eles são o seu melhor trunfo quando se trata de comunicação com o cliente. Reúna-se com cada estilista e discuta a mudança em detalhe (bem como a forma como pode beneficiá-los). Decida sobre uma estratégia para falar com a sua clientela.
Finalmente, vai querer enviar um aviso de aumento de preço do salão. Pode informar cada cliente por carta, e-mail ou SNS. Poderá também colocar uma inscrição na área de recepção do seu salão para explicar o aumento de preços.
Consulte o nosso correio aqui para um modelo de aumento de preço de salão de cabeleireiro que pode usar ou personalizar para se adaptar às suas necessidades.
Também recomendamos o nosso artigo sobre Como Aumentar as Receitas do Salão de Cabeleireiro.
Conclusão
É normal que o dono de um salão se pergunte se é o momento certo para um aumento de preços e considere a estratégia certa para o fazer. De facto, é importante que pense cuidadosamente sobre as suas razões para fazer estas mudanças e que apresente um plano para as implementar.
Decidir como aumentar os preços num salão de cabeleireiro é tão crucial como as suas razões para o fazer em primeiro lugar. Acima de tudo, certifique-se de ter um plano pronto a explicar as mudanças aos seus clientes e a sua equipa a bordo e entusiasmada com a mudança.